Aprendizagem e Sensemaking em Práticas de Auditoria Interna
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contabilidade, Gestão e Governança |
Texto Completo: | https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/82 |
Resumo: | A aprendizagem organizacional ocorre quando novas idéias passam a fazer parte do pensamento dos indivíduos e do modo como estes interpretam suas experiências. Com base nessa afirmação e de acordo com o enfoque da perspectiva social da aprendizagem organizacional, realizou-se estudo com o objetivo de investigar a aprendizagem decorrente de mudanças geradas com a implementação de um novo modelo de atuação na Auditoria Interna de uma empresa do setor financeiro. Coerentemente com o paradigma interpretacionista adotado e por se tratar de experiência vivida por indivíduos, foram utilizadas técnicas qualitativas de investigação e análise dos resultados. Para essa última, adotou-se o método fenomenológico, com base no modelo de Sanders (1982), com vistas a capturar os sentidos formados por vinte e um indivíduos, auditores e não-auditores, quanto às mudanças no modelo de atuação da Auditoria Interna. O sensemaking, ou sentido atribuído pelos entrevistados a essas mudanças é indicativo de como a aprendizagem organizacional ocorre no âmbito das práticas diárias de trabalho. |
id |
UNB-21_303dc346c69361aa0b6ce63a7694bd4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.jamg.cloud:article/82 |
network_acronym_str |
UNB-21 |
network_name_str |
Contabilidade, Gestão e Governança |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem e Sensemaking em Práticas de Auditoria InternaA aprendizagem organizacional ocorre quando novas idéias passam a fazer parte do pensamento dos indivíduos e do modo como estes interpretam suas experiências. Com base nessa afirmação e de acordo com o enfoque da perspectiva social da aprendizagem organizacional, realizou-se estudo com o objetivo de investigar a aprendizagem decorrente de mudanças geradas com a implementação de um novo modelo de atuação na Auditoria Interna de uma empresa do setor financeiro. Coerentemente com o paradigma interpretacionista adotado e por se tratar de experiência vivida por indivíduos, foram utilizadas técnicas qualitativas de investigação e análise dos resultados. Para essa última, adotou-se o método fenomenológico, com base no modelo de Sanders (1982), com vistas a capturar os sentidos formados por vinte e um indivíduos, auditores e não-auditores, quanto às mudanças no modelo de atuação da Auditoria Interna. O sensemaking, ou sentido atribuído pelos entrevistados a essas mudanças é indicativo de como a aprendizagem organizacional ocorre no âmbito das práticas diárias de trabalho.Contabilidade Gestão e Governança2010-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares, Artigosapplication/pdfhttps://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/82Contabilidade Gestão e Governança; v. 13 n. 3 (2010)1984-39251984-3925reponame:Contabilidade, Gestão e Governançainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/82/pdf_137Maravalhas, EleonoraOdelius, Catarina Cecíliainfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-12-04T15:34:52Zoai:oai.jamg.cloud:article/82Revistahttp://www.revistacgg.org/index.php/contabilPUBhttps://revistacgg.org/index.php/contabil/oaijamg.cgg@gmail.com1516-70111984-3925opendoar:2010-12-04T15:34:52Contabilidade, Gestão e Governança - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem e Sensemaking em Práticas de Auditoria Interna |
title |
Aprendizagem e Sensemaking em Práticas de Auditoria Interna |
spellingShingle |
Aprendizagem e Sensemaking em Práticas de Auditoria Interna Maravalhas, Eleonora |
title_short |
Aprendizagem e Sensemaking em Práticas de Auditoria Interna |
title_full |
Aprendizagem e Sensemaking em Práticas de Auditoria Interna |
title_fullStr |
Aprendizagem e Sensemaking em Práticas de Auditoria Interna |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem e Sensemaking em Práticas de Auditoria Interna |
title_sort |
Aprendizagem e Sensemaking em Práticas de Auditoria Interna |
author |
Maravalhas, Eleonora |
author_facet |
Maravalhas, Eleonora Odelius, Catarina Cecília |
author_role |
author |
author2 |
Odelius, Catarina Cecília |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maravalhas, Eleonora Odelius, Catarina Cecília |
description |
A aprendizagem organizacional ocorre quando novas idéias passam a fazer parte do pensamento dos indivíduos e do modo como estes interpretam suas experiências. Com base nessa afirmação e de acordo com o enfoque da perspectiva social da aprendizagem organizacional, realizou-se estudo com o objetivo de investigar a aprendizagem decorrente de mudanças geradas com a implementação de um novo modelo de atuação na Auditoria Interna de uma empresa do setor financeiro. Coerentemente com o paradigma interpretacionista adotado e por se tratar de experiência vivida por indivíduos, foram utilizadas técnicas qualitativas de investigação e análise dos resultados. Para essa última, adotou-se o método fenomenológico, com base no modelo de Sanders (1982), com vistas a capturar os sentidos formados por vinte e um indivíduos, auditores e não-auditores, quanto às mudanças no modelo de atuação da Auditoria Interna. O sensemaking, ou sentido atribuído pelos entrevistados a essas mudanças é indicativo de como a aprendizagem organizacional ocorre no âmbito das práticas diárias de trabalho. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares, Artigos |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/82 |
url |
https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/82 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/82/pdf_137 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Contabilidade Gestão e Governança |
publisher.none.fl_str_mv |
Contabilidade Gestão e Governança |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contabilidade Gestão e Governança; v. 13 n. 3 (2010) 1984-3925 1984-3925 reponame:Contabilidade, Gestão e Governança instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Contabilidade, Gestão e Governança |
collection |
Contabilidade, Gestão e Governança |
repository.name.fl_str_mv |
Contabilidade, Gestão e Governança - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
jamg.cgg@gmail.com |
_version_ |
1798315266344484864 |