CICLISTAS E MOTORISTAS:: CONSUMIDORES ECOLOGICAMENTE CORRETOS?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria Luiza Machado
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Conke, Leonardo Silveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2487
Resumo: Atualmente discute-se a ideia de mobilidade urbana atrelada à sustentabilidade, com o interesse no melhor aproveitamento do espaço e no uso de meios de transporte menos poluentes e ruidosos. Neste cenário, a bicicleta ganha espaço como uma opção de baixo impacto ambiental e pressupõe-se que as pessoas que a utilizam como meio de transporte tenham maior consciência ambiental. Contudo, indaga-se se essa consciência é repassada para outros hábitos, como os de consumo. Assim, o objetivo neste artigo foi avaliar se as pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte possuem hábitos de consumo considerados mais sustentáveis em relação às pessoas que utilizam majoritariamente o carro. O estudo foi realizado no Distrito Federal, e foram analisados 374 casos em uma amostra não probabilística por adesão. Para comparação de comportamentos, foi utilizado o teste não paramétrico U de Mann-Whitney. Os resultados apontam que os ciclistas tendem sim a ter hábitos de consumo mais sustentáveis do que as pessoas que têm o carro como seu meio de transporte principal. Ao mesmo tempo, apesar de haver diferença significativa no comportamento dos dois grupos, todas as pontuações foram baixas, indicando a necessidade de reforço na conscientização e no aumento da frequência de tais práticas.
id UNB-27_504aa92ef40026ca77e481d91a970b92
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2487
network_acronym_str UNB-27
network_name_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository_id_str
spelling CICLISTAS E MOTORISTAS:: CONSUMIDORES ECOLOGICAMENTE CORRETOS?Atualmente discute-se a ideia de mobilidade urbana atrelada à sustentabilidade, com o interesse no melhor aproveitamento do espaço e no uso de meios de transporte menos poluentes e ruidosos. Neste cenário, a bicicleta ganha espaço como uma opção de baixo impacto ambiental e pressupõe-se que as pessoas que a utilizam como meio de transporte tenham maior consciência ambiental. Contudo, indaga-se se essa consciência é repassada para outros hábitos, como os de consumo. Assim, o objetivo neste artigo foi avaliar se as pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte possuem hábitos de consumo considerados mais sustentáveis em relação às pessoas que utilizam majoritariamente o carro. O estudo foi realizado no Distrito Federal, e foram analisados 374 casos em uma amostra não probabilística por adesão. Para comparação de comportamentos, foi utilizado o teste não paramétrico U de Mann-Whitney. Os resultados apontam que os ciclistas tendem sim a ter hábitos de consumo mais sustentáveis do que as pessoas que têm o carro como seu meio de transporte principal. Ao mesmo tempo, apesar de haver diferença significativa no comportamento dos dois grupos, todas as pontuações foram baixas, indicando a necessidade de reforço na conscientização e no aumento da frequência de tais práticas.Universidade de Brasilia2014-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2487ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 4 No. 3 (2014): EDIÇÃO SUPLEMENTAR 3; pag. 3397-3414Revista Gestão & Saúde; v. 4 n. 3 (2014): EDIÇÃO SUPLEMENTAR 3; pag. 3397-34141982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2487/2214Santos, Maria Luiza MachadoConke, Leonardo Silveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T19:54:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2487Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T19:54:53Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv CICLISTAS E MOTORISTAS:: CONSUMIDORES ECOLOGICAMENTE CORRETOS?
title CICLISTAS E MOTORISTAS:: CONSUMIDORES ECOLOGICAMENTE CORRETOS?
spellingShingle CICLISTAS E MOTORISTAS:: CONSUMIDORES ECOLOGICAMENTE CORRETOS?
Santos, Maria Luiza Machado
title_short CICLISTAS E MOTORISTAS:: CONSUMIDORES ECOLOGICAMENTE CORRETOS?
title_full CICLISTAS E MOTORISTAS:: CONSUMIDORES ECOLOGICAMENTE CORRETOS?
title_fullStr CICLISTAS E MOTORISTAS:: CONSUMIDORES ECOLOGICAMENTE CORRETOS?
title_full_unstemmed CICLISTAS E MOTORISTAS:: CONSUMIDORES ECOLOGICAMENTE CORRETOS?
title_sort CICLISTAS E MOTORISTAS:: CONSUMIDORES ECOLOGICAMENTE CORRETOS?
author Santos, Maria Luiza Machado
author_facet Santos, Maria Luiza Machado
Conke, Leonardo Silveira
author_role author
author2 Conke, Leonardo Silveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maria Luiza Machado
Conke, Leonardo Silveira
description Atualmente discute-se a ideia de mobilidade urbana atrelada à sustentabilidade, com o interesse no melhor aproveitamento do espaço e no uso de meios de transporte menos poluentes e ruidosos. Neste cenário, a bicicleta ganha espaço como uma opção de baixo impacto ambiental e pressupõe-se que as pessoas que a utilizam como meio de transporte tenham maior consciência ambiental. Contudo, indaga-se se essa consciência é repassada para outros hábitos, como os de consumo. Assim, o objetivo neste artigo foi avaliar se as pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte possuem hábitos de consumo considerados mais sustentáveis em relação às pessoas que utilizam majoritariamente o carro. O estudo foi realizado no Distrito Federal, e foram analisados 374 casos em uma amostra não probabilística por adesão. Para comparação de comportamentos, foi utilizado o teste não paramétrico U de Mann-Whitney. Os resultados apontam que os ciclistas tendem sim a ter hábitos de consumo mais sustentáveis do que as pessoas que têm o carro como seu meio de transporte principal. Ao mesmo tempo, apesar de haver diferença significativa no comportamento dos dois grupos, todas as pontuações foram baixas, indicando a necessidade de reforço na conscientização e no aumento da frequência de tais práticas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2487
url https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2487
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2487/2214
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
dc.source.none.fl_str_mv ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 4 No. 3 (2014): EDIÇÃO SUPLEMENTAR 3; pag. 3397-3414
Revista Gestão & Saúde; v. 4 n. 3 (2014): EDIÇÃO SUPLEMENTAR 3; pag. 3397-3414
1982-4785
reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
collection Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv gestaoesaude@unb.br||
_version_ 1797174679625007104