Aprendizagem e Sensemaking em Práticas de Auditoria Interna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maravalhas, Eleonora
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Odelius, Catarina Cecília
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contabilidade, Gestão e Governança
Texto Completo: https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/82
Resumo: A aprendizagem organizacional ocorre quando novas idéias passam a fazer parte do pensamento dos indivíduos e do modo como estes interpretam suas experiências. Com base nessa afirmação e de acordo com o enfoque da perspectiva social da aprendizagem organizacional, realizou-se estudo com o objetivo de investigar a aprendizagem decorrente de mudanças geradas com a implementação de um novo modelo de atuação na Auditoria Interna de uma empresa do setor financeiro. Coerentemente com o paradigma interpretacionista adotado e por se tratar de experiência vivida por indivíduos, foram utilizadas técnicas qualitativas de investigação e análise dos resultados. Para essa última, adotou-se o método fenomenológico, com base no modelo de Sanders (1982), com vistas a capturar os sentidos formados por vinte e um indivíduos, auditores e não-auditores, quanto às mudanças no modelo de atuação da Auditoria Interna. O sensemaking, ou sentido atribuído pelos entrevistados a essas mudanças é indicativo de como a aprendizagem organizacional ocorre no âmbito das práticas diárias de trabalho.
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