Reputação Corporativa e o Disclosure Socioambiental de Empresas Brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Vanessa Ingrid da Costa
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: De Luca, Márcia Martins Mendes, Gallon, Alessandra Vasconcelos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contabilidade, Gestão e Governança
Texto Completo: https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/563
Resumo: As recentes mudanças ocorridas no mercado culminam em tendências no modelo de gestão das empresas voltado, dentre outros aspectos, para a melhoria de sua imagem junto aos stakeholders. Nesse sentido, emerge a reputação corporativa, frequentemente discutida no contexto de desempenho econômico. Neste estudo, a reputação corporativa é analisada na perspectiva socioambiental e de sua influência na divulgação de informações socioambientais, fundamentada na Teoria do Disclosure Discricionário. Assim, o estudo tem por objetivo geral investigar o disclosure socioambiental das empresas brasileiras de capital aberto com melhor reputação corporativa. Destaca-se a contribuição do estudo ao discutir a reputação corporativa, elemento estratégico para o desenvolvimento da empresa, na perspectiva da divulgação informacional. Trata-se de estudo descritivo, com abordagem quali-quantitativa dos dados, reunindo uma amostra de 29 companhias listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e no Índice de Carbono Eficiente (ICO2) da BM&FBovespa, que divulgaram o relatório GRI em 2010. Constatou-se que as empresas com melhor reputação apresentam maior número de informações socioambientais evidenciadas, inclusive sobre externalidades negativas. Conclui-se que as empresas com melhor reputação exibem maiores níveis de disclosure social e ambiental, o que, consequentemente, indica a reputação corporativa como incentivo para divulgação voluntária de informações socioambientais.
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