Rituals of Meaning Transference: a discussion on children's gender identity and the design of toys

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mandelli, Roberta Rech
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Scroferneker, Camila Andrade, Costa, Filipe Campelo Xavier da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Design, Tecnologia e Sociedade
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/12325
Resumo: Os projetos de identidade dos consumidores têm relação com a influência do mercado, uma vez que estes produzem certas categorias nas quais os consumidores podem optar por se enquadrar. O presente artigo tem como objetivo analisar a construção de identidade de gênero em crianças na idade pré-escolar e traçar diretrizes projetuais para o desenvolvimento de brinquedos, uma vez que é no ato de brincar que as crianças constroem sua identidade. O método consistiu na realização de entrevistas com seis mães a fim de identificar as crenças das mesmas em relação ao gênero dos filhos e hábitos de consumo de brinquedos. Aplicando análise de conteúdo desses dados, pode-se identificar relações entre as crenças das mães e o consumo de brinquedos.
id UNB-22_7abf7024ca86625c62c18450c97caec4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12325
network_acronym_str UNB-22
network_name_str Revista de Design, Tecnologia e Sociedade
repository_id_str
spelling Rituals of Meaning Transference: a discussion on children's gender identity and the design of toysRituais de Transferência de Significados: a discussão sobre a identidade de gênero das crianças e o projeto de desenvolvimento de brinquedosProjetos de Identidade do Consumidor. Identidade de Gênero. Rituais. Brinquedos. Brincadeiras.Consumer Identity Projects. Gender Identity. Rituals. Toys. Games.Os projetos de identidade dos consumidores têm relação com a influência do mercado, uma vez que estes produzem certas categorias nas quais os consumidores podem optar por se enquadrar. O presente artigo tem como objetivo analisar a construção de identidade de gênero em crianças na idade pré-escolar e traçar diretrizes projetuais para o desenvolvimento de brinquedos, uma vez que é no ato de brincar que as crianças constroem sua identidade. O método consistiu na realização de entrevistas com seis mães a fim de identificar as crenças das mesmas em relação ao gênero dos filhos e hábitos de consumo de brinquedos. Aplicando análise de conteúdo desses dados, pode-se identificar relações entre as crenças das mães e o consumo de brinquedos.Programa de Pós-Graduação em Design, Departamento de Design/Instituto de Artes-UnB2017-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/12325Revista de Design, Tecnologia e Sociedade; v. 4 n. 2 (2017); 61-712525-7471reponame:Revista de Design, Tecnologia e Sociedadeinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/12325/10801Mandelli, Roberta RechScroferneker, Camila AndradeCosta, Filipe Campelo Xavier dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-02T16:47:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12325Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedadePUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/oai2525-74712358-9582opendoar:2018-09-02T16:47:36Revista de Design, Tecnologia e Sociedade - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Rituals of Meaning Transference: a discussion on children's gender identity and the design of toys
Rituais de Transferência de Significados: a discussão sobre a identidade de gênero das crianças e o projeto de desenvolvimento de brinquedos
title Rituals of Meaning Transference: a discussion on children's gender identity and the design of toys
spellingShingle Rituals of Meaning Transference: a discussion on children's gender identity and the design of toys
Mandelli, Roberta Rech
Projetos de Identidade do Consumidor. Identidade de Gênero. Rituais. Brinquedos. Brincadeiras.
Consumer Identity Projects. Gender Identity. Rituals. Toys. Games.
title_short Rituals of Meaning Transference: a discussion on children's gender identity and the design of toys
title_full Rituals of Meaning Transference: a discussion on children's gender identity and the design of toys
title_fullStr Rituals of Meaning Transference: a discussion on children's gender identity and the design of toys
title_full_unstemmed Rituals of Meaning Transference: a discussion on children's gender identity and the design of toys
title_sort Rituals of Meaning Transference: a discussion on children's gender identity and the design of toys
author Mandelli, Roberta Rech
author_facet Mandelli, Roberta Rech
Scroferneker, Camila Andrade
Costa, Filipe Campelo Xavier da
author_role author
author2 Scroferneker, Camila Andrade
Costa, Filipe Campelo Xavier da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mandelli, Roberta Rech
Scroferneker, Camila Andrade
Costa, Filipe Campelo Xavier da
dc.subject.por.fl_str_mv Projetos de Identidade do Consumidor. Identidade de Gênero. Rituais. Brinquedos. Brincadeiras.
Consumer Identity Projects. Gender Identity. Rituals. Toys. Games.
topic Projetos de Identidade do Consumidor. Identidade de Gênero. Rituais. Brinquedos. Brincadeiras.
Consumer Identity Projects. Gender Identity. Rituals. Toys. Games.
description Os projetos de identidade dos consumidores têm relação com a influência do mercado, uma vez que estes produzem certas categorias nas quais os consumidores podem optar por se enquadrar. O presente artigo tem como objetivo analisar a construção de identidade de gênero em crianças na idade pré-escolar e traçar diretrizes projetuais para o desenvolvimento de brinquedos, uma vez que é no ato de brincar que as crianças constroem sua identidade. O método consistiu na realização de entrevistas com seis mães a fim de identificar as crenças das mesmas em relação ao gênero dos filhos e hábitos de consumo de brinquedos. Aplicando análise de conteúdo desses dados, pode-se identificar relações entre as crenças das mães e o consumo de brinquedos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/12325
url https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/12325
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/12325/10801
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Design, Departamento de Design/Instituto de Artes-UnB
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Design, Departamento de Design/Instituto de Artes-UnB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Design, Tecnologia e Sociedade; v. 4 n. 2 (2017); 61-71
2525-7471
reponame:Revista de Design, Tecnologia e Sociedade
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista de Design, Tecnologia e Sociedade
collection Revista de Design, Tecnologia e Sociedade
repository.name.fl_str_mv Revista de Design, Tecnologia e Sociedade - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313148202090496