A influência do sensemaking organizacional na prática da comunicação interna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Pamela Woinarovicz
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/39501
Resumo: Orientador: Cláudia Quadros
id UFPR_af231c98c051802bd518e49886b3e901
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/39501
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Ramos, Pamela WoinaroviczUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Relações PúblicasQuadros, Cláudia Irene de, 1968-2022-06-20T16:22:44Z2022-06-20T16:22:44Z2014https://hdl.handle.net/1884/39501Orientador: Cláudia QuadrosTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Relações PúblicasInclui referênciasResumo : A comunicação interna informal da ALL- América Latina Logística, maior concessionária ferroviária do Brasil, é observada a partir da perspectiva do sensemaking, conceito teórico que pode ser definido como o significado construído socialmente por indivíduos envolvidos em um mesmo contexto. Neste Trabalho de Conclusão de Curso, vários conceitos são recuperados para demonstrar a influência do sensemaking nos processos organizacionais e, principalmente, na comunicação organizacional da empresa. Por meio de metodologia qualitativa, fez-se um estudo de caso sobre as edições de 2012 e 2013 do Programa Ideias e Ações da ALL, que consiste no incentivo à criação de ideias inovadoras passiveis de aplicação na realidade prática da organização. Os resultados visam demonstrar a relação entre a comunicação interna informal e o processo de sensemaking, demostrando como os indivíduos constroem significados sobre a organização e de que forma estes significados coletivos estruturam a organização1 recurso online : PDF.application/pdfComunicação nas organizaçõesComunicação em marketingRelações publicasA influência do sensemaking organizacional na prática da comunicação internainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALA influencia do sensemaking organizacional - Pamela Woinarovicz.pdfapplication/pdf822899https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39501/1/A%20influencia%20do%20sensemaking%20organizacional%20-%20Pamela%20Woinarovicz.pdf4595341d916b7664cf17954d1bf1d406MD51open accessTEXTA influencia do sensemaking organizacional - Pamela Woinarovicz.pdf.txtExtracted Texttext/plain146816https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39501/2/A%20influencia%20do%20sensemaking%20organizacional%20-%20Pamela%20Woinarovicz.pdf.txt32777f0fb09e2d116cf57f279dbeeb8bMD52open accessTHUMBNAILA influencia do sensemaking organizacional - Pamela Woinarovicz.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1100https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39501/3/A%20influencia%20do%20sensemaking%20organizacional%20-%20Pamela%20Woinarovicz.pdf.jpgd09ade968df20cdec5ff5fa5f8840d7bMD53open access1884/395012022-06-20 13:22:44.502open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/39501Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-06-20T16:22:44Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A influência do sensemaking organizacional na prática da comunicação interna
title A influência do sensemaking organizacional na prática da comunicação interna
spellingShingle A influência do sensemaking organizacional na prática da comunicação interna
Ramos, Pamela Woinarovicz
Comunicação nas organizações
Comunicação em marketing
Relações publicas
title_short A influência do sensemaking organizacional na prática da comunicação interna
title_full A influência do sensemaking organizacional na prática da comunicação interna
title_fullStr A influência do sensemaking organizacional na prática da comunicação interna
title_full_unstemmed A influência do sensemaking organizacional na prática da comunicação interna
title_sort A influência do sensemaking organizacional na prática da comunicação interna
author Ramos, Pamela Woinarovicz
author_facet Ramos, Pamela Woinarovicz
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Relações Públicas
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Pamela Woinarovicz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Quadros, Cláudia Irene de, 1968-
contributor_str_mv Quadros, Cláudia Irene de, 1968-
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação nas organizações
Comunicação em marketing
Relações publicas
topic Comunicação nas organizações
Comunicação em marketing
Relações publicas
description Orientador: Cláudia Quadros
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-20T16:22:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-06-20T16:22:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/39501
url https://hdl.handle.net/1884/39501
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39501/1/A%20influencia%20do%20sensemaking%20organizacional%20-%20Pamela%20Woinarovicz.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39501/2/A%20influencia%20do%20sensemaking%20organizacional%20-%20Pamela%20Woinarovicz.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39501/3/A%20influencia%20do%20sensemaking%20organizacional%20-%20Pamela%20Woinarovicz.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4595341d916b7664cf17954d1bf1d406
32777f0fb09e2d116cf57f279dbeeb8b
d09ade968df20cdec5ff5fa5f8840d7b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860924086157312