Educação superior brasileira ”“: Considerações sobre a política de avaliação na área da saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/105 |
Resumo: | O presente trabalho versa sobre a educação superior brasileira frente à s práticas da avaliação, explicitando a importância do seu uso na gestão acadêmica e institucional para a garantia do permanente acompanhamento da qualidade da oferta. Com esse objetivo discute a trajetória da política de avaliação da educação superior com ênfase na construção do atual Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Nessa perspectiva, realiza uma pesquisa exploratória com análise descritiva dos elementos constitutivos do Sinaes, instrumentos e indicadores, bem como resultados do ciclo avaliativo em 2004, 2007 e 2010 com a finalidade de caracterizar e comparar a evolução dos cursos na área da saúde e projetar melhorias no seu desenvolvimento. Enfim, a comparação desses resultados, em especial dos cursos de enfermagem, pela notável expansão no período, mostra sua importância como elemento indutor da mudança de atitudes pessoais e profissionais dos docentes e demais envolvidos no processo educativo. Além disso, possibilita à s IES, à proposição de alterações curriculares que atendam a perspectiva de melhorar a formação dos estudantes, contribuindo para o estabelecimento da cultura de avaliação na educação superior que garanta à sociedade confiabilidade nos resultados e credibilidade na qualidade dos cursos ofertados. |
id |
UNB-27_4872da64d4936dfde5cc3af6d2dd85d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/105 |
network_acronym_str |
UNB-27 |
network_name_str |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação superior brasileira ”“: Considerações sobre a política de avaliação na área da saúdeAvaliaçãoEducação superiorÁrea da saúdeO presente trabalho versa sobre a educação superior brasileira frente à s práticas da avaliação, explicitando a importância do seu uso na gestão acadêmica e institucional para a garantia do permanente acompanhamento da qualidade da oferta. Com esse objetivo discute a trajetória da política de avaliação da educação superior com ênfase na construção do atual Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Nessa perspectiva, realiza uma pesquisa exploratória com análise descritiva dos elementos constitutivos do Sinaes, instrumentos e indicadores, bem como resultados do ciclo avaliativo em 2004, 2007 e 2010 com a finalidade de caracterizar e comparar a evolução dos cursos na área da saúde e projetar melhorias no seu desenvolvimento. Enfim, a comparação desses resultados, em especial dos cursos de enfermagem, pela notável expansão no período, mostra sua importância como elemento indutor da mudança de atitudes pessoais e profissionais dos docentes e demais envolvidos no processo educativo. Além disso, possibilita à s IES, à proposição de alterações curriculares que atendam a perspectiva de melhorar a formação dos estudantes, contribuindo para o estabelecimento da cultura de avaliação na educação superior que garanta à sociedade confiabilidade nos resultados e credibilidade na qualidade dos cursos ofertados.Universidade de Brasilia2017-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/105ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 3 No. 1 (2012); 352-331Revista Gestão & Saúde; v. 3 n. 1 (2012); 352-3311982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/105/101Griboski, Claudia Maffiniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T18:43:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/105Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T18:43:59Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação superior brasileira ”“: Considerações sobre a política de avaliação na área da saúde |
title |
Educação superior brasileira ”“: Considerações sobre a política de avaliação na área da saúde |
spellingShingle |
Educação superior brasileira ”“: Considerações sobre a política de avaliação na área da saúde Griboski, Claudia Maffini Avaliação Educação superior Área da saúde |
title_short |
Educação superior brasileira ”“: Considerações sobre a política de avaliação na área da saúde |
title_full |
Educação superior brasileira ”“: Considerações sobre a política de avaliação na área da saúde |
title_fullStr |
Educação superior brasileira ”“: Considerações sobre a política de avaliação na área da saúde |
title_full_unstemmed |
Educação superior brasileira ”“: Considerações sobre a política de avaliação na área da saúde |
title_sort |
Educação superior brasileira ”“: Considerações sobre a política de avaliação na área da saúde |
author |
Griboski, Claudia Maffini |
author_facet |
Griboski, Claudia Maffini |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Griboski, Claudia Maffini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Educação superior Área da saúde |
topic |
Avaliação Educação superior Área da saúde |
description |
O presente trabalho versa sobre a educação superior brasileira frente à s práticas da avaliação, explicitando a importância do seu uso na gestão acadêmica e institucional para a garantia do permanente acompanhamento da qualidade da oferta. Com esse objetivo discute a trajetória da política de avaliação da educação superior com ênfase na construção do atual Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Nessa perspectiva, realiza uma pesquisa exploratória com análise descritiva dos elementos constitutivos do Sinaes, instrumentos e indicadores, bem como resultados do ciclo avaliativo em 2004, 2007 e 2010 com a finalidade de caracterizar e comparar a evolução dos cursos na área da saúde e projetar melhorias no seu desenvolvimento. Enfim, a comparação desses resultados, em especial dos cursos de enfermagem, pela notável expansão no período, mostra sua importância como elemento indutor da mudança de atitudes pessoais e profissionais dos docentes e demais envolvidos no processo educativo. Além disso, possibilita à s IES, à proposição de alterações curriculares que atendam a perspectiva de melhorar a formação dos estudantes, contribuindo para o estabelecimento da cultura de avaliação na educação superior que garanta à sociedade confiabilidade nos resultados e credibilidade na qualidade dos cursos ofertados. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/105 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/105 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/105/101 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasilia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasilia |
dc.source.none.fl_str_mv |
ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 3 No. 1 (2012); 352-331 Revista Gestão & Saúde; v. 3 n. 1 (2012); 352-331 1982-4785 reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
collection |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
gestaoesaude@unb.br|| |
_version_ |
1797174677802582016 |