POBREZA E COR NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS:: SABERES NECESSÁRIOS AO TRABALHO DE INCLUSÃO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Aguiar, Deise Maria Santos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Moreira, Maria de Fátima Salum
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/299
Resumo: Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de Mestrado, em que o problema das crianças que vivem processos de diferenciações e desigualdades nas relações escolares foi pensado em seus possíveis vínculos com as condições socioeconômicas e a cor/raça, sendo investigado através da percepção das crianças. Pretende contribuir para a reflexão acerca da formação inicial e continuada de profissionais envolvidos/as com o trabalho escolar, com competências para perceberem e se questionarem quanto aos seus modos de sentir e agir, observando as discriminações, exclusões/marginalizações que ajudam a produzir no cotidiano escolar. A pesquisa, do tipo etnográfico, fez uso de relatos das crianças, classificação de cor/raça, levantamento socioeconômico, observações e entrevistas com as crianças e as professoras. A análise dos resultados indica a necessidade de discussão a respeito da cultura escolar como fonte importante na construção das identidades, uma vez que a pesquisa permitiu identificar as práticas cotidianas as quais discriminam e excluem crianças que supostamente deveriam encontrar, na escola, um ambiente inclusivo capaz de promover a construção de uma imagem positiva de si mesmas, da população negra, de sua estética e da cultura.
id UNB-27_40934c9d64e834ebed85d8be9dafbd47
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/299
network_acronym_str UNB-27
network_name_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository_id_str
spelling POBREZA E COR NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS:: SABERES NECESSÁRIOS AO TRABALHO DE INCLUSÃO ESCOLAREste artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de Mestrado, em que o problema das crianças que vivem processos de diferenciações e desigualdades nas relações escolares foi pensado em seus possíveis vínculos com as condições socioeconômicas e a cor/raça, sendo investigado através da percepção das crianças. Pretende contribuir para a reflexão acerca da formação inicial e continuada de profissionais envolvidos/as com o trabalho escolar, com competências para perceberem e se questionarem quanto aos seus modos de sentir e agir, observando as discriminações, exclusões/marginalizações que ajudam a produzir no cotidiano escolar. A pesquisa, do tipo etnográfico, fez uso de relatos das crianças, classificação de cor/raça, levantamento socioeconômico, observações e entrevistas com as crianças e as professoras. A análise dos resultados indica a necessidade de discussão a respeito da cultura escolar como fonte importante na construção das identidades, uma vez que a pesquisa permitiu identificar as práticas cotidianas as quais discriminam e excluem crianças que supostamente deveriam encontrar, na escola, um ambiente inclusivo capaz de promover a construção de uma imagem positiva de si mesmas, da população negra, de sua estética e da cultura.Universidade de Brasilia2017-08-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/299ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Edição Especial 3; pag. 674-687Revista Gestão & Saúde; Edição Especial 3; pag. 674-6871982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/299/286de Aguiar, Deise Maria SantosMoreira, Maria de Fátima Saluminfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T19:18:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/299Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T19:18Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv POBREZA E COR NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS:: SABERES NECESSÁRIOS AO TRABALHO DE INCLUSÃO ESCOLAR
title POBREZA E COR NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS:: SABERES NECESSÁRIOS AO TRABALHO DE INCLUSÃO ESCOLAR
spellingShingle POBREZA E COR NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS:: SABERES NECESSÁRIOS AO TRABALHO DE INCLUSÃO ESCOLAR
de Aguiar, Deise Maria Santos
title_short POBREZA E COR NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS:: SABERES NECESSÁRIOS AO TRABALHO DE INCLUSÃO ESCOLAR
title_full POBREZA E COR NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS:: SABERES NECESSÁRIOS AO TRABALHO DE INCLUSÃO ESCOLAR
title_fullStr POBREZA E COR NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS:: SABERES NECESSÁRIOS AO TRABALHO DE INCLUSÃO ESCOLAR
title_full_unstemmed POBREZA E COR NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS:: SABERES NECESSÁRIOS AO TRABALHO DE INCLUSÃO ESCOLAR
title_sort POBREZA E COR NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS:: SABERES NECESSÁRIOS AO TRABALHO DE INCLUSÃO ESCOLAR
author de Aguiar, Deise Maria Santos
author_facet de Aguiar, Deise Maria Santos
Moreira, Maria de Fátima Salum
author_role author
author2 Moreira, Maria de Fátima Salum
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Aguiar, Deise Maria Santos
Moreira, Maria de Fátima Salum
description Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de Mestrado, em que o problema das crianças que vivem processos de diferenciações e desigualdades nas relações escolares foi pensado em seus possíveis vínculos com as condições socioeconômicas e a cor/raça, sendo investigado através da percepção das crianças. Pretende contribuir para a reflexão acerca da formação inicial e continuada de profissionais envolvidos/as com o trabalho escolar, com competências para perceberem e se questionarem quanto aos seus modos de sentir e agir, observando as discriminações, exclusões/marginalizações que ajudam a produzir no cotidiano escolar. A pesquisa, do tipo etnográfico, fez uso de relatos das crianças, classificação de cor/raça, levantamento socioeconômico, observações e entrevistas com as crianças e as professoras. A análise dos resultados indica a necessidade de discussão a respeito da cultura escolar como fonte importante na construção das identidades, uma vez que a pesquisa permitiu identificar as práticas cotidianas as quais discriminam e excluem crianças que supostamente deveriam encontrar, na escola, um ambiente inclusivo capaz de promover a construção de uma imagem positiva de si mesmas, da população negra, de sua estética e da cultura.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/299
url https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/299/286
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
dc.source.none.fl_str_mv ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Edição Especial 3; pag. 674-687
Revista Gestão & Saúde; Edição Especial 3; pag. 674-687
1982-4785
reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
collection Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv gestaoesaude@unb.br||
_version_ 1797174678616276992