SENSIBILIZAÇÃO DE PAIS DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Ilana Freire
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Ferreira, Danyege Lima Araújo, Neto, José Machado Moita
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/982
Resumo: A saúde bucal dos pacientes especiais no Brasil mostra-se muito precária. Estudos mostram que pais com pouco conhecimento apresentam um menor cuidado em relação à saúde bucal de seus filhos. O presente estudo objetivou avaliar a efetividade de um programa de motivação para higiene bucal direcionado aos responsáveis de crianças portadoras de necessidades especiais, no Centro Integrado de Educação Especial (CIES). Para alcançá-lo observou-se a ocorrência de alteração nos valores do índice de Performance de Higiene Oral (PHP) das crianças e de seus respectivos responsáveis. Estudo prospectivo quantitativo descritivo, com delineamento longitudinal, constituído por 26 crianças especiais e responsáveis analisados na primeira etapa, com perda de 3 participantes da amostra para a segunda etapa, totalizando 23. As análises foram realizadas com nível de significância de 5%. O programa de educação mostrou-se efetivo aos pais, observou-se diminuição na presença de placa destes, a média de PHP inicial foi 1,64, com decréscimo no índice para 1,12. Concluiu-se que a participação nas ações de promoção de saúde realizadas obteve resultado positivo aos responsáveis, não ocorrendo o mesmo às crianças, mostra-se necessário o acompanhamento odontológico, com o intuito de uma maior estimulação para a real efetividade da higiene bucal destas crianças. DESCRITORES: Promoção de saúde, Saúde bucal, Paciente especiais.  
id UNB-27_12425fca99aea55ded122fb0aac1fe97
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/982
network_acronym_str UNB-27
network_name_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository_id_str
spelling SENSIBILIZAÇÃO DE PAIS DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAISPromoção de saúdeSaúde bucalPaciente especiaisA saúde bucal dos pacientes especiais no Brasil mostra-se muito precária. Estudos mostram que pais com pouco conhecimento apresentam um menor cuidado em relação à saúde bucal de seus filhos. O presente estudo objetivou avaliar a efetividade de um programa de motivação para higiene bucal direcionado aos responsáveis de crianças portadoras de necessidades especiais, no Centro Integrado de Educação Especial (CIES). Para alcançá-lo observou-se a ocorrência de alteração nos valores do índice de Performance de Higiene Oral (PHP) das crianças e de seus respectivos responsáveis. Estudo prospectivo quantitativo descritivo, com delineamento longitudinal, constituído por 26 crianças especiais e responsáveis analisados na primeira etapa, com perda de 3 participantes da amostra para a segunda etapa, totalizando 23. As análises foram realizadas com nível de significância de 5%. O programa de educação mostrou-se efetivo aos pais, observou-se diminuição na presença de placa destes, a média de PHP inicial foi 1,64, com decréscimo no índice para 1,12. Concluiu-se que a participação nas ações de promoção de saúde realizadas obteve resultado positivo aos responsáveis, não ocorrendo o mesmo às crianças, mostra-se necessário o acompanhamento odontológico, com o intuito de uma maior estimulação para a real efetividade da higiene bucal destas crianças. DESCRITORES: Promoção de saúde, Saúde bucal, Paciente especiais.  Universidade de Brasilia2014-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/982ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 5 No. 4 (2014); pag. 2353- 2368Revista Gestão & Saúde; v. 5 n. 4 (2014); pag. 2353- 23681982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/982/848Sousa, Ilana FreireFerreira, Danyege Lima AraújoNeto, José Machado Moitainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T19:49:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/982Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T19:49:42Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv SENSIBILIZAÇÃO DE PAIS DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
title SENSIBILIZAÇÃO DE PAIS DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
spellingShingle SENSIBILIZAÇÃO DE PAIS DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
Sousa, Ilana Freire
Promoção de saúde
Saúde bucal
Paciente especiais
title_short SENSIBILIZAÇÃO DE PAIS DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
title_full SENSIBILIZAÇÃO DE PAIS DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
title_fullStr SENSIBILIZAÇÃO DE PAIS DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
title_full_unstemmed SENSIBILIZAÇÃO DE PAIS DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
title_sort SENSIBILIZAÇÃO DE PAIS DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
author Sousa, Ilana Freire
author_facet Sousa, Ilana Freire
Ferreira, Danyege Lima Araújo
Neto, José Machado Moita
author_role author
author2 Ferreira, Danyege Lima Araújo
Neto, José Machado Moita
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Ilana Freire
Ferreira, Danyege Lima Araújo
Neto, José Machado Moita
dc.subject.por.fl_str_mv Promoção de saúde
Saúde bucal
Paciente especiais
topic Promoção de saúde
Saúde bucal
Paciente especiais
description A saúde bucal dos pacientes especiais no Brasil mostra-se muito precária. Estudos mostram que pais com pouco conhecimento apresentam um menor cuidado em relação à saúde bucal de seus filhos. O presente estudo objetivou avaliar a efetividade de um programa de motivação para higiene bucal direcionado aos responsáveis de crianças portadoras de necessidades especiais, no Centro Integrado de Educação Especial (CIES). Para alcançá-lo observou-se a ocorrência de alteração nos valores do índice de Performance de Higiene Oral (PHP) das crianças e de seus respectivos responsáveis. Estudo prospectivo quantitativo descritivo, com delineamento longitudinal, constituído por 26 crianças especiais e responsáveis analisados na primeira etapa, com perda de 3 participantes da amostra para a segunda etapa, totalizando 23. As análises foram realizadas com nível de significância de 5%. O programa de educação mostrou-se efetivo aos pais, observou-se diminuição na presença de placa destes, a média de PHP inicial foi 1,64, com decréscimo no índice para 1,12. Concluiu-se que a participação nas ações de promoção de saúde realizadas obteve resultado positivo aos responsáveis, não ocorrendo o mesmo às crianças, mostra-se necessário o acompanhamento odontológico, com o intuito de uma maior estimulação para a real efetividade da higiene bucal destas crianças. DESCRITORES: Promoção de saúde, Saúde bucal, Paciente especiais.  
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/982
url https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/982
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/982/848
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
dc.source.none.fl_str_mv ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 5 No. 4 (2014); pag. 2353- 2368
Revista Gestão & Saúde; v. 5 n. 4 (2014); pag. 2353- 2368
1982-4785
reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
collection Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv gestaoesaude@unb.br||
_version_ 1797174679508615168