Educação superior brasileira ”“: Considerações sobre a política de avaliação na área da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Griboski, Claudia Maffini
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/105
Resumo: O presente trabalho versa sobre a educação superior brasileira frente às práticas da avaliação, explicitando a importância do seu uso na gestão acadêmica e institucional para a garantia do permanente acompanhamento da qualidade da oferta.  Com esse objetivo discute a trajetória da política de avaliação da educação superior com ênfase na construção do atual Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).  Nessa perspectiva, realiza uma pesquisa exploratória com análise descritiva dos elementos constitutivos do Sinaes, instrumentos e indicadores, bem como resultados do ciclo avaliativo em 2004, 2007 e 2010 com a finalidade de caracterizar e comparar a evolução dos cursos na área da saúde e projetar melhorias no seu desenvolvimento. Enfim, a comparação desses resultados, em especial dos cursos de enfermagem, pela notável expansão no período, mostra sua importância como elemento indutor da mudança de atitudes pessoais e profissionais dos docentes e demais envolvidos no processo educativo. Além disso, possibilita às IES, à proposição de alterações curriculares que atendam a perspectiva de melhorar a formação dos estudantes, contribuindo para o estabelecimento da cultura de avaliação na educação superior que garanta à sociedade confiabilidade nos resultados e credibilidade na qualidade dos cursos ofertados.
id UNB-27_4872da64d4936dfde5cc3af6d2dd85d6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/105
network_acronym_str UNB-27
network_name_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository_id_str
spelling Educação superior brasileira ”“: Considerações sobre a política de avaliação na área da saúdeAvaliaçãoEducação superiorÁrea da saúdeO presente trabalho versa sobre a educação superior brasileira frente às práticas da avaliação, explicitando a importância do seu uso na gestão acadêmica e institucional para a garantia do permanente acompanhamento da qualidade da oferta.  Com esse objetivo discute a trajetória da política de avaliação da educação superior com ênfase na construção do atual Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).  Nessa perspectiva, realiza uma pesquisa exploratória com análise descritiva dos elementos constitutivos do Sinaes, instrumentos e indicadores, bem como resultados do ciclo avaliativo em 2004, 2007 e 2010 com a finalidade de caracterizar e comparar a evolução dos cursos na área da saúde e projetar melhorias no seu desenvolvimento. Enfim, a comparação desses resultados, em especial dos cursos de enfermagem, pela notável expansão no período, mostra sua importância como elemento indutor da mudança de atitudes pessoais e profissionais dos docentes e demais envolvidos no processo educativo. Além disso, possibilita às IES, à proposição de alterações curriculares que atendam a perspectiva de melhorar a formação dos estudantes, contribuindo para o estabelecimento da cultura de avaliação na educação superior que garanta à sociedade confiabilidade nos resultados e credibilidade na qualidade dos cursos ofertados.Universidade de Brasilia2017-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/105ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 3 No. 1 (2012); 352-331Revista Gestão & Saúde; v. 3 n. 1 (2012); 352-3311982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/105/101Griboski, Claudia Maffiniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T18:43:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/105Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T18:43:59Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação superior brasileira ”“: Considerações sobre a política de avaliação na área da saúde
title Educação superior brasileira ”“: Considerações sobre a política de avaliação na área da saúde
spellingShingle Educação superior brasileira ”“: Considerações sobre a política de avaliação na área da saúde
Griboski, Claudia Maffini
Avaliação
Educação superior
Área da saúde
title_short Educação superior brasileira ”“: Considerações sobre a política de avaliação na área da saúde
title_full Educação superior brasileira ”“: Considerações sobre a política de avaliação na área da saúde
title_fullStr Educação superior brasileira ”“: Considerações sobre a política de avaliação na área da saúde
title_full_unstemmed Educação superior brasileira ”“: Considerações sobre a política de avaliação na área da saúde
title_sort Educação superior brasileira ”“: Considerações sobre a política de avaliação na área da saúde
author Griboski, Claudia Maffini
author_facet Griboski, Claudia Maffini
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Griboski, Claudia Maffini
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Educação superior
Área da saúde
topic Avaliação
Educação superior
Área da saúde
description O presente trabalho versa sobre a educação superior brasileira frente às práticas da avaliação, explicitando a importância do seu uso na gestão acadêmica e institucional para a garantia do permanente acompanhamento da qualidade da oferta.  Com esse objetivo discute a trajetória da política de avaliação da educação superior com ênfase na construção do atual Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).  Nessa perspectiva, realiza uma pesquisa exploratória com análise descritiva dos elementos constitutivos do Sinaes, instrumentos e indicadores, bem como resultados do ciclo avaliativo em 2004, 2007 e 2010 com a finalidade de caracterizar e comparar a evolução dos cursos na área da saúde e projetar melhorias no seu desenvolvimento. Enfim, a comparação desses resultados, em especial dos cursos de enfermagem, pela notável expansão no período, mostra sua importância como elemento indutor da mudança de atitudes pessoais e profissionais dos docentes e demais envolvidos no processo educativo. Além disso, possibilita às IES, à proposição de alterações curriculares que atendam a perspectiva de melhorar a formação dos estudantes, contribuindo para o estabelecimento da cultura de avaliação na educação superior que garanta à sociedade confiabilidade nos resultados e credibilidade na qualidade dos cursos ofertados.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/105
url https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/105/101
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
dc.source.none.fl_str_mv ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 3 No. 1 (2012); 352-331
Revista Gestão & Saúde; v. 3 n. 1 (2012); 352-331
1982-4785
reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
collection Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv gestaoesaude@unb.br||
_version_ 1797174677802582016