SENSIBILIZAÇÃO DE PAIS DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/982 |
Resumo: | A saúde bucal dos pacientes especiais no Brasil mostra-se muito precária. Estudos mostram que pais com pouco conhecimento apresentam um menor cuidado em relação à saúde bucal de seus filhos. O presente estudo objetivou avaliar a efetividade de um programa de motivação para higiene bucal direcionado aos responsáveis de crianças portadoras de necessidades especiais, no Centro Integrado de Educação Especial (CIES). Para alcançá-lo observou-se a ocorrência de alteração nos valores do índice de Performance de Higiene Oral (PHP) das crianças e de seus respectivos responsáveis. Estudo prospectivo quantitativo descritivo, com delineamento longitudinal, constituído por 26 crianças especiais e responsáveis analisados na primeira etapa, com perda de 3 participantes da amostra para a segunda etapa, totalizando 23. As análises foram realizadas com nível de significância de 5%. O programa de educação mostrou-se efetivo aos pais, observou-se diminuição na presença de placa destes, a média de PHP inicial foi 1,64, com decréscimo no índice para 1,12. Concluiu-se que a participação nas ações de promoção de saúde realizadas obteve resultado positivo aos responsáveis, não ocorrendo o mesmo à s crianças, mostra-se necessário o acompanhamento odontológico, com o intuito de uma maior estimulação para a real efetividade da higiene bucal destas crianças. DESCRITORES: Promoção de saúde, Saúde bucal, Paciente especiais. |
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SENSIBILIZAÇÃO DE PAIS DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAISPromoção de saúdeSaúde bucalPaciente especiaisA saúde bucal dos pacientes especiais no Brasil mostra-se muito precária. Estudos mostram que pais com pouco conhecimento apresentam um menor cuidado em relação à saúde bucal de seus filhos. O presente estudo objetivou avaliar a efetividade de um programa de motivação para higiene bucal direcionado aos responsáveis de crianças portadoras de necessidades especiais, no Centro Integrado de Educação Especial (CIES). Para alcançá-lo observou-se a ocorrência de alteração nos valores do índice de Performance de Higiene Oral (PHP) das crianças e de seus respectivos responsáveis. Estudo prospectivo quantitativo descritivo, com delineamento longitudinal, constituído por 26 crianças especiais e responsáveis analisados na primeira etapa, com perda de 3 participantes da amostra para a segunda etapa, totalizando 23. As análises foram realizadas com nível de significância de 5%. O programa de educação mostrou-se efetivo aos pais, observou-se diminuição na presença de placa destes, a média de PHP inicial foi 1,64, com decréscimo no índice para 1,12. Concluiu-se que a participação nas ações de promoção de saúde realizadas obteve resultado positivo aos responsáveis, não ocorrendo o mesmo à s crianças, mostra-se necessário o acompanhamento odontológico, com o intuito de uma maior estimulação para a real efetividade da higiene bucal destas crianças. DESCRITORES: Promoção de saúde, Saúde bucal, Paciente especiais. Universidade de Brasilia2014-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/982ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 5 No. 4 (2014); pag. 2353- 2368Revista Gestão & Saúde; v. 5 n. 4 (2014); pag. 2353- 23681982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/982/848Sousa, Ilana FreireFerreira, Danyege Lima AraújoNeto, José Machado Moitainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T19:49:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/982Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T19:49:42Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false |
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