Estética da opacidade e da transparência: Mito, música e ritual No culto Xangô e na tradição erudita ocidental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Anuário Antropológico (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6431 |
Resumo: | Proponho-me neste trabalho apresentar, em primeiro lugar, uma etnografía da vida musical no culto xangô de Recife, focalizando principalmente as correlações entre os vários estilos musicais praticados e a organização do seu complexo universo ritual. Em segundo lugar, compararei algumas abordagens etnomusicológicas clássicas para se compreender sistemas musicais tradicionais (como é o caso da música xangô) com abordagens tidas como específicas ou exclusivas para se compreender a música erudita ocidental. Nesse contexto, discutirei a análise feita por Lévi-Strauss de um tema musical da tetralogia O Anel dos Nibelungos, de Richard Wagner, bem assim como as teses principais de Max Weber, Theodor Adorno e Fredric Jameson sobre a crescente racionalização dos procedimentos técnicos e compositivos da música ocidental moderna, procurando reler todas essas idéias ”” fortemente ocidentais ”” Ã luz do material musical xangô. |
id |
UNB-23_9f1a74ee9fe7a581cd33d3a230f42d68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6431 |
network_acronym_str |
UNB-23 |
network_name_str |
Anuário Antropológico (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estética da opacidade e da transparência: Mito, música e ritual No culto Xangô e na tradição erudita ocidentalAntropologiaCultura PopularProponho-me neste trabalho apresentar, em primeiro lugar, uma etnografía da vida musical no culto xangô de Recife, focalizando principalmente as correlações entre os vários estilos musicais praticados e a organização do seu complexo universo ritual. Em segundo lugar, compararei algumas abordagens etnomusicológicas clássicas para se compreender sistemas musicais tradicionais (como é o caso da música xangô) com abordagens tidas como específicas ou exclusivas para se compreender a música erudita ocidental. Nesse contexto, discutirei a análise feita por Lévi-Strauss de um tema musical da tetralogia O Anel dos Nibelungos, de Richard Wagner, bem assim como as teses principais de Max Weber, Theodor Adorno e Fredric Jameson sobre a crescente racionalização dos procedimentos técnicos e compositivos da música ocidental moderna, procurando reler todas essas idéias ”” fortemente ocidentais ”” Ã luz do material musical xangô.Brasília DF: Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais Departamento de Antropologia2018-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6431Anuário Antropológico; Vol. 14 No. 1 (1990): Anuário Antropológico; 83-116Anuário Antropológico; Vol. 14 Núm. 1 (1990): Anuário Antropológico; 83-116Anuário Antropológico; Vol. 14 No. 1 (1990): Anuário Antropológico; 83-116Anuário Antropológico; v. 14 n. 1 (1990): Anuário Antropológico; 83-1162357-738X0102-4302reponame:Anuário Antropológico (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6431/7611Copyright (c) 1990 Anuário Antropológicohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Carvalho, José Jorge2023-06-14T17:49:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6431Revistahttps://journals.openedition.org/aa/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/oairevista.anuario.antropologico@gmail.com || Revista.anuario.antropologico@gmail.com2357-738X0102-4302opendoar:2023-06-14T17:49:36Anuário Antropológico (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estética da opacidade e da transparência: Mito, música e ritual No culto Xangô e na tradição erudita ocidental |
title |
Estética da opacidade e da transparência: Mito, música e ritual No culto Xangô e na tradição erudita ocidental |
spellingShingle |
Estética da opacidade e da transparência: Mito, música e ritual No culto Xangô e na tradição erudita ocidental de Carvalho, José Jorge Antropologia Cultura Popular |
title_short |
Estética da opacidade e da transparência: Mito, música e ritual No culto Xangô e na tradição erudita ocidental |
title_full |
Estética da opacidade e da transparência: Mito, música e ritual No culto Xangô e na tradição erudita ocidental |
title_fullStr |
Estética da opacidade e da transparência: Mito, música e ritual No culto Xangô e na tradição erudita ocidental |
title_full_unstemmed |
Estética da opacidade e da transparência: Mito, música e ritual No culto Xangô e na tradição erudita ocidental |
title_sort |
Estética da opacidade e da transparência: Mito, música e ritual No culto Xangô e na tradição erudita ocidental |
author |
de Carvalho, José Jorge |
author_facet |
de Carvalho, José Jorge |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Carvalho, José Jorge |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Antropologia Cultura Popular |
topic |
Antropologia Cultura Popular |
description |
Proponho-me neste trabalho apresentar, em primeiro lugar, uma etnografía da vida musical no culto xangô de Recife, focalizando principalmente as correlações entre os vários estilos musicais praticados e a organização do seu complexo universo ritual. Em segundo lugar, compararei algumas abordagens etnomusicológicas clássicas para se compreender sistemas musicais tradicionais (como é o caso da música xangô) com abordagens tidas como específicas ou exclusivas para se compreender a música erudita ocidental. Nesse contexto, discutirei a análise feita por Lévi-Strauss de um tema musical da tetralogia O Anel dos Nibelungos, de Richard Wagner, bem assim como as teses principais de Max Weber, Theodor Adorno e Fredric Jameson sobre a crescente racionalização dos procedimentos técnicos e compositivos da música ocidental moderna, procurando reler todas essas idéias ”” fortemente ocidentais ”” Ã luz do material musical xangô. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6431 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6431 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6431/7611 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 1990 Anuário Antropológico https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 1990 Anuário Antropológico https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasília DF: Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais Departamento de Antropologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasília DF: Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais Departamento de Antropologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Anuário Antropológico; Vol. 14 No. 1 (1990): Anuário Antropológico; 83-116 Anuário Antropológico; Vol. 14 Núm. 1 (1990): Anuário Antropológico; 83-116 Anuário Antropológico; Vol. 14 No. 1 (1990): Anuário Antropológico; 83-116 Anuário Antropológico; v. 14 n. 1 (1990): Anuário Antropológico; 83-116 2357-738X 0102-4302 reponame:Anuário Antropológico (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Anuário Antropológico (Online) |
collection |
Anuário Antropológico (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Anuário Antropológico (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.anuario.antropologico@gmail.com || Revista.anuario.antropologico@gmail.com |
_version_ |
1797225472105381888 |