POBREZA E COR NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS:: SABERES NECESSÁRIOS AO TRABALHO DE INCLUSÃO ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/299 |
Resumo: | Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de Mestrado, em que o problema das crianças que vivem processos de diferenciações e desigualdades nas relações escolares foi pensado em seus possíveis vínculos com as condições socioeconômicas e a cor/raça, sendo investigado através da percepção das crianças. Pretende contribuir para a reflexão acerca da formação inicial e continuada de profissionais envolvidos/as com o trabalho escolar, com competências para perceberem e se questionarem quanto aos seus modos de sentir e agir, observando as discriminações, exclusões/marginalizações que ajudam a produzir no cotidiano escolar. A pesquisa, do tipo etnográfico, fez uso de relatos das crianças, classificação de cor/raça, levantamento socioeconômico, observações e entrevistas com as crianças e as professoras. A análise dos resultados indica a necessidade de discussão a respeito da cultura escolar como fonte importante na construção das identidades, uma vez que a pesquisa permitiu identificar as práticas cotidianas as quais discriminam e excluem crianças que supostamente deveriam encontrar, na escola, um ambiente inclusivo capaz de promover a construção de uma imagem positiva de si mesmas, da população negra, de sua estética e da cultura. |
id |
UNB-27_40934c9d64e834ebed85d8be9dafbd47 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/299 |
network_acronym_str |
UNB-27 |
network_name_str |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
repository_id_str |
|
spelling |
POBREZA E COR NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS:: SABERES NECESSÁRIOS AO TRABALHO DE INCLUSÃO ESCOLAREste artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de Mestrado, em que o problema das crianças que vivem processos de diferenciações e desigualdades nas relações escolares foi pensado em seus possíveis vínculos com as condições socioeconômicas e a cor/raça, sendo investigado através da percepção das crianças. Pretende contribuir para a reflexão acerca da formação inicial e continuada de profissionais envolvidos/as com o trabalho escolar, com competências para perceberem e se questionarem quanto aos seus modos de sentir e agir, observando as discriminações, exclusões/marginalizações que ajudam a produzir no cotidiano escolar. A pesquisa, do tipo etnográfico, fez uso de relatos das crianças, classificação de cor/raça, levantamento socioeconômico, observações e entrevistas com as crianças e as professoras. A análise dos resultados indica a necessidade de discussão a respeito da cultura escolar como fonte importante na construção das identidades, uma vez que a pesquisa permitiu identificar as práticas cotidianas as quais discriminam e excluem crianças que supostamente deveriam encontrar, na escola, um ambiente inclusivo capaz de promover a construção de uma imagem positiva de si mesmas, da população negra, de sua estética e da cultura.Universidade de Brasilia2017-08-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/299ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Edição Especial 3; pag. 674-687Revista Gestão & Saúde; Edição Especial 3; pag. 674-6871982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/299/286de Aguiar, Deise Maria SantosMoreira, Maria de Fátima Saluminfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T19:18:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/299Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T19:18Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
POBREZA E COR NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS:: SABERES NECESSÁRIOS AO TRABALHO DE INCLUSÃO ESCOLAR |
title |
POBREZA E COR NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS:: SABERES NECESSÁRIOS AO TRABALHO DE INCLUSÃO ESCOLAR |
spellingShingle |
POBREZA E COR NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS:: SABERES NECESSÁRIOS AO TRABALHO DE INCLUSÃO ESCOLAR de Aguiar, Deise Maria Santos |
title_short |
POBREZA E COR NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS:: SABERES NECESSÁRIOS AO TRABALHO DE INCLUSÃO ESCOLAR |
title_full |
POBREZA E COR NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS:: SABERES NECESSÁRIOS AO TRABALHO DE INCLUSÃO ESCOLAR |
title_fullStr |
POBREZA E COR NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS:: SABERES NECESSÁRIOS AO TRABALHO DE INCLUSÃO ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
POBREZA E COR NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS:: SABERES NECESSÁRIOS AO TRABALHO DE INCLUSÃO ESCOLAR |
title_sort |
POBREZA E COR NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS:: SABERES NECESSÁRIOS AO TRABALHO DE INCLUSÃO ESCOLAR |
author |
de Aguiar, Deise Maria Santos |
author_facet |
de Aguiar, Deise Maria Santos Moreira, Maria de Fátima Salum |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Maria de Fátima Salum |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Aguiar, Deise Maria Santos Moreira, Maria de Fátima Salum |
description |
Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de Mestrado, em que o problema das crianças que vivem processos de diferenciações e desigualdades nas relações escolares foi pensado em seus possíveis vínculos com as condições socioeconômicas e a cor/raça, sendo investigado através da percepção das crianças. Pretende contribuir para a reflexão acerca da formação inicial e continuada de profissionais envolvidos/as com o trabalho escolar, com competências para perceberem e se questionarem quanto aos seus modos de sentir e agir, observando as discriminações, exclusões/marginalizações que ajudam a produzir no cotidiano escolar. A pesquisa, do tipo etnográfico, fez uso de relatos das crianças, classificação de cor/raça, levantamento socioeconômico, observações e entrevistas com as crianças e as professoras. A análise dos resultados indica a necessidade de discussão a respeito da cultura escolar como fonte importante na construção das identidades, uma vez que a pesquisa permitiu identificar as práticas cotidianas as quais discriminam e excluem crianças que supostamente deveriam encontrar, na escola, um ambiente inclusivo capaz de promover a construção de uma imagem positiva de si mesmas, da população negra, de sua estética e da cultura. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/299 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/299 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/299/286 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasilia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasilia |
dc.source.none.fl_str_mv |
ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Edição Especial 3; pag. 674-687 Revista Gestão & Saúde; Edição Especial 3; pag. 674-687 1982-4785 reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
collection |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
gestaoesaude@unb.br|| |
_version_ |
1797174678616276992 |