Rituals of Meaning Transference: a discussion on children's gender identity and the design of toys
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Design, Tecnologia e Sociedade |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/12325 |
Resumo: | Os projetos de identidade dos consumidores têm relação com a influência do mercado, uma vez que estes produzem certas categorias nas quais os consumidores podem optar por se enquadrar. O presente artigo tem como objetivo analisar a construção de identidade de gênero em crianças na idade pré-escolar e traçar diretrizes projetuais para o desenvolvimento de brinquedos, uma vez que é no ato de brincar que as crianças constroem sua identidade. O método consistiu na realização de entrevistas com seis mães a fim de identificar as crenças das mesmas em relação ao gênero dos filhos e hábitos de consumo de brinquedos. Aplicando análise de conteúdo desses dados, pode-se identificar relações entre as crenças das mães e o consumo de brinquedos. |
id |
UNB-22_7abf7024ca86625c62c18450c97caec4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12325 |
network_acronym_str |
UNB-22 |
network_name_str |
Revista de Design, Tecnologia e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Rituals of Meaning Transference: a discussion on children's gender identity and the design of toysRituais de Transferência de Significados: a discussão sobre a identidade de gênero das crianças e o projeto de desenvolvimento de brinquedosProjetos de Identidade do Consumidor. Identidade de Gênero. Rituais. Brinquedos. Brincadeiras.Consumer Identity Projects. Gender Identity. Rituals. Toys. Games.Os projetos de identidade dos consumidores têm relação com a influência do mercado, uma vez que estes produzem certas categorias nas quais os consumidores podem optar por se enquadrar. O presente artigo tem como objetivo analisar a construção de identidade de gênero em crianças na idade pré-escolar e traçar diretrizes projetuais para o desenvolvimento de brinquedos, uma vez que é no ato de brincar que as crianças constroem sua identidade. O método consistiu na realização de entrevistas com seis mães a fim de identificar as crenças das mesmas em relação ao gênero dos filhos e hábitos de consumo de brinquedos. Aplicando análise de conteúdo desses dados, pode-se identificar relações entre as crenças das mães e o consumo de brinquedos.Programa de Pós-Graduação em Design, Departamento de Design/Instituto de Artes-UnB2017-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/12325Revista de Design, Tecnologia e Sociedade; v. 4 n. 2 (2017); 61-712525-7471reponame:Revista de Design, Tecnologia e Sociedadeinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/12325/10801Mandelli, Roberta RechScroferneker, Camila AndradeCosta, Filipe Campelo Xavier dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-02T16:47:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12325Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedadePUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/oai2525-74712358-9582opendoar:2018-09-02T16:47:36Revista de Design, Tecnologia e Sociedade - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Rituals of Meaning Transference: a discussion on children's gender identity and the design of toys Rituais de Transferência de Significados: a discussão sobre a identidade de gênero das crianças e o projeto de desenvolvimento de brinquedos |
title |
Rituals of Meaning Transference: a discussion on children's gender identity and the design of toys |
spellingShingle |
Rituals of Meaning Transference: a discussion on children's gender identity and the design of toys Mandelli, Roberta Rech Projetos de Identidade do Consumidor. Identidade de Gênero. Rituais. Brinquedos. Brincadeiras. Consumer Identity Projects. Gender Identity. Rituals. Toys. Games. |
title_short |
Rituals of Meaning Transference: a discussion on children's gender identity and the design of toys |
title_full |
Rituals of Meaning Transference: a discussion on children's gender identity and the design of toys |
title_fullStr |
Rituals of Meaning Transference: a discussion on children's gender identity and the design of toys |
title_full_unstemmed |
Rituals of Meaning Transference: a discussion on children's gender identity and the design of toys |
title_sort |
Rituals of Meaning Transference: a discussion on children's gender identity and the design of toys |
author |
Mandelli, Roberta Rech |
author_facet |
Mandelli, Roberta Rech Scroferneker, Camila Andrade Costa, Filipe Campelo Xavier da |
author_role |
author |
author2 |
Scroferneker, Camila Andrade Costa, Filipe Campelo Xavier da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mandelli, Roberta Rech Scroferneker, Camila Andrade Costa, Filipe Campelo Xavier da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projetos de Identidade do Consumidor. Identidade de Gênero. Rituais. Brinquedos. Brincadeiras. Consumer Identity Projects. Gender Identity. Rituals. Toys. Games. |
topic |
Projetos de Identidade do Consumidor. Identidade de Gênero. Rituais. Brinquedos. Brincadeiras. Consumer Identity Projects. Gender Identity. Rituals. Toys. Games. |
description |
Os projetos de identidade dos consumidores têm relação com a influência do mercado, uma vez que estes produzem certas categorias nas quais os consumidores podem optar por se enquadrar. O presente artigo tem como objetivo analisar a construção de identidade de gênero em crianças na idade pré-escolar e traçar diretrizes projetuais para o desenvolvimento de brinquedos, uma vez que é no ato de brincar que as crianças constroem sua identidade. O método consistiu na realização de entrevistas com seis mães a fim de identificar as crenças das mesmas em relação ao gênero dos filhos e hábitos de consumo de brinquedos. Aplicando análise de conteúdo desses dados, pode-se identificar relações entre as crenças das mães e o consumo de brinquedos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/12325 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/12325 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/12325/10801 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Design, Departamento de Design/Instituto de Artes-UnB |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Design, Departamento de Design/Instituto de Artes-UnB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Design, Tecnologia e Sociedade; v. 4 n. 2 (2017); 61-71 2525-7471 reponame:Revista de Design, Tecnologia e Sociedade instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista de Design, Tecnologia e Sociedade |
collection |
Revista de Design, Tecnologia e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Design, Tecnologia e Sociedade - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798313148202090496 |