Programação Matemática Aplicada à Gestão de Performance de Unidades de Negócios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa Silva, Raimundo Nonato
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Coelho, Paulo Sérgio de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contabilidade, Gestão e Governança
Texto Completo: https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/168
Resumo: As companhias que adotaram o modelo de descentralização no processo de tomada de decisão delegando às divisões internas mais autoridade, invariavelmente tiveram que instituir um sistema formal de relacionamento entre as divisões. Tal sistema tem como objetivo buscar a total harmonia entre os interesses das divisões e os objetivos gerais da organização. Especificamente é composto de normas de conduta, mecanismos de arbitragem e preços de transferência. Com base nesse sistema, espera-se que sejam resolvidos conflitos relacionados ao processo de descentralização caracterizada por certo grau de independência da divisão em relação à companhia e a necessidade de otimização de resultados. Por conta disso, problemas inerentes à falta de congruência de objetivos, dificuldades de determinação de preços de transferências, problemas relacionados com decisões de produzir ou comprar, entre outros, fazem parte da complexidade de gerenciar uma organização cuja administração é descentralizada e que tem por necessidade avaliar corretamente o desempenho das unidades de negócios uma vez que a partir delas derivará o resultado da própria organização como um todo. Isto posto, este artigo pretende examinar através da programação matemática problemas recorrentes em organizações divisionalizadas através do exame de estudos de caso.
id UNB-21_ff3dc40a1a1f2177c1bfe6213e9e3cb2
oai_identifier_str oai:oai.jamg.cloud:article/168
network_acronym_str UNB-21
network_name_str Contabilidade, Gestão e Governança
repository_id_str
spelling Programação Matemática Aplicada à Gestão de Performance de Unidades de NegóciosAs companhias que adotaram o modelo de descentralização no processo de tomada de decisão delegando às divisões internas mais autoridade, invariavelmente tiveram que instituir um sistema formal de relacionamento entre as divisões. Tal sistema tem como objetivo buscar a total harmonia entre os interesses das divisões e os objetivos gerais da organização. Especificamente é composto de normas de conduta, mecanismos de arbitragem e preços de transferência. Com base nesse sistema, espera-se que sejam resolvidos conflitos relacionados ao processo de descentralização caracterizada por certo grau de independência da divisão em relação à companhia e a necessidade de otimização de resultados. Por conta disso, problemas inerentes à falta de congruência de objetivos, dificuldades de determinação de preços de transferências, problemas relacionados com decisões de produzir ou comprar, entre outros, fazem parte da complexidade de gerenciar uma organização cuja administração é descentralizada e que tem por necessidade avaliar corretamente o desempenho das unidades de negócios uma vez que a partir delas derivará o resultado da própria organização como um todo. Isto posto, este artigo pretende examinar através da programação matemática problemas recorrentes em organizações divisionalizadas através do exame de estudos de caso.Contabilidade Gestão e Governança2009-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares, Artigosapplication/pdfhttps://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/168Contabilidade Gestão e Governança; v. 8 n. 2 (2005)1984-39251984-3925reponame:Contabilidade, Gestão e Governançainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/168/pdf_91Sousa Silva, Raimundo NonatoCoelho, Paulo Sérgio de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2009-10-21T17:48:29Zoai:oai.jamg.cloud:article/168Revistahttp://www.revistacgg.org/index.php/contabilPUBhttps://revistacgg.org/index.php/contabil/oaijamg.cgg@gmail.com1516-70111984-3925opendoar:2009-10-21T17:48:29Contabilidade, Gestão e Governança - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Programação Matemática Aplicada à Gestão de Performance de Unidades de Negócios
title Programação Matemática Aplicada à Gestão de Performance de Unidades de Negócios
spellingShingle Programação Matemática Aplicada à Gestão de Performance de Unidades de Negócios
Sousa Silva, Raimundo Nonato
title_short Programação Matemática Aplicada à Gestão de Performance de Unidades de Negócios
title_full Programação Matemática Aplicada à Gestão de Performance de Unidades de Negócios
title_fullStr Programação Matemática Aplicada à Gestão de Performance de Unidades de Negócios
title_full_unstemmed Programação Matemática Aplicada à Gestão de Performance de Unidades de Negócios
title_sort Programação Matemática Aplicada à Gestão de Performance de Unidades de Negócios
author Sousa Silva, Raimundo Nonato
author_facet Sousa Silva, Raimundo Nonato
Coelho, Paulo Sérgio de Souza
author_role author
author2 Coelho, Paulo Sérgio de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa Silva, Raimundo Nonato
Coelho, Paulo Sérgio de Souza
description As companhias que adotaram o modelo de descentralização no processo de tomada de decisão delegando às divisões internas mais autoridade, invariavelmente tiveram que instituir um sistema formal de relacionamento entre as divisões. Tal sistema tem como objetivo buscar a total harmonia entre os interesses das divisões e os objetivos gerais da organização. Especificamente é composto de normas de conduta, mecanismos de arbitragem e preços de transferência. Com base nesse sistema, espera-se que sejam resolvidos conflitos relacionados ao processo de descentralização caracterizada por certo grau de independência da divisão em relação à companhia e a necessidade de otimização de resultados. Por conta disso, problemas inerentes à falta de congruência de objetivos, dificuldades de determinação de preços de transferências, problemas relacionados com decisões de produzir ou comprar, entre outros, fazem parte da complexidade de gerenciar uma organização cuja administração é descentralizada e que tem por necessidade avaliar corretamente o desempenho das unidades de negócios uma vez que a partir delas derivará o resultado da própria organização como um todo. Isto posto, este artigo pretende examinar através da programação matemática problemas recorrentes em organizações divisionalizadas através do exame de estudos de caso.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares, Artigos
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/168
url https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacgg.org/index.php/contabil/article/view/168/pdf_91
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Contabilidade Gestão e Governança
publisher.none.fl_str_mv Contabilidade Gestão e Governança
dc.source.none.fl_str_mv Contabilidade Gestão e Governança; v. 8 n. 2 (2005)
1984-3925
1984-3925
reponame:Contabilidade, Gestão e Governança
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Contabilidade, Gestão e Governança
collection Contabilidade, Gestão e Governança
repository.name.fl_str_mv Contabilidade, Gestão e Governança - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv jamg.cgg@gmail.com
_version_ 1798315266725117952