Zumbido e perda auditiva induzida por ruído em trabalhadores expostos ao ruído ocupacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boger, Marlene Escher
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Barreto, Monique Antunes de Souza Chelminski
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2918
Resumo: O ruído é um dos agentes nocivos à saúde que está presente nos mais diversos ramos de atividade econômica. Entre as queixas mais relatadas por trabalhadores expostos ao ruído ocupacional, encontram-se a perda auditiva e o zumbido. Objetivo: Avaliar a associação entre Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR) e Zumbido em trabalhadores do Distrito Federal. Material e Método: Trata-se de estudo de coorte histórica com corte transversal realizado em indústrias metalúrgicas, madeireiras e marmorarias, com níveis de ruído acima de 85dB, nas quais avaliou-se o limiar auditivo para as frequências de 250Hz a 8.000Hz, e por meio de anamnese ocupacional foram identificados aspectos relacionados à morbidade. Resultados: Foram realizadas 192 avaliações do limiar auditivo precedidas de anamnese ocupacional. Ao avaliar a prevalência de zumbido nos trabalhadores, observou-se que 45,8% referem apresentar esta sensação, sendo que 34,1% afirmam sentir frequentemente e 65,9% percebem o zumbido raramente. Em relação à PAIR observou-se que 49,0% dos resultados audiométricos apresentam entalhe em frequências agudas no audiograma. A ocorrência de zumbido entre os trabalhadores com PAIR mostrou prevalência de 56,4%. Conclusão: A ocorrência de zumbido entre os trabalhadores com PAIR apresentou forte associação neste estudo.
id UNB-27_402c1680c9fda45dbcf5fb7af2a139bf
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2918
network_acronym_str UNB-27
network_name_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository_id_str
spelling Zumbido e perda auditiva induzida por ruído em trabalhadores expostos ao ruído ocupacionalO ruído é um dos agentes nocivos à saúde que está presente nos mais diversos ramos de atividade econômica. Entre as queixas mais relatadas por trabalhadores expostos ao ruído ocupacional, encontram-se a perda auditiva e o zumbido. Objetivo: Avaliar a associação entre Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR) e Zumbido em trabalhadores do Distrito Federal. Material e Método: Trata-se de estudo de coorte histórica com corte transversal realizado em indústrias metalúrgicas, madeireiras e marmorarias, com níveis de ruído acima de 85dB, nas quais avaliou-se o limiar auditivo para as frequências de 250Hz a 8.000Hz, e por meio de anamnese ocupacional foram identificados aspectos relacionados à morbidade. Resultados: Foram realizadas 192 avaliações do limiar auditivo precedidas de anamnese ocupacional. Ao avaliar a prevalência de zumbido nos trabalhadores, observou-se que 45,8% referem apresentar esta sensação, sendo que 34,1% afirmam sentir frequentemente e 65,9% percebem o zumbido raramente. Em relação à PAIR observou-se que 49,0% dos resultados audiométricos apresentam entalhe em frequências agudas no audiograma. A ocorrência de zumbido entre os trabalhadores com PAIR mostrou prevalência de 56,4%. Conclusão: A ocorrência de zumbido entre os trabalhadores com PAIR apresentou forte associação neste estudo.Universidade de Brasilia2015-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2918ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 6 No. 2 (2015); Pag. 1321-1333Revista Gestão & Saúde; v. 6 n. 2 (2015); Pag. 1321-13331982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2918/2621Boger, Marlene EscherBarreto, Monique Antunes de Souza Chelminskiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T20:02:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2918Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T20:02:02Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Zumbido e perda auditiva induzida por ruído em trabalhadores expostos ao ruído ocupacional
title Zumbido e perda auditiva induzida por ruído em trabalhadores expostos ao ruído ocupacional
spellingShingle Zumbido e perda auditiva induzida por ruído em trabalhadores expostos ao ruído ocupacional
Boger, Marlene Escher
title_short Zumbido e perda auditiva induzida por ruído em trabalhadores expostos ao ruído ocupacional
title_full Zumbido e perda auditiva induzida por ruído em trabalhadores expostos ao ruído ocupacional
title_fullStr Zumbido e perda auditiva induzida por ruído em trabalhadores expostos ao ruído ocupacional
title_full_unstemmed Zumbido e perda auditiva induzida por ruído em trabalhadores expostos ao ruído ocupacional
title_sort Zumbido e perda auditiva induzida por ruído em trabalhadores expostos ao ruído ocupacional
author Boger, Marlene Escher
author_facet Boger, Marlene Escher
Barreto, Monique Antunes de Souza Chelminski
author_role author
author2 Barreto, Monique Antunes de Souza Chelminski
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boger, Marlene Escher
Barreto, Monique Antunes de Souza Chelminski
description O ruído é um dos agentes nocivos à saúde que está presente nos mais diversos ramos de atividade econômica. Entre as queixas mais relatadas por trabalhadores expostos ao ruído ocupacional, encontram-se a perda auditiva e o zumbido. Objetivo: Avaliar a associação entre Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR) e Zumbido em trabalhadores do Distrito Federal. Material e Método: Trata-se de estudo de coorte histórica com corte transversal realizado em indústrias metalúrgicas, madeireiras e marmorarias, com níveis de ruído acima de 85dB, nas quais avaliou-se o limiar auditivo para as frequências de 250Hz a 8.000Hz, e por meio de anamnese ocupacional foram identificados aspectos relacionados à morbidade. Resultados: Foram realizadas 192 avaliações do limiar auditivo precedidas de anamnese ocupacional. Ao avaliar a prevalência de zumbido nos trabalhadores, observou-se que 45,8% referem apresentar esta sensação, sendo que 34,1% afirmam sentir frequentemente e 65,9% percebem o zumbido raramente. Em relação à PAIR observou-se que 49,0% dos resultados audiométricos apresentam entalhe em frequências agudas no audiograma. A ocorrência de zumbido entre os trabalhadores com PAIR mostrou prevalência de 56,4%. Conclusão: A ocorrência de zumbido entre os trabalhadores com PAIR apresentou forte associação neste estudo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2918
url https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2918
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2918/2621
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
dc.source.none.fl_str_mv ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 6 No. 2 (2015); Pag. 1321-1333
Revista Gestão & Saúde; v. 6 n. 2 (2015); Pag. 1321-1333
1982-4785
reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
collection Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv gestaoesaude@unb.br||
_version_ 1797174680362156032