A aprendizagem da matemática e a programação ou a aprendizagem da programação e a matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra, Sebastião Luiz da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/31605
Resumo: Neste trabalho é mostrado como o ensino de matemática e de programação, de forma concomitante, possibilitam que os dois campos de conhecimento auxiliem os educandos na compreensão dos conceitos envolvidos, ou seja, ocorrendo, assim, a aprendizagem. Uma parte deste trabalho é concebida sem o uso de computadores, procedendo com a análise, desenho e construção de possíveis soluções de problemas da área de matemática no ano de escolaridade proposto. Utilizou-se, para este estudo, as metodologias ativas, que é fazer com que os estudantes busquem soluções através de investigação, mesmo que não sejam programáveis. A abordagem proposta encontra suporte na teoria de aprendizagem significativa, ou seja, quando o conhecimento perpassa a absorção mecânica e cria pontos de ancoragem no cérebro. É esperado que, ao implementar a proposta, os educandos adquiram conhecimentos que os auxiliem no chamado pensamento computacional, o que possibilitará desenvolver o pensamento algorítmico
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