O impacto do Covid-19 nos passeios escolares: um estudo em escolas da rede pública de ensino fundamental em Planaltina-DF
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Cenário |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/47141 |
Resumo: | This article aims to discuss school trips during the Covid-19 pandemic. It carries out a qualitative study with the coordinators of public elementary schools in the Administrative Region of Planaltina-DF. Due to the restrictive scenario of isolation social, the survey was carried out by telephone contact. The results indicate that school trips before the pandemic were educational tools, characterized as a teaching method that contributes to living, socializing and culture outside the classroom. The pandemic has made social inequality and increased school dropout more evident, which has made it difficult to carry out remote teaching. During this period, alternatives were used, such as the use of illustrations of tourist attractions. However, the students' poor quality internet made this dynamic more difficult. |
id |
UNB-26_5c5d4e591c3c13fb372cfc76f9a6d548 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/47141 |
network_acronym_str |
UNB-26 |
network_name_str |
Revista Cenário |
repository_id_str |
|
spelling |
O impacto do Covid-19 nos passeios escolares: um estudo em escolas da rede pública de ensino fundamental em Planaltina-DFpasseios escolaresCovid-19aprendizagemensino remotopandemiaThis article aims to discuss school trips during the Covid-19 pandemic. It carries out a qualitative study with the coordinators of public elementary schools in the Administrative Region of Planaltina-DF. Due to the restrictive scenario of isolation social, the survey was carried out by telephone contact. The results indicate that school trips before the pandemic were educational tools, characterized as a teaching method that contributes to living, socializing and culture outside the classroom. The pandemic has made social inequality and increased school dropout more evident, which has made it difficult to carry out remote teaching. During this period, alternatives were used, such as the use of illustrations of tourist attractions. However, the students' poor quality internet made this dynamic more difficult.El propósito de este artículo es discutir los viajes escolares durante la pandemia de Covid-19. Realiza un estudio cualitativo con los coordinadores de escuelas primarias públicas de la Región Administrativa de Planaltina-DF. Debido al escenario restrictivo de aislamiento social, la encuesta se realizó por contacto telefónico. Los resultados indican que las excursiones escolares antes de la pandemia fueron herramientas educativas, caracterizadas como un método de enseñanza que contribuyó a la vivencia, socialización y cultura fuera del aula. La pandemia ha hecho más evidente la desigualdad social y el aumento de la ausentismo, lo que ha dificultado la realización de la docencia a distancia. Durante el período se utilizaron alternativas, como el uso de ilustraciones de atractivos turísticos. Sin embargo, la mala calidad del internet de los estudiantes hizo que la realización de esta dinámica se viera más perjudicada.O objetivo deste artigo é discutir os passeios escolares durante a pandemia de Covid-19. Realiza um estudo qualitativo com os coordenadores de escolas da rede pública de ensino fundamental na Região Administrativa de Planaltina-DF. Devido ao cenário restritivo de isolamento social, a pesquisa foi realizada por contato telefônico. Os resultados indicam que os passeios escolares antes da pandemia eram ferramentas educativas, caracterizadas como um método de ensino que contribuía para a vivência, socialização e cultura fora da sala de aula. A pandemia tornou mais evidente a desigualdade social e o aumento da evasão escolar, o que dificultou a realização do ensino remoto. No período, alternativas foram empregadas, como o uso de ilustrações de atrativos turísticos. Contudo, a internet de má qualidade dos alunos tornou a realização dessa dinâmica mais prejudicada.O objetivo deste artigo é discutir os passeios escolares durante a pandemia de Covid-19. Realiza um estudo qualitativo com os coordenadores de escolas da rede pública de ensino fundamental na Região Administrativa de Planaltina-DF. Devido ao cenário restritivo de isolamento social, a pesquisa foi realizada por contato telefônico. Os resultados indicam que os passeios escolares antes da pandemia eram ferramentas educativas, caracterizadas como um método de ensino que contribuía para a vivência, socialização e cultura fora da sala de aula. A pandemia tornou mais evidente a desigualdade social e o aumento da evasão escolar, o que dificultou a realização do ensino remoto. No período, alternativas foram empregadas, como o uso de ilustrações de atrativos turísticos. Contudo, a internet de má qualidade dos alunos tornou a realização dessa dinâmica mais prejudicada.Centro de Excelência em Turismo (CET) - Universidade de Brasília (UnB)2023-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/4714110.26512/rev.cenario.v10i2.47141Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 10 No. 2 (2023): Desde 2022 em fluxo contínuo; 240-255Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 10 Núm. 2 (2023): Desde 2022 em fluxo contínuo; 240-255Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 10 No. 2 (2023): Desde 2022 em fluxo contínuo; 240-255Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território ; v. 10 n. 2 (2023): Desde 2022 em fluxo contínuo; 240-255Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 10 N.º 2 (2023): Desde 2022 em fluxo contínuo; 240-2552318-856110.26512/rev.cenario.v10i2reponame:Revista Cenárioinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/47141/36454Copyright (c) 2023 Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Donária Coelhode Jesus Lima, Talita2024-04-06T11:46:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/47141Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/revistacenariohttp://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/oai||revistacenario.cet.unb@gmail.com2318-85612318-8561opendoar:2024-04-06T11:46:46Revista Cenário - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto do Covid-19 nos passeios escolares: um estudo em escolas da rede pública de ensino fundamental em Planaltina-DF |
title |
O impacto do Covid-19 nos passeios escolares: um estudo em escolas da rede pública de ensino fundamental em Planaltina-DF |
spellingShingle |
O impacto do Covid-19 nos passeios escolares: um estudo em escolas da rede pública de ensino fundamental em Planaltina-DF Duarte, Donária Coelho passeios escolares Covid-19 aprendizagem ensino remoto pandemia |
title_short |
O impacto do Covid-19 nos passeios escolares: um estudo em escolas da rede pública de ensino fundamental em Planaltina-DF |
title_full |
O impacto do Covid-19 nos passeios escolares: um estudo em escolas da rede pública de ensino fundamental em Planaltina-DF |
title_fullStr |
O impacto do Covid-19 nos passeios escolares: um estudo em escolas da rede pública de ensino fundamental em Planaltina-DF |
title_full_unstemmed |
O impacto do Covid-19 nos passeios escolares: um estudo em escolas da rede pública de ensino fundamental em Planaltina-DF |
title_sort |
O impacto do Covid-19 nos passeios escolares: um estudo em escolas da rede pública de ensino fundamental em Planaltina-DF |
author |
Duarte, Donária Coelho |
author_facet |
Duarte, Donária Coelho de Jesus Lima, Talita |
author_role |
author |
author2 |
de Jesus Lima, Talita |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Donária Coelho de Jesus Lima, Talita |
dc.subject.por.fl_str_mv |
passeios escolares Covid-19 aprendizagem ensino remoto pandemia |
topic |
passeios escolares Covid-19 aprendizagem ensino remoto pandemia |
description |
This article aims to discuss school trips during the Covid-19 pandemic. It carries out a qualitative study with the coordinators of public elementary schools in the Administrative Region of Planaltina-DF. Due to the restrictive scenario of isolation social, the survey was carried out by telephone contact. The results indicate that school trips before the pandemic were educational tools, characterized as a teaching method that contributes to living, socializing and culture outside the classroom. The pandemic has made social inequality and increased school dropout more evident, which has made it difficult to carry out remote teaching. During this period, alternatives were used, such as the use of illustrations of tourist attractions. However, the students' poor quality internet made this dynamic more difficult. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/47141 10.26512/rev.cenario.v10i2.47141 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/47141 |
identifier_str_mv |
10.26512/rev.cenario.v10i2.47141 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/47141/36454 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Excelência em Turismo (CET) - Universidade de Brasília (UnB) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Excelência em Turismo (CET) - Universidade de Brasília (UnB) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 10 No. 2 (2023): Desde 2022 em fluxo contínuo; 240-255 Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 10 Núm. 2 (2023): Desde 2022 em fluxo contínuo; 240-255 Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 10 No. 2 (2023): Desde 2022 em fluxo contínuo; 240-255 Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território ; v. 10 n. 2 (2023): Desde 2022 em fluxo contínuo; 240-255 Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 10 N.º 2 (2023): Desde 2022 em fluxo contínuo; 240-255 2318-8561 10.26512/rev.cenario.v10i2 reponame:Revista Cenário instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Cenário |
collection |
Revista Cenário |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Cenário - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistacenario.cet.unb@gmail.com |
_version_ |
1797231710458347520 |