O impacto do Covid-19 nos passeios escolares: um estudo em escolas da rede pública de ensino fundamental em Planaltina-DF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Donária Coelho
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: de Jesus Lima, Talita
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Cenário
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/47141
Resumo: This article aims to discuss school trips during the Covid-19 pandemic. It carries out a qualitative study with the coordinators of public elementary schools in the Administrative Region of Planaltina-DF. Due to the restrictive scenario of isolation social, the survey was carried out by telephone contact. The results indicate that school trips before the pandemic were educational tools, characterized as a teaching method that contributes to living, socializing and culture outside the classroom. The pandemic has made social inequality and increased school dropout more evident, which has made it difficult to carry out remote teaching. During this period, alternatives were used, such as the use of illustrations of tourist attractions. However, the students' poor quality internet made this dynamic more difficult.
id UNB-26_5c5d4e591c3c13fb372cfc76f9a6d548
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/47141
network_acronym_str UNB-26
network_name_str Revista Cenário
repository_id_str
spelling O impacto do Covid-19 nos passeios escolares: um estudo em escolas da rede pública de ensino fundamental em Planaltina-DFpasseios escolaresCovid-19aprendizagemensino remotopandemiaThis article aims to discuss school trips during the Covid-19 pandemic. It carries out a qualitative study with the coordinators of public elementary schools in the Administrative Region of Planaltina-DF. Due to the restrictive scenario of isolation social, the survey was carried out by telephone contact. The results indicate that school trips before the pandemic were educational tools, characterized as a teaching method that contributes to living, socializing and culture outside the classroom. The pandemic has made social inequality and increased school dropout more evident, which has made it difficult to carry out remote teaching. During this period, alternatives were used, such as the use of illustrations of tourist attractions. However, the students' poor quality internet made this dynamic more difficult.El propósito de este artículo es discutir los viajes escolares durante la pandemia de Covid-19. Realiza un estudio cualitativo con los coordinadores de escuelas primarias públicas de la Región Administrativa de Planaltina-DF. Debido al escenario restrictivo de aislamiento social, la encuesta se realizó por contacto telefónico. Los resultados indican que las excursiones escolares antes de la pandemia fueron herramientas educativas, caracterizadas como un método de enseñanza que contribuyó a la vivencia, socialización y cultura fuera del aula. La pandemia ha hecho más evidente la desigualdad social y el aumento de la ausentismo, lo que ha dificultado la realización de la docencia a distancia. Durante el período se utilizaron alternativas, como el uso de ilustraciones de atractivos turísticos. Sin embargo, la mala calidad del internet de los estudiantes hizo que la realización de esta dinámica se viera más perjudicada.O objetivo deste artigo é discutir os passeios escolares durante a pandemia de Covid-19. Realiza um estudo qualitativo com os coordenadores de escolas da rede pública de ensino fundamental na Região Administrativa de Planaltina-DF. Devido ao cenário restritivo de isolamento social, a pesquisa foi realizada por contato telefônico. Os resultados indicam que os passeios escolares antes da pandemia eram ferramentas educativas, caracterizadas como um método de ensino que contribuía para a vivência, socialização e cultura fora da sala de aula. A pandemia tornou mais evidente a desigualdade social e o aumento da evasão escolar, o que dificultou a realização do ensino remoto. No período, alternativas foram empregadas, como o uso de ilustrações de atrativos turísticos. Contudo, a internet de má qualidade dos alunos tornou a realização dessa dinâmica mais prejudicada.O objetivo deste artigo é discutir os passeios escolares durante a pandemia de Covid-19. Realiza um estudo qualitativo com os coordenadores de escolas da rede pública de ensino fundamental na Região Administrativa de Planaltina-DF. Devido ao cenário restritivo de isolamento social, a pesquisa foi realizada por contato telefônico. Os resultados indicam que os passeios escolares antes da pandemia eram ferramentas educativas, caracterizadas como um método de ensino que contribuía para a vivência, socialização e cultura fora da sala de aula. A pandemia tornou mais evidente a desigualdade social e o aumento da evasão escolar, o que dificultou a realização do ensino remoto. No período, alternativas foram empregadas, como o uso de ilustrações de atrativos turísticos. Contudo, a internet de má qualidade dos alunos tornou a realização dessa dinâmica mais prejudicada.Centro de Excelência em Turismo (CET) - Universidade de Brasília (UnB)2023-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/4714110.26512/rev.cenario.v10i2.47141Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 10 No. 2 (2023): Desde 2022 em fluxo contínuo; 240-255Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 10 Núm. 2 (2023): Desde 2022 em fluxo contínuo; 240-255Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 10 No. 2 (2023): Desde 2022 em fluxo contínuo; 240-255Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território ; v. 10 n. 2 (2023): Desde 2022 em fluxo contínuo; 240-255Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 10 N.º 2 (2023): Desde 2022 em fluxo contínuo; 240-2552318-856110.26512/rev.cenario.v10i2reponame:Revista Cenárioinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/47141/36454Copyright (c) 2023 Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Donária Coelhode Jesus Lima, Talita2024-04-06T11:46:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/47141Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/revistacenariohttp://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/oai||revistacenario.cet.unb@gmail.com2318-85612318-8561opendoar:2024-04-06T11:46:46Revista Cenário - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O impacto do Covid-19 nos passeios escolares: um estudo em escolas da rede pública de ensino fundamental em Planaltina-DF
title O impacto do Covid-19 nos passeios escolares: um estudo em escolas da rede pública de ensino fundamental em Planaltina-DF
spellingShingle O impacto do Covid-19 nos passeios escolares: um estudo em escolas da rede pública de ensino fundamental em Planaltina-DF
Duarte, Donária Coelho
passeios escolares
Covid-19
aprendizagem
ensino remoto
pandemia
title_short O impacto do Covid-19 nos passeios escolares: um estudo em escolas da rede pública de ensino fundamental em Planaltina-DF
title_full O impacto do Covid-19 nos passeios escolares: um estudo em escolas da rede pública de ensino fundamental em Planaltina-DF
title_fullStr O impacto do Covid-19 nos passeios escolares: um estudo em escolas da rede pública de ensino fundamental em Planaltina-DF
title_full_unstemmed O impacto do Covid-19 nos passeios escolares: um estudo em escolas da rede pública de ensino fundamental em Planaltina-DF
title_sort O impacto do Covid-19 nos passeios escolares: um estudo em escolas da rede pública de ensino fundamental em Planaltina-DF
author Duarte, Donária Coelho
author_facet Duarte, Donária Coelho
de Jesus Lima, Talita
author_role author
author2 de Jesus Lima, Talita
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Donária Coelho
de Jesus Lima, Talita
dc.subject.por.fl_str_mv passeios escolares
Covid-19
aprendizagem
ensino remoto
pandemia
topic passeios escolares
Covid-19
aprendizagem
ensino remoto
pandemia
description This article aims to discuss school trips during the Covid-19 pandemic. It carries out a qualitative study with the coordinators of public elementary schools in the Administrative Region of Planaltina-DF. Due to the restrictive scenario of isolation social, the survey was carried out by telephone contact. The results indicate that school trips before the pandemic were educational tools, characterized as a teaching method that contributes to living, socializing and culture outside the classroom. The pandemic has made social inequality and increased school dropout more evident, which has made it difficult to carry out remote teaching. During this period, alternatives were used, such as the use of illustrations of tourist attractions. However, the students' poor quality internet made this dynamic more difficult.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/47141
10.26512/rev.cenario.v10i2.47141
url https://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/47141
identifier_str_mv 10.26512/rev.cenario.v10i2.47141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/47141/36454
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Excelência em Turismo (CET) - Universidade de Brasília (UnB)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Excelência em Turismo (CET) - Universidade de Brasília (UnB)
dc.source.none.fl_str_mv Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 10 No. 2 (2023): Desde 2022 em fluxo contínuo; 240-255
Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 10 Núm. 2 (2023): Desde 2022 em fluxo contínuo; 240-255
Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 10 No. 2 (2023): Desde 2022 em fluxo contínuo; 240-255
Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território ; v. 10 n. 2 (2023): Desde 2022 em fluxo contínuo; 240-255
Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 10 N.º 2 (2023): Desde 2022 em fluxo contínuo; 240-255
2318-8561
10.26512/rev.cenario.v10i2
reponame:Revista Cenário
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Cenário
collection Revista Cenário
repository.name.fl_str_mv Revista Cenário - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacenario.cet.unb@gmail.com
_version_ 1797231710458347520