Cuidando do cuidador:: uma vivência com acadêmicos de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães Ximenes Neto, Francisco Rosemiro
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Brito, Maria da Conceição Coelho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/642
Resumo: O processo de formação a que estão submetidos os acadêmicos de Enfermagem, por conta, da carga horária exigida e até mesmo pelas condições impostas por seu processo de formação, tem levado-os a uma sobrecarga e, consequente, estresse. Assim, o estudo objetiva relatar a experiência das práticas de cuidando do cuidador com estudantes da Graduação em Enfermagem. Estudo descritivo, realizado a partir do relato da experiência do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral ”“ Ceará, Brasil, desde 2012. Descrição da experiência: após reforma curricular, em 2009, foram implantados os módulos transversais “Desenvolvimento Humano e Profissional” (DHP), que no sexto período aborda a temática “Cuidando do Cuidador”, como os seguintes objetivos de aprendizagem: Criar um espaço lúdico-criativo, em que os acadêmicos de Enfermagem possam expressar suas percepções, concepções e sentimentos acerca do cuidado de si, e a problemática que envolve o cuidador; e Estimular a introspecção dos acadêmicos de Enfermagem, para a reflexão acerca das ‘dores e delícias’ do processo de cuidar, buscando a qualidade de vida no trabalho e o encontro com o ‘Eu holístico’; a partir do referencial da Teoria do Cuidado Transpessoal de Jean Watson. A cada encontro, os acadêmicos de Enfermagem vivenciam atividades que envolvem arte-educação, com a realização de oficinas lúdico-criativas, com massa de modelar, cine pipoca, vivências terapêuticas, pintura em tela a partir do olhar da obra “Guerra e Paz” de Portinari. A Enfermagem em sua base enfoca a arte, a ciência, a ética e a estética. Com a inclusão da temática, os acadêmicos de Enfermagem tem se permitido uma maior reflexão sobre seu fazer e sua qualidade de vida no trabalho/espaço acadêmico.
id UNB-27_0937e157d651bdf70af961dc93398252
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/642
network_acronym_str UNB-27
network_name_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository_id_str
spelling Cuidando do cuidador:: uma vivência com acadêmicos de enfermagemEnfermagemEnsinoCriatividadeCuidadoO processo de formação a que estão submetidos os acadêmicos de Enfermagem, por conta, da carga horária exigida e até mesmo pelas condições impostas por seu processo de formação, tem levado-os a uma sobrecarga e, consequente, estresse. Assim, o estudo objetiva relatar a experiência das práticas de cuidando do cuidador com estudantes da Graduação em Enfermagem. Estudo descritivo, realizado a partir do relato da experiência do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral ”“ Ceará, Brasil, desde 2012. Descrição da experiência: após reforma curricular, em 2009, foram implantados os módulos transversais “Desenvolvimento Humano e Profissional” (DHP), que no sexto período aborda a temática “Cuidando do Cuidador”, como os seguintes objetivos de aprendizagem: Criar um espaço lúdico-criativo, em que os acadêmicos de Enfermagem possam expressar suas percepções, concepções e sentimentos acerca do cuidado de si, e a problemática que envolve o cuidador; e Estimular a introspecção dos acadêmicos de Enfermagem, para a reflexão acerca das ‘dores e delícias’ do processo de cuidar, buscando a qualidade de vida no trabalho e o encontro com o ‘Eu holístico’; a partir do referencial da Teoria do Cuidado Transpessoal de Jean Watson. A cada encontro, os acadêmicos de Enfermagem vivenciam atividades que envolvem arte-educação, com a realização de oficinas lúdico-criativas, com massa de modelar, cine pipoca, vivências terapêuticas, pintura em tela a partir do olhar da obra “Guerra e Paz” de Portinari. A Enfermagem em sua base enfoca a arte, a ciência, a ética e a estética. Com a inclusão da temática, os acadêmicos de Enfermagem tem se permitido uma maior reflexão sobre seu fazer e sua qualidade de vida no trabalho/espaço acadêmico.Universidade de Brasilia2014-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/642ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 5 No. 3 (2014); pag. 1166-1180Revista Gestão & Saúde; v. 5 n. 3 (2014); pag. 1166-11801982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/642/541Guimarães Ximenes Neto, Francisco RosemiroBrito, Maria da Conceição Coelhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T19:47:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/642Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T19:47:10Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Cuidando do cuidador:: uma vivência com acadêmicos de enfermagem
title Cuidando do cuidador:: uma vivência com acadêmicos de enfermagem
spellingShingle Cuidando do cuidador:: uma vivência com acadêmicos de enfermagem
Guimarães Ximenes Neto, Francisco Rosemiro
Enfermagem
Ensino
Criatividade
Cuidado
title_short Cuidando do cuidador:: uma vivência com acadêmicos de enfermagem
title_full Cuidando do cuidador:: uma vivência com acadêmicos de enfermagem
title_fullStr Cuidando do cuidador:: uma vivência com acadêmicos de enfermagem
title_full_unstemmed Cuidando do cuidador:: uma vivência com acadêmicos de enfermagem
title_sort Cuidando do cuidador:: uma vivência com acadêmicos de enfermagem
author Guimarães Ximenes Neto, Francisco Rosemiro
author_facet Guimarães Ximenes Neto, Francisco Rosemiro
Brito, Maria da Conceição Coelho
author_role author
author2 Brito, Maria da Conceição Coelho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães Ximenes Neto, Francisco Rosemiro
Brito, Maria da Conceição Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Ensino
Criatividade
Cuidado
topic Enfermagem
Ensino
Criatividade
Cuidado
description O processo de formação a que estão submetidos os acadêmicos de Enfermagem, por conta, da carga horária exigida e até mesmo pelas condições impostas por seu processo de formação, tem levado-os a uma sobrecarga e, consequente, estresse. Assim, o estudo objetiva relatar a experiência das práticas de cuidando do cuidador com estudantes da Graduação em Enfermagem. Estudo descritivo, realizado a partir do relato da experiência do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral ”“ Ceará, Brasil, desde 2012. Descrição da experiência: após reforma curricular, em 2009, foram implantados os módulos transversais “Desenvolvimento Humano e Profissional” (DHP), que no sexto período aborda a temática “Cuidando do Cuidador”, como os seguintes objetivos de aprendizagem: Criar um espaço lúdico-criativo, em que os acadêmicos de Enfermagem possam expressar suas percepções, concepções e sentimentos acerca do cuidado de si, e a problemática que envolve o cuidador; e Estimular a introspecção dos acadêmicos de Enfermagem, para a reflexão acerca das ‘dores e delícias’ do processo de cuidar, buscando a qualidade de vida no trabalho e o encontro com o ‘Eu holístico’; a partir do referencial da Teoria do Cuidado Transpessoal de Jean Watson. A cada encontro, os acadêmicos de Enfermagem vivenciam atividades que envolvem arte-educação, com a realização de oficinas lúdico-criativas, com massa de modelar, cine pipoca, vivências terapêuticas, pintura em tela a partir do olhar da obra “Guerra e Paz” de Portinari. A Enfermagem em sua base enfoca a arte, a ciência, a ética e a estética. Com a inclusão da temática, os acadêmicos de Enfermagem tem se permitido uma maior reflexão sobre seu fazer e sua qualidade de vida no trabalho/espaço acadêmico.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/642
url https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/642
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/642/541
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
dc.source.none.fl_str_mv ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 5 No. 3 (2014); pag. 1166-1180
Revista Gestão & Saúde; v. 5 n. 3 (2014); pag. 1166-1180
1982-4785
reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
collection Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv gestaoesaude@unb.br||
_version_ 1797174679166779392