Cuidando do cuidador:: uma vivência com acadêmicos de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/642 |
Resumo: | O processo de formação a que estão submetidos os acadêmicos de Enfermagem, por conta, da carga horária exigida e até mesmo pelas condições impostas por seu processo de formação, tem levado-os a uma sobrecarga e, consequente, estresse. Assim, o estudo objetiva relatar a experiência das práticas de cuidando do cuidador com estudantes da Graduação em Enfermagem. Estudo descritivo, realizado a partir do relato da experiência do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral ”“ Ceará, Brasil, desde 2012. Descrição da experiência: após reforma curricular, em 2009, foram implantados os módulos transversais “Desenvolvimento Humano e Profissional” (DHP), que no sexto período aborda a temática “Cuidando do Cuidador”, como os seguintes objetivos de aprendizagem: Criar um espaço lúdico-criativo, em que os acadêmicos de Enfermagem possam expressar suas percepções, concepções e sentimentos acerca do cuidado de si, e a problemática que envolve o cuidador; e Estimular a introspecção dos acadêmicos de Enfermagem, para a reflexão acerca das ‘dores e delícias’ do processo de cuidar, buscando a qualidade de vida no trabalho e o encontro com o ‘Eu holístico’; a partir do referencial da Teoria do Cuidado Transpessoal de Jean Watson. A cada encontro, os acadêmicos de Enfermagem vivenciam atividades que envolvem arte-educação, com a realização de oficinas lúdico-criativas, com massa de modelar, cine pipoca, vivências terapêuticas, pintura em tela a partir do olhar da obra “Guerra e Paz” de Portinari. A Enfermagem em sua base enfoca a arte, a ciência, a ética e a estética. Com a inclusão da temática, os acadêmicos de Enfermagem tem se permitido uma maior reflexão sobre seu fazer e sua qualidade de vida no trabalho/espaço acadêmico. |
id |
UNB-27_0937e157d651bdf70af961dc93398252 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/642 |
network_acronym_str |
UNB-27 |
network_name_str |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
repository_id_str |
|
spelling |
Cuidando do cuidador:: uma vivência com acadêmicos de enfermagemEnfermagemEnsinoCriatividadeCuidadoO processo de formação a que estão submetidos os acadêmicos de Enfermagem, por conta, da carga horária exigida e até mesmo pelas condições impostas por seu processo de formação, tem levado-os a uma sobrecarga e, consequente, estresse. Assim, o estudo objetiva relatar a experiência das práticas de cuidando do cuidador com estudantes da Graduação em Enfermagem. Estudo descritivo, realizado a partir do relato da experiência do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral ”“ Ceará, Brasil, desde 2012. Descrição da experiência: após reforma curricular, em 2009, foram implantados os módulos transversais “Desenvolvimento Humano e Profissional” (DHP), que no sexto período aborda a temática “Cuidando do Cuidador”, como os seguintes objetivos de aprendizagem: Criar um espaço lúdico-criativo, em que os acadêmicos de Enfermagem possam expressar suas percepções, concepções e sentimentos acerca do cuidado de si, e a problemática que envolve o cuidador; e Estimular a introspecção dos acadêmicos de Enfermagem, para a reflexão acerca das ‘dores e delícias’ do processo de cuidar, buscando a qualidade de vida no trabalho e o encontro com o ‘Eu holístico’; a partir do referencial da Teoria do Cuidado Transpessoal de Jean Watson. A cada encontro, os acadêmicos de Enfermagem vivenciam atividades que envolvem arte-educação, com a realização de oficinas lúdico-criativas, com massa de modelar, cine pipoca, vivências terapêuticas, pintura em tela a partir do olhar da obra “Guerra e Paz” de Portinari. A Enfermagem em sua base enfoca a arte, a ciência, a ética e a estética. Com a inclusão da temática, os acadêmicos de Enfermagem tem se permitido uma maior reflexão sobre seu fazer e sua qualidade de vida no trabalho/espaço acadêmico.Universidade de Brasilia2014-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/642ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 5 No. 3 (2014); pag. 1166-1180Revista Gestão & Saúde; v. 5 n. 3 (2014); pag. 1166-11801982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/642/541Guimarães Ximenes Neto, Francisco RosemiroBrito, Maria da Conceição Coelhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T19:47:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/642Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T19:47:10Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cuidando do cuidador:: uma vivência com acadêmicos de enfermagem |
title |
Cuidando do cuidador:: uma vivência com acadêmicos de enfermagem |
spellingShingle |
Cuidando do cuidador:: uma vivência com acadêmicos de enfermagem Guimarães Ximenes Neto, Francisco Rosemiro Enfermagem Ensino Criatividade Cuidado |
title_short |
Cuidando do cuidador:: uma vivência com acadêmicos de enfermagem |
title_full |
Cuidando do cuidador:: uma vivência com acadêmicos de enfermagem |
title_fullStr |
Cuidando do cuidador:: uma vivência com acadêmicos de enfermagem |
title_full_unstemmed |
Cuidando do cuidador:: uma vivência com acadêmicos de enfermagem |
title_sort |
Cuidando do cuidador:: uma vivência com acadêmicos de enfermagem |
author |
Guimarães Ximenes Neto, Francisco Rosemiro |
author_facet |
Guimarães Ximenes Neto, Francisco Rosemiro Brito, Maria da Conceição Coelho |
author_role |
author |
author2 |
Brito, Maria da Conceição Coelho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães Ximenes Neto, Francisco Rosemiro Brito, Maria da Conceição Coelho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Ensino Criatividade Cuidado |
topic |
Enfermagem Ensino Criatividade Cuidado |
description |
O processo de formação a que estão submetidos os acadêmicos de Enfermagem, por conta, da carga horária exigida e até mesmo pelas condições impostas por seu processo de formação, tem levado-os a uma sobrecarga e, consequente, estresse. Assim, o estudo objetiva relatar a experiência das práticas de cuidando do cuidador com estudantes da Graduação em Enfermagem. Estudo descritivo, realizado a partir do relato da experiência do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral ”“ Ceará, Brasil, desde 2012. Descrição da experiência: após reforma curricular, em 2009, foram implantados os módulos transversais “Desenvolvimento Humano e Profissional” (DHP), que no sexto período aborda a temática “Cuidando do Cuidador”, como os seguintes objetivos de aprendizagem: Criar um espaço lúdico-criativo, em que os acadêmicos de Enfermagem possam expressar suas percepções, concepções e sentimentos acerca do cuidado de si, e a problemática que envolve o cuidador; e Estimular a introspecção dos acadêmicos de Enfermagem, para a reflexão acerca das ‘dores e delícias’ do processo de cuidar, buscando a qualidade de vida no trabalho e o encontro com o ‘Eu holístico’; a partir do referencial da Teoria do Cuidado Transpessoal de Jean Watson. A cada encontro, os acadêmicos de Enfermagem vivenciam atividades que envolvem arte-educação, com a realização de oficinas lúdico-criativas, com massa de modelar, cine pipoca, vivências terapêuticas, pintura em tela a partir do olhar da obra “Guerra e Paz” de Portinari. A Enfermagem em sua base enfoca a arte, a ciência, a ética e a estética. Com a inclusão da temática, os acadêmicos de Enfermagem tem se permitido uma maior reflexão sobre seu fazer e sua qualidade de vida no trabalho/espaço acadêmico. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/642 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/642 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/642/541 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasilia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasilia |
dc.source.none.fl_str_mv |
ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 5 No. 3 (2014); pag. 1166-1180 Revista Gestão & Saúde; v. 5 n. 3 (2014); pag. 1166-1180 1982-4785 reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
collection |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
gestaoesaude@unb.br|| |
_version_ |
1797174679166779392 |