A aprendizagem da matemática e a programação ou a aprendizagem da programação e a matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31605 |
Resumo: | Neste trabalho é mostrado como o ensino de matemática e de programação, de forma concomitante, possibilitam que os dois campos de conhecimento auxiliem os educandos na compreensão dos conceitos envolvidos, ou seja, ocorrendo, assim, a aprendizagem. Uma parte deste trabalho é concebida sem o uso de computadores, procedendo com a análise, desenho e construção de possíveis soluções de problemas da área de matemática no ano de escolaridade proposto. Utilizou-se, para este estudo, as metodologias ativas, que é fazer com que os estudantes busquem soluções através de investigação, mesmo que não sejam programáveis. A abordagem proposta encontra suporte na teoria de aprendizagem significativa, ou seja, quando o conhecimento perpassa a absorção mecânica e cria pontos de ancoragem no cérebro. É esperado que, ao implementar a proposta, os educandos adquiram conhecimentos que os auxiliem no chamado pensamento computacional, o que possibilitará desenvolver o pensamento algorítmico |
id |
UFF-2_4bb1dbe9342ea90e9021d7c47a144fce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/31605 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A aprendizagem da matemática e a programação ou a aprendizagem da programação e a matemáticaBNCCEnsino de matemáticaEnsino de programaçãoRaciocínio computacionalTeoria de aprendizagemMetodologia do ensinoEnsino de matemáticaEnsino de programaçãoTeaching mathematicsTeaching programmingComputational thinkingLearning theoryNeste trabalho é mostrado como o ensino de matemática e de programação, de forma concomitante, possibilitam que os dois campos de conhecimento auxiliem os educandos na compreensão dos conceitos envolvidos, ou seja, ocorrendo, assim, a aprendizagem. Uma parte deste trabalho é concebida sem o uso de computadores, procedendo com a análise, desenho e construção de possíveis soluções de problemas da área de matemática no ano de escolaridade proposto. Utilizou-se, para este estudo, as metodologias ativas, que é fazer com que os estudantes busquem soluções através de investigação, mesmo que não sejam programáveis. A abordagem proposta encontra suporte na teoria de aprendizagem significativa, ou seja, quando o conhecimento perpassa a absorção mecânica e cria pontos de ancoragem no cérebro. É esperado que, ao implementar a proposta, os educandos adquiram conhecimentos que os auxiliem no chamado pensamento computacional, o que possibilitará desenvolver o pensamento algorítmicoThis work shows how teaching mathematics and programming concomitantly allows the two fields of knowledge to help students understand the concepts involved, thus allowing learning to occur. A part of the work is conceived without the use of computers, proceeding with the analysis, design, and construction of possible solutions to problems in the mathematics area of the proposed school year. Making students look for solutions through investigation, even if they are not programmable, use an educational tool called active learning. The proposed approach finds support in the theory of meaningful learning when knowledge permeates mechanical absorption and creates anchor points in the brain. It is expected that by implementing the proposal, students will acquire knowledge that will help them in the so-called computational thinking enabling them to develop algorithmic thinking54 p.Martins, Simone de LimaCoelho, Isabel Cristina Pereira dos SantosGuerra, Sebastião Luiz da Silva2023-12-20T18:40:04Z2023-12-20T18:40:04Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGUERRA, Sebastião Luiz da Silva. A aprendizagem da matemática e a programação ou a aprendizagem da programação e a matemática. 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Sistemas de Computação) - Instituto de Computação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/31605CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-12-20T18:40:08Zoai:app.uff.br:1/31605Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:19:11.076118Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aprendizagem da matemática e a programação ou a aprendizagem da programação e a matemática |
title |
A aprendizagem da matemática e a programação ou a aprendizagem da programação e a matemática |
spellingShingle |
A aprendizagem da matemática e a programação ou a aprendizagem da programação e a matemática Guerra, Sebastião Luiz da Silva BNCC Ensino de matemática Ensino de programação Raciocínio computacional Teoria de aprendizagem Metodologia do ensino Ensino de matemática Ensino de programação Teaching mathematics Teaching programming Computational thinking Learning theory |
title_short |
A aprendizagem da matemática e a programação ou a aprendizagem da programação e a matemática |
title_full |
A aprendizagem da matemática e a programação ou a aprendizagem da programação e a matemática |
title_fullStr |
A aprendizagem da matemática e a programação ou a aprendizagem da programação e a matemática |
title_full_unstemmed |
A aprendizagem da matemática e a programação ou a aprendizagem da programação e a matemática |
title_sort |
A aprendizagem da matemática e a programação ou a aprendizagem da programação e a matemática |
author |
Guerra, Sebastião Luiz da Silva |
author_facet |
Guerra, Sebastião Luiz da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Simone de Lima Coelho, Isabel Cristina Pereira dos Santos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guerra, Sebastião Luiz da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
BNCC Ensino de matemática Ensino de programação Raciocínio computacional Teoria de aprendizagem Metodologia do ensino Ensino de matemática Ensino de programação Teaching mathematics Teaching programming Computational thinking Learning theory |
topic |
BNCC Ensino de matemática Ensino de programação Raciocínio computacional Teoria de aprendizagem Metodologia do ensino Ensino de matemática Ensino de programação Teaching mathematics Teaching programming Computational thinking Learning theory |
description |
Neste trabalho é mostrado como o ensino de matemática e de programação, de forma concomitante, possibilitam que os dois campos de conhecimento auxiliem os educandos na compreensão dos conceitos envolvidos, ou seja, ocorrendo, assim, a aprendizagem. Uma parte deste trabalho é concebida sem o uso de computadores, procedendo com a análise, desenho e construção de possíveis soluções de problemas da área de matemática no ano de escolaridade proposto. Utilizou-se, para este estudo, as metodologias ativas, que é fazer com que os estudantes busquem soluções através de investigação, mesmo que não sejam programáveis. A abordagem proposta encontra suporte na teoria de aprendizagem significativa, ou seja, quando o conhecimento perpassa a absorção mecânica e cria pontos de ancoragem no cérebro. É esperado que, ao implementar a proposta, os educandos adquiram conhecimentos que os auxiliem no chamado pensamento computacional, o que possibilitará desenvolver o pensamento algorítmico |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-20T18:40:04Z 2023-12-20T18:40:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GUERRA, Sebastião Luiz da Silva. A aprendizagem da matemática e a programação ou a aprendizagem da programação e a matemática. 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Sistemas de Computação) - Instituto de Computação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/31605 |
identifier_str_mv |
GUERRA, Sebastião Luiz da Silva. A aprendizagem da matemática e a programação ou a aprendizagem da programação e a matemática. 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Sistemas de Computação) - Instituto de Computação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/31605 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823722200301568 |