Reputação Corporativa e o Disclosure Socioambiental de Empresas Brasileiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contabilidade, Gestão e Governança |
Texto Completo: | https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/563 |
Resumo: | As recentes mudanças ocorridas no mercado culminam em tendências no modelo de gestão das empresas voltado, dentre outros aspectos, para a melhoria de sua imagem junto aos stakeholders. Nesse sentido, emerge a reputação corporativa, frequentemente discutida no contexto de desempenho econômico. Neste estudo, a reputação corporativa é analisada na perspectiva socioambiental e de sua influência na divulgação de informações socioambientais, fundamentada na Teoria do Disclosure Discricionário. Assim, o estudo tem por objetivo geral investigar o disclosure socioambiental das empresas brasileiras de capital aberto com melhor reputação corporativa. Destaca-se a contribuição do estudo ao discutir a reputação corporativa, elemento estratégico para o desenvolvimento da empresa, na perspectiva da divulgação informacional. Trata-se de estudo descritivo, com abordagem quali-quantitativa dos dados, reunindo uma amostra de 29 companhias listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e no Índice de Carbono Eficiente (ICO2) da BM&FBovespa, que divulgaram o relatório GRI em 2010. Constatou-se que as empresas com melhor reputação apresentam maior número de informações socioambientais evidenciadas, inclusive sobre externalidades negativas. Conclui-se que as empresas com melhor reputação exibem maiores níveis de disclosure social e ambiental, o que, consequentemente, indica a reputação corporativa como incentivo para divulgação voluntária de informações socioambientais. |
id |
UNB-21_89129b07dd1d1c79809ff19ffc1d27c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.jamg.cloud:article/563 |
network_acronym_str |
UNB-21 |
network_name_str |
Contabilidade, Gestão e Governança |
repository_id_str |
|
spelling |
Reputação Corporativa e o Disclosure Socioambiental de Empresas BrasileirasAs recentes mudanças ocorridas no mercado culminam em tendências no modelo de gestão das empresas voltado, dentre outros aspectos, para a melhoria de sua imagem junto aos stakeholders. Nesse sentido, emerge a reputação corporativa, frequentemente discutida no contexto de desempenho econômico. Neste estudo, a reputação corporativa é analisada na perspectiva socioambiental e de sua influência na divulgação de informações socioambientais, fundamentada na Teoria do Disclosure Discricionário. Assim, o estudo tem por objetivo geral investigar o disclosure socioambiental das empresas brasileiras de capital aberto com melhor reputação corporativa. Destaca-se a contribuição do estudo ao discutir a reputação corporativa, elemento estratégico para o desenvolvimento da empresa, na perspectiva da divulgação informacional. Trata-se de estudo descritivo, com abordagem quali-quantitativa dos dados, reunindo uma amostra de 29 companhias listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e no Índice de Carbono Eficiente (ICO2) da BM&FBovespa, que divulgaram o relatório GRI em 2010. Constatou-se que as empresas com melhor reputação apresentam maior número de informações socioambientais evidenciadas, inclusive sobre externalidades negativas. Conclui-se que as empresas com melhor reputação exibem maiores níveis de disclosure social e ambiental, o que, consequentemente, indica a reputação corporativa como incentivo para divulgação voluntária de informações socioambientais.Contabilidade Gestão e Governança2014-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares, Artigosapplication/pdfhttps://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/563Contabilidade Gestão e Governança; v. 17 n. 2 (2014)1984-39251984-3925reponame:Contabilidade, Gestão e Governançainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/563/pdfCardoso, Vanessa Ingrid da CostaDe Luca, Márcia Martins MendesGallon, Alessandra Vasconcelosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-30T15:34:57Zoai:oai.jamg.cloud:article/563Revistahttp://www.revistacgg.org/index.php/contabilPUBhttps://revistacgg.org/index.php/contabil/oaijamg.cgg@gmail.com1516-70111984-3925opendoar:2014-09-30T15:34:57Contabilidade, Gestão e Governança - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reputação Corporativa e o Disclosure Socioambiental de Empresas Brasileiras |
title |
Reputação Corporativa e o Disclosure Socioambiental de Empresas Brasileiras |
spellingShingle |
Reputação Corporativa e o Disclosure Socioambiental de Empresas Brasileiras Cardoso, Vanessa Ingrid da Costa |
title_short |
Reputação Corporativa e o Disclosure Socioambiental de Empresas Brasileiras |
title_full |
Reputação Corporativa e o Disclosure Socioambiental de Empresas Brasileiras |
title_fullStr |
Reputação Corporativa e o Disclosure Socioambiental de Empresas Brasileiras |
title_full_unstemmed |
Reputação Corporativa e o Disclosure Socioambiental de Empresas Brasileiras |
title_sort |
Reputação Corporativa e o Disclosure Socioambiental de Empresas Brasileiras |
author |
Cardoso, Vanessa Ingrid da Costa |
author_facet |
Cardoso, Vanessa Ingrid da Costa De Luca, Márcia Martins Mendes Gallon, Alessandra Vasconcelos |
author_role |
author |
author2 |
De Luca, Márcia Martins Mendes Gallon, Alessandra Vasconcelos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Vanessa Ingrid da Costa De Luca, Márcia Martins Mendes Gallon, Alessandra Vasconcelos |
description |
As recentes mudanças ocorridas no mercado culminam em tendências no modelo de gestão das empresas voltado, dentre outros aspectos, para a melhoria de sua imagem junto aos stakeholders. Nesse sentido, emerge a reputação corporativa, frequentemente discutida no contexto de desempenho econômico. Neste estudo, a reputação corporativa é analisada na perspectiva socioambiental e de sua influência na divulgação de informações socioambientais, fundamentada na Teoria do Disclosure Discricionário. Assim, o estudo tem por objetivo geral investigar o disclosure socioambiental das empresas brasileiras de capital aberto com melhor reputação corporativa. Destaca-se a contribuição do estudo ao discutir a reputação corporativa, elemento estratégico para o desenvolvimento da empresa, na perspectiva da divulgação informacional. Trata-se de estudo descritivo, com abordagem quali-quantitativa dos dados, reunindo uma amostra de 29 companhias listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e no Índice de Carbono Eficiente (ICO2) da BM&FBovespa, que divulgaram o relatório GRI em 2010. Constatou-se que as empresas com melhor reputação apresentam maior número de informações socioambientais evidenciadas, inclusive sobre externalidades negativas. Conclui-se que as empresas com melhor reputação exibem maiores níveis de disclosure social e ambiental, o que, consequentemente, indica a reputação corporativa como incentivo para divulgação voluntária de informações socioambientais. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares, Artigos |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/563 |
url |
https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/563 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/563/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Contabilidade Gestão e Governança |
publisher.none.fl_str_mv |
Contabilidade Gestão e Governança |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contabilidade Gestão e Governança; v. 17 n. 2 (2014) 1984-3925 1984-3925 reponame:Contabilidade, Gestão e Governança instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Contabilidade, Gestão e Governança |
collection |
Contabilidade, Gestão e Governança |
repository.name.fl_str_mv |
Contabilidade, Gestão e Governança - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
jamg.cgg@gmail.com |
_version_ |
1798315267233677312 |