Turismo, unidades de conservação e inclusão social: uma análise da “Área de Proteção Ambiental Recifes de Corais” (APARC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Wagner Araújo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sonaglio, Kerlei Eniele
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Cenário
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/19082
Resumo: O trabalho objetiva conhecer como o planejamento e a gestão do turismo no âmbito da Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais (APARC) vêm sendo desenvolvido sob a ótica da inclusão social das populações tradicionais do entorno. Adotou-se a abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. Como instrumento de coleta, realizaram-se entrevistas semiestruturados, tendo como população do estudo os atores relacionados dinâmica turística, além da apreciação de documentos oficiais e legais. O método de análise de conteúdo permitiu compreender as relações e foi baseado nas dimensões da inclusão social no turismo de Sancho & Irving (2011). Foi possível constatar que o processo de criação da APARC não foi conduzido de modo participativo e consultivo em seus processos de criação e implementação. Além disso, foi possível perceber que a inclusão social no planejamento e gestão do turismo na APARC está atrelado, exclusivamente, a capacidade da atividade em gerar emprego e renda, sobretudo com a criação de novos postos de trabalhos que o mercado turístico oferece. Nesse sentido, permite-se afirmar que a concepção desse conceito impera em uma abordagem majoritariamente econômica, marcada por um discurso reducionista.
id UNB-26_741dfc6b1a0b181a80153fd85b3d6c7d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19082
network_acronym_str UNB-26
network_name_str Revista Cenário
repository_id_str
spelling Turismo, unidades de conservação e inclusão social: uma análise da “Área de Proteção Ambiental Recifes de Corais” (APARC)Turismo. Inclusão Social. Unidades de Conservação. Área de Proteção Ambiental Recifes de Corais.O trabalho objetiva conhecer como o planejamento e a gestão do turismo no âmbito da Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais (APARC) vêm sendo desenvolvido sob a ótica da inclusão social das populações tradicionais do entorno. Adotou-se a abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. Como instrumento de coleta, realizaram-se entrevistas semiestruturados, tendo como população do estudo os atores relacionados dinâmica turística, além da apreciação de documentos oficiais e legais. O método de análise de conteúdo permitiu compreender as relações e foi baseado nas dimensões da inclusão social no turismo de Sancho & Irving (2011). Foi possível constatar que o processo de criação da APARC não foi conduzido de modo participativo e consultivo em seus processos de criação e implementação. Além disso, foi possível perceber que a inclusão social no planejamento e gestão do turismo na APARC está atrelado, exclusivamente, a capacidade da atividade em gerar emprego e renda, sobretudo com a criação de novos postos de trabalhos que o mercado turístico oferece. Nesse sentido, permite-se afirmar que a concepção desse conceito impera em uma abordagem majoritariamente econômica, marcada por um discurso reducionista.Centro de Excelência em Turismo (CET) - Universidade de Brasília (UnB)2018-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/1908210.26512/revistacenario.v6i11.19082Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 6 No. 11 (2018); 35 - 57Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 6 Núm. 11 (2018); 35 - 57Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 6 No. 11 (2018); 35 - 57Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território ; v. 6 n. 11 (2018); 35 - 57Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 6 N.º 11 (2018); 35 - 572318-856110.26512/revistacenario.v6i11reponame:Revista Cenárioinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/19082/19507Oliveira, Wagner AraújoSonaglio, Kerlei Enieleinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-09T14:21:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19082Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/revistacenariohttp://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/oai||revistacenario.cet.unb@gmail.com2318-85612318-8561opendoar:2020-03-09T14:21:27Revista Cenário - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Turismo, unidades de conservação e inclusão social: uma análise da “Área de Proteção Ambiental Recifes de Corais” (APARC)
title Turismo, unidades de conservação e inclusão social: uma análise da “Área de Proteção Ambiental Recifes de Corais” (APARC)
spellingShingle Turismo, unidades de conservação e inclusão social: uma análise da “Área de Proteção Ambiental Recifes de Corais” (APARC)
Oliveira, Wagner Araújo
Turismo. Inclusão Social. Unidades de Conservação. Área de Proteção Ambiental Recifes de Corais.
title_short Turismo, unidades de conservação e inclusão social: uma análise da “Área de Proteção Ambiental Recifes de Corais” (APARC)
title_full Turismo, unidades de conservação e inclusão social: uma análise da “Área de Proteção Ambiental Recifes de Corais” (APARC)
title_fullStr Turismo, unidades de conservação e inclusão social: uma análise da “Área de Proteção Ambiental Recifes de Corais” (APARC)
title_full_unstemmed Turismo, unidades de conservação e inclusão social: uma análise da “Área de Proteção Ambiental Recifes de Corais” (APARC)
title_sort Turismo, unidades de conservação e inclusão social: uma análise da “Área de Proteção Ambiental Recifes de Corais” (APARC)
author Oliveira, Wagner Araújo
author_facet Oliveira, Wagner Araújo
Sonaglio, Kerlei Eniele
author_role author
author2 Sonaglio, Kerlei Eniele
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Wagner Araújo
Sonaglio, Kerlei Eniele
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo. Inclusão Social. Unidades de Conservação. Área de Proteção Ambiental Recifes de Corais.
topic Turismo. Inclusão Social. Unidades de Conservação. Área de Proteção Ambiental Recifes de Corais.
description O trabalho objetiva conhecer como o planejamento e a gestão do turismo no âmbito da Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais (APARC) vêm sendo desenvolvido sob a ótica da inclusão social das populações tradicionais do entorno. Adotou-se a abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. Como instrumento de coleta, realizaram-se entrevistas semiestruturados, tendo como população do estudo os atores relacionados dinâmica turística, além da apreciação de documentos oficiais e legais. O método de análise de conteúdo permitiu compreender as relações e foi baseado nas dimensões da inclusão social no turismo de Sancho & Irving (2011). Foi possível constatar que o processo de criação da APARC não foi conduzido de modo participativo e consultivo em seus processos de criação e implementação. Além disso, foi possível perceber que a inclusão social no planejamento e gestão do turismo na APARC está atrelado, exclusivamente, a capacidade da atividade em gerar emprego e renda, sobretudo com a criação de novos postos de trabalhos que o mercado turístico oferece. Nesse sentido, permite-se afirmar que a concepção desse conceito impera em uma abordagem majoritariamente econômica, marcada por um discurso reducionista.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/19082
10.26512/revistacenario.v6i11.19082
url https://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/19082
identifier_str_mv 10.26512/revistacenario.v6i11.19082
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/19082/19507
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Excelência em Turismo (CET) - Universidade de Brasília (UnB)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Excelência em Turismo (CET) - Universidade de Brasília (UnB)
dc.source.none.fl_str_mv Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 6 No. 11 (2018); 35 - 57
Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 6 Núm. 11 (2018); 35 - 57
Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 6 No. 11 (2018); 35 - 57
Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território ; v. 6 n. 11 (2018); 35 - 57
Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 6 N.º 11 (2018); 35 - 57
2318-8561
10.26512/revistacenario.v6i11
reponame:Revista Cenário
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Cenário
collection Revista Cenário
repository.name.fl_str_mv Revista Cenário - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacenario.cet.unb@gmail.com
_version_ 1797231709825007616