Características da Personalidade de Estudantes de Ciências Contábeis: Análise do Conhecimento Baseado no Modelo Myers-Briggs Type Indicator (MBTI)
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contabilidade, Gestão e Governança |
Texto Completo: | https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/283 |
Resumo: | A aprendizagem é intrínseca à natureza humana e se concretiza num ciclo durante as diversas etapas da vida. Se este ciclo é interrompido ele passa a ser apenas biológico, não mais integral, biológico, social e espiritual, renunciando assim seu potencial criador. As diretrizes curriculares definidas para a formação do Contador estabelecem objetivos, que, para serem alcançados, necessitam mais do que infra-estrutura física, requer estudantes motivados. Uma das formas de motivar alunos constitui-se de estratégias de aprendizagem cooperativas ou colaborativas. Neste estudo utilizou-se o modelo MBTI para se mensurar este grau de motivação. Foram aplicados 524 questionários com estudantes de instituições públicas, privadas e confessionais nos Estados da Paraíba, Pernambuco e Paraná. Os dados foram tabulados com o auxílio do SPSS e as variáveis foram analisadas utilizando o teste não-paramétrico de Kruskal-Wallis com nível de significância de 5%. Investigou-se tipos de personalidade que estão associados com posturas de aprendizagem cooperativa ou colaborativa, percebidos por esses estudantes, quando segregados por gênero, natureza e localização da instituição de ensino e maturidade acadêmica. Ao final chegou-se à conclusão que os extrovertidos, flexíveis bem como os fortemente extrovertidos, intuitivos e flexíveis, não valorizam as estratégias de aprendizagem cooperativa ou colaborativa, ao contrário daqueles que são introvertidos que disponibilizam suas qualidades visando o aprendizado do grupo. |
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Características da Personalidade de Estudantes de Ciências Contábeis: Análise do Conhecimento Baseado no Modelo Myers-Briggs Type Indicator (MBTI)A aprendizagem é intrínseca à natureza humana e se concretiza num ciclo durante as diversas etapas da vida. Se este ciclo é interrompido ele passa a ser apenas biológico, não mais integral, biológico, social e espiritual, renunciando assim seu potencial criador. As diretrizes curriculares definidas para a formação do Contador estabelecem objetivos, que, para serem alcançados, necessitam mais do que infra-estrutura física, requer estudantes motivados. Uma das formas de motivar alunos constitui-se de estratégias de aprendizagem cooperativas ou colaborativas. Neste estudo utilizou-se o modelo MBTI para se mensurar este grau de motivação. Foram aplicados 524 questionários com estudantes de instituições públicas, privadas e confessionais nos Estados da Paraíba, Pernambuco e Paraná. Os dados foram tabulados com o auxílio do SPSS e as variáveis foram analisadas utilizando o teste não-paramétrico de Kruskal-Wallis com nível de significância de 5%. Investigou-se tipos de personalidade que estão associados com posturas de aprendizagem cooperativa ou colaborativa, percebidos por esses estudantes, quando segregados por gênero, natureza e localização da instituição de ensino e maturidade acadêmica. Ao final chegou-se à conclusão que os extrovertidos, flexíveis bem como os fortemente extrovertidos, intuitivos e flexíveis, não valorizam as estratégias de aprendizagem cooperativa ou colaborativa, ao contrário daqueles que são introvertidos que disponibilizam suas qualidades visando o aprendizado do grupo.Contabilidade Gestão e Governança2010-08-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares, Artigosapplication/pdfhttps://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/283Contabilidade Gestão e Governança; v. 13 n. 2 (2010)1984-39251984-3925reponame:Contabilidade, Gestão e Governançainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/283/pdf_123Ribeiro Filho, José FranciscoLopes, Jorge Expedito de GusmãoPederneiras, Marcleide Maria MacedoAlmeira, Lauro Brito deRibeiro, Marco Túlio José de Barrosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-08-17T10:21:38Zoai:oai.jamg.cloud:article/283Revistahttp://www.revistacgg.org/index.php/contabilPUBhttps://revistacgg.org/index.php/contabil/oaijamg.cgg@gmail.com1516-70111984-3925opendoar:2010-08-17T10:21:38Contabilidade, Gestão e Governança - Universidade de Brasília (UnB)false |
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