Cuidado humanizado no ensino de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672004000600027 |
Resumo: | Este relato de experiência docente desenvolve conteúdos relacionados ao cuidado humanizado à criança/adolescente e sua família, com os acadêmicos do Curso de Graduação em Enfermagem. Utiliza-se como metodologia as oficinas de Criatividade e Sensibilidade propostas por Cabra(1)l (1999) que se revelaram adequadas para abordar temas complexos como prevenção da violência contra criança/adolescente e o cuidado a famílias que vivenciam a doença do filho. Durante as oficinas, busca-se criar um espaço para a reflexão sobre o cuidado humanizado a partir da vivência dos acadêmicos. Verifica-se a importância de introduzir metodologias alternativas no processo de ensino aprendizagem do acadêmico buscando a construção do conhecimento e privilegiando a sua experiência. |
id |
ABEN-1_e498653c4865edf4ecebdf13a6443bd0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0034-71672004000600027 |
network_acronym_str |
ABEN-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Cuidado humanizado no ensino de enfermagemcuidado humanoensinooficinas de criatividadeEste relato de experiência docente desenvolve conteúdos relacionados ao cuidado humanizado à criança/adolescente e sua família, com os acadêmicos do Curso de Graduação em Enfermagem. Utiliza-se como metodologia as oficinas de Criatividade e Sensibilidade propostas por Cabra(1)l (1999) que se revelaram adequadas para abordar temas complexos como prevenção da violência contra criança/adolescente e o cuidado a famílias que vivenciam a doença do filho. Durante as oficinas, busca-se criar um espaço para a reflexão sobre o cuidado humanizado a partir da vivência dos acadêmicos. Verifica-se a importância de introduzir metodologias alternativas no processo de ensino aprendizagem do acadêmico buscando a construção do conhecimento e privilegiando a sua experiência.Associação Brasileira de Enfermagem2004-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672004000600027Revista Brasileira de Enfermagem v.57 n.6 2004reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71672004000600027info:eu-repo/semantics/openAccessMotta,Maria da Graçapor2009-03-10T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672004000600027Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2009-03-10T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cuidado humanizado no ensino de enfermagem |
title |
Cuidado humanizado no ensino de enfermagem |
spellingShingle |
Cuidado humanizado no ensino de enfermagem Motta,Maria da Graça cuidado humano ensino oficinas de criatividade |
title_short |
Cuidado humanizado no ensino de enfermagem |
title_full |
Cuidado humanizado no ensino de enfermagem |
title_fullStr |
Cuidado humanizado no ensino de enfermagem |
title_full_unstemmed |
Cuidado humanizado no ensino de enfermagem |
title_sort |
Cuidado humanizado no ensino de enfermagem |
author |
Motta,Maria da Graça |
author_facet |
Motta,Maria da Graça |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Motta,Maria da Graça |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cuidado humano ensino oficinas de criatividade |
topic |
cuidado humano ensino oficinas de criatividade |
description |
Este relato de experiência docente desenvolve conteúdos relacionados ao cuidado humanizado à criança/adolescente e sua família, com os acadêmicos do Curso de Graduação em Enfermagem. Utiliza-se como metodologia as oficinas de Criatividade e Sensibilidade propostas por Cabra(1)l (1999) que se revelaram adequadas para abordar temas complexos como prevenção da violência contra criança/adolescente e o cuidado a famílias que vivenciam a doença do filho. Durante as oficinas, busca-se criar um espaço para a reflexão sobre o cuidado humanizado a partir da vivência dos acadêmicos. Verifica-se a importância de introduzir metodologias alternativas no processo de ensino aprendizagem do acadêmico buscando a construção do conhecimento e privilegiando a sua experiência. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672004000600027 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672004000600027 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0034-71672004000600027 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem v.57 n.6 2004 reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online) instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) instacron:ABEN |
instname_str |
Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
instacron_str |
ABEN |
institution |
ABEN |
reponame_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
repository.mail.fl_str_mv |
reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br |
_version_ |
1754303027633717248 |