Influ?ncia da realidade aumentada na socializa??o da crian?a com perturba??o do espectro do autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattos, Franck Fonseca de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3932
Resumo: Com esta investiga??o pretendeu-se estudar a influ?ncia da utiliza??o da tecnologia de Realidade Aumentada (RA) na socializa??o de quatro crian?as, em idade escolar obrigat?ria, diagnosticadas com a Perturba??o do Espectro do Autismo (PEA), inseridas no contexto da Funda??o AMA ? Autismo, em Viana do Castelo. As crian?as com autismo t?m muitas vezes dificuldades a n?vel da intera??o social, apesar de demonstrarem, em geral, interesse por dispositivos eletr?nicos. Estas crian?as respondem melhor a est?mulos digitais do que a est?mulos sociais, devido ? sua prefer?ncia por est?mulos visuais, em vez de auditivos. A investiga??o foi realizada na Funda??o AMA Autismo, com o objetivo de melhorar as habilidades sociais das crian?as com PEA, atrav?s da realiza??o de atividades colaborativas, usando a tecnologia de RA. No estudo efetuado, escolheu-se e explorou-se o uso da tecnologia de RA por considerar-se esta como uma ferramenta que facilita a cria??o de um ambiente confort?vel e favor?vel ? intera??o social da crian?a com PEA, para al?m de proporcionar uma adapta??o mais suave em termos de utiliza??o, bem como uma liga??o mais pr?xima do utilizador (a crian?a com PEA) com o ambiente f?sico que o rodeia. O estudo empregou a Metodologia Construtivista Qualitativa para observar e criar uma teoria explicativa sobre o fen?meno em quest?o. Os dados foram obtidos da Fonte Exata, incluindo nomes, refer?ncias e detalhes precisos, atrav?s de Notas Observacionais. A an?lise dos dados foi organizada em tr?s eixos tem?ticos: rea??es das crian?as com PEA ao utilizar aplica??es de RA, intera??es dessas crian?as em atividades com RA e a intera??o entre o investigador e as crian?as com PEA. Relativamente aos dados obtidos, notou-se uma evolu??o gradual das habilidades sociais dos participantes durante as atividades, que tiveram foco na intera??o social, tendo em conta o n?vel de d?fice de intera??o social presente nos quatro participantes, bem como o contexto pand?mico (COVID 19) e as restri??es impostas durante a realiza??o da investiga??o.
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A investiga??o foi realizada na Funda??o AMA Autismo, com o objetivo de melhorar as habilidades sociais das crian?as com PEA, atrav?s da realiza??o de atividades colaborativas, usando a tecnologia de RA. No estudo efetuado, escolheu-se e explorou-se o uso da tecnologia de RA por considerar-se esta como uma ferramenta que facilita a cria??o de um ambiente confort?vel e favor?vel ? intera??o social da crian?a com PEA, para al?m de proporcionar uma adapta??o mais suave em termos de utiliza??o, bem como uma liga??o mais pr?xima do utilizador (a crian?a com PEA) com o ambiente f?sico que o rodeia. O estudo empregou a Metodologia Construtivista Qualitativa para observar e criar uma teoria explicativa sobre o fen?meno em quest?o. Os dados foram obtidos da Fonte Exata, incluindo nomes, refer?ncias e detalhes precisos, atrav?s de Notas Observacionais. A an?lise dos dados foi organizada em tr?s eixos tem?ticos: rea??es das crian?as com PEA ao utilizar aplica??es de RA, intera??es dessas crian?as em atividades com RA e a intera??o entre o investigador e as crian?as com PEA. Relativamente aos dados obtidos, notou-se uma evolu??o gradual das habilidades sociais dos participantes durante as atividades, que tiveram foco na intera??o social, tendo em conta o n?vel de d?fice de intera??o social presente nos quatro participantes, bem como o contexto pand?mico (COVID 19) e as restri??es impostas durante a realiza??o da investiga??o.ABSTRACT: This research aimed to study the influence of the use of Augmented Reality (AR) on the socialization of four children of compulsory school age, diagnosed with Autism Spectrum Disorder (ASD), within the context of the AMA - Autism Foundation, in Viana do Castelo. Children with autism often have difficulties with social interaction, although they generally show an interest in electronic devices. These children respond better to digital stimuli than to social stimuli, due to their preference for visual rather than auditory stimuli. The research was carried out at the AMA Autism Foundation, with the aim of improving the social skills of children with ASD by carrying out collaborative activities using AR technology. In the study carried out, the use of AR technology was chosen and explored because we considered it to be a tool that facilitates the creation of a comfortable and favorable environment for the social interaction of children with ASD, in addition to providing a smoother adaptation in terms of use, as well as a closer connection between the user (the child with ASD) and the physical environment that surrounds him. The study employed Qualitative Constructivist Methodology to observe and create an explanatory theory about the phenomenon in question. Data was obtained from the Exact Source, including names, references and precise details, through Observational Notes. The data analysis was organized into three thematic axes: reactions of children with ASD when using AR applications, interactions of these children in AR activities and the interaction between the researcher and the children with ASD. Regarding the data obtained, there was a gradual evolution of the participants' social skills during the activities, which focused on social interaction, taking into account the level of social interaction deficit present in the four participants, as well as the pandemic context (COVID 19) and the restrictions imposed during the research.2024-02-19T14:55:43Z2023-12-12T00:00:00Z2023-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3932TID:203532775porMattos, Franck Fonseca deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:15:54Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3932Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:10:47.760807Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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