Atividade física como instrumento de educação popular em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monte, Rodrigo Santos do
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Batista, Nancy Nay Leite de Araújo Loiola, Lima, Sandra Cecília de Souza, Teixeira, Juraci Araújo, Soares, Zumira Barreira, Aguiar, Yatamires Pâmela da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2721
Resumo: OBJETIVO: Mostrar a atividade física em grupo como instrumento de Educação Popular em Saúde. MÉTODOS: Relato de experiência de atividade física coletiva em idosos como instrumento de Educação Popular em Saúde. Acontece na Unidade de Saúde Dr. Antônio Benício Freire da Silva. O projeto de flexibilidade e exercícios funcionais iniciou em 2014. Acontece duas vezes por semana, com duração de uma hora, com uma média de 18 participantes. As sessões seguem um roteiro predefinido com aquecimento, exercícios Funcionais e de Força e finaliza com a volta calma. Os materiais utilizados são garrafinhas de água mineral, bambolês, bastões, bolas de plástico e cadeiras. RESULTADOS: As falas informais dos participantes referem melhora da fraqueza muscular nos membros superiores e inferiores, pois conseguem realizar atividades da vida diária (AVDs), que não conseguiam mais executar como subir escadas, alcançar objetos guardados em lugares altos. Há relatos de melhora nas relações pessoais, redução de sentimento de tristeza e depressão, entendimento dos integrantes do grupo quanto a importância da atividade física na melhora na execução e no desempenho das atividades de vida diária.
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