Refletindo a relação movimentos sociais e governo:: mudanças na gestão e inclusão da participação popular nas políticas públicas de saúde.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Esdras Daniel dos Santos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pedrosa, José Ivo dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/7
Resumo: Este estudo trata de uma análise teórica voltada à sistematização do processo de institucionalização da temática Educação Popular em várias estruturas do governo federal brasileiro e, particularmente a Educação Popular e Saúde, na estrutura organizacional do Ministério da Saúde, tendo como objetivo principal a reflexão crítica a respeito da relação estabelecida entre Movimentos Sociais (sociedade civil) e Governo, sobretudo o processo de institucionalização. Enquanto método de construção buscou-se a utilização dos referenciais teóricos à cerca da teoria de novos movimentos sociais como base para a reflexão. Destaca-se, enquanto resultado, o reconhecimento da capacidade de produção política dos espaços de diálogo entre governo e sociedade civil, apontando para a necessidade de novas formas de estabelecimento desta relação e a reflexão da Educação Popular que, para além da perspectiva metodológica, apresenta potencial de fortalecimento da democracia, representando, assim, uma matriz político-pedagógica capaz de orientar a participação social em saúde.
id UNB-27_3b8a65a6df404806576ca3c74d1d5684
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7
network_acronym_str UNB-27
network_name_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository_id_str
spelling Refletindo a relação movimentos sociais e governo:: mudanças na gestão e inclusão da participação popular nas políticas públicas de saúde.Este estudo trata de uma análise teórica voltada à sistematização do processo de institucionalização da temática Educação Popular em várias estruturas do governo federal brasileiro e, particularmente a Educação Popular e Saúde, na estrutura organizacional do Ministério da Saúde, tendo como objetivo principal a reflexão crítica a respeito da relação estabelecida entre Movimentos Sociais (sociedade civil) e Governo, sobretudo o processo de institucionalização. Enquanto método de construção buscou-se a utilização dos referenciais teóricos à cerca da teoria de novos movimentos sociais como base para a reflexão. Destaca-se, enquanto resultado, o reconhecimento da capacidade de produção política dos espaços de diálogo entre governo e sociedade civil, apontando para a necessidade de novas formas de estabelecimento desta relação e a reflexão da Educação Popular que, para além da perspectiva metodológica, apresenta potencial de fortalecimento da democracia, representando, assim, uma matriz político-pedagógica capaz de orientar a participação social em saúde.Universidade de Brasilia2017-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/7ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 1 No. 1 (2010); 4-7Revista Gestão & Saúde; v. 1 n. 1 (2010); 4-71982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/7/7Pereira, Esdras Daniel dos SantosPedrosa, José Ivo dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T18:40:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T18:40:07Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Refletindo a relação movimentos sociais e governo:: mudanças na gestão e inclusão da participação popular nas políticas públicas de saúde.
title Refletindo a relação movimentos sociais e governo:: mudanças na gestão e inclusão da participação popular nas políticas públicas de saúde.
spellingShingle Refletindo a relação movimentos sociais e governo:: mudanças na gestão e inclusão da participação popular nas políticas públicas de saúde.
Pereira, Esdras Daniel dos Santos
title_short Refletindo a relação movimentos sociais e governo:: mudanças na gestão e inclusão da participação popular nas políticas públicas de saúde.
title_full Refletindo a relação movimentos sociais e governo:: mudanças na gestão e inclusão da participação popular nas políticas públicas de saúde.
title_fullStr Refletindo a relação movimentos sociais e governo:: mudanças na gestão e inclusão da participação popular nas políticas públicas de saúde.
title_full_unstemmed Refletindo a relação movimentos sociais e governo:: mudanças na gestão e inclusão da participação popular nas políticas públicas de saúde.
title_sort Refletindo a relação movimentos sociais e governo:: mudanças na gestão e inclusão da participação popular nas políticas públicas de saúde.
author Pereira, Esdras Daniel dos Santos
author_facet Pereira, Esdras Daniel dos Santos
Pedrosa, José Ivo dos Santos
author_role author
author2 Pedrosa, José Ivo dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Esdras Daniel dos Santos
Pedrosa, José Ivo dos Santos
description Este estudo trata de uma análise teórica voltada à sistematização do processo de institucionalização da temática Educação Popular em várias estruturas do governo federal brasileiro e, particularmente a Educação Popular e Saúde, na estrutura organizacional do Ministério da Saúde, tendo como objetivo principal a reflexão crítica a respeito da relação estabelecida entre Movimentos Sociais (sociedade civil) e Governo, sobretudo o processo de institucionalização. Enquanto método de construção buscou-se a utilização dos referenciais teóricos à cerca da teoria de novos movimentos sociais como base para a reflexão. Destaca-se, enquanto resultado, o reconhecimento da capacidade de produção política dos espaços de diálogo entre governo e sociedade civil, apontando para a necessidade de novas formas de estabelecimento desta relação e a reflexão da Educação Popular que, para além da perspectiva metodológica, apresenta potencial de fortalecimento da democracia, representando, assim, uma matriz político-pedagógica capaz de orientar a participação social em saúde.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/7
url https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/7/7
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
dc.source.none.fl_str_mv ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 1 No. 1 (2010); 4-7
Revista Gestão & Saúde; v. 1 n. 1 (2010); 4-7
1982-4785
reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
collection Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv gestaoesaude@unb.br||
_version_ 1797174677740716032