Reflexões sobre o comportamento ecologicamente correto do consumidor capixaba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hemerly, Leandro de Athayde
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: d’Angelo, Marcia Juliana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RACE (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/13083
Resumo: Os problemas ambientais têm gerado novas oportunidade de negócios para as organizações, como a preocupação com a consciência ecológica e com o comportamento dos consumidores, que estão mais atentos às questões ambientais e sociais e às suas consequências. Assim, neste estudo quantitativo, a partir de um questionário adaptado da escala de Comportamento do Consumidor Ecologicamente Consciente (Ecologically Conscious Consumer Behavior) (ECCB)), de Straughan e Roberts (1999) e Lages e Vargas Neto (2002), teve-se como objetivo discutir os fatores que podem influenciar a consciência ecológica dos consumidores capixabas no momento em que estão realizando suas compras. Os principais resultados mostram que o novo modelo mental dos consumidores capixabas tem implicado a adoção de um comportamento verde somente para alguns hábitos. E quanto maior a escolaridade e a idade, maior a consciência ecológica dos consumidores. Já a renda não impacta tal comportamento, o que é bom para o Estado do Espírito Santo, que tem disparidades sociais e econômicas.Palavras-chave: Consumo ecologicamente correto. Marketing verde. Legislação. Abstract Environmental problems have generated new business opportunities for organizations, such as concern for ecological awareness and consumer behaviour, which are more conscious to environmental and social issues, and its consequences. Thus, this quantitative study, from the  questionnaire of Ecologically Conscious Consumer Behavior of Straughan and Roberts (1999) and Lages and Vargas Neto (2002), aims to discuss the factors that may influence the ecological consciousness of consumers in the State of Espírito Santo when they are shopping. Findings show that consumers’ new mental model of this region has implied in adopting a green behavior only for some habits. In addition, the greater the education degree and age, the greater the ecological awareness of consumers. Income does not affect such behavior, which is good for the State of Espírito Santo, which has social and economic disparities.Keywords: Ecologically conscious consumer. Green marketing. Legislation.
id UNOESC-4_0c88f8d7e388ce69ed619a10fac6bde2
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/13083
network_acronym_str UNOESC-4
network_name_str RACE (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling Reflexões sobre o comportamento ecologicamente correto do consumidor capixabaOs problemas ambientais têm gerado novas oportunidade de negócios para as organizações, como a preocupação com a consciência ecológica e com o comportamento dos consumidores, que estão mais atentos às questões ambientais e sociais e às suas consequências. Assim, neste estudo quantitativo, a partir de um questionário adaptado da escala de Comportamento do Consumidor Ecologicamente Consciente (Ecologically Conscious Consumer Behavior) (ECCB)), de Straughan e Roberts (1999) e Lages e Vargas Neto (2002), teve-se como objetivo discutir os fatores que podem influenciar a consciência ecológica dos consumidores capixabas no momento em que estão realizando suas compras. Os principais resultados mostram que o novo modelo mental dos consumidores capixabas tem implicado a adoção de um comportamento verde somente para alguns hábitos. E quanto maior a escolaridade e a idade, maior a consciência ecológica dos consumidores. Já a renda não impacta tal comportamento, o que é bom para o Estado do Espírito Santo, que tem disparidades sociais e econômicas.Palavras-chave: Consumo ecologicamente correto. Marketing verde. Legislação. Abstract Environmental problems have generated new business opportunities for organizations, such as concern for ecological awareness and consumer behaviour, which are more conscious to environmental and social issues, and its consequences. Thus, this quantitative study, from the  questionnaire of Ecologically Conscious Consumer Behavior of Straughan and Roberts (1999) and Lages and Vargas Neto (2002), aims to discuss the factors that may influence the ecological consciousness of consumers in the State of Espírito Santo when they are shopping. Findings show that consumers’ new mental model of this region has implied in adopting a green behavior only for some habits. In addition, the greater the education degree and age, the greater the ecological awareness of consumers. Income does not affect such behavior, which is good for the State of Espírito Santo, which has social and economic disparities.Keywords: Ecologically conscious consumer. Green marketing. Legislation.Universidade do Oeste de Santa Catarina2017-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/1308310.18593/race.v16i2.13083RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 16 No. 2 (2017): RACE maio/ago. 2017; 655-680RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 16 n. 2 (2017): RACE maio/ago. 2017; 655-6802179-49361678-648310.18593/race.v16i2reponame:RACE (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/13083/pdfCopyright (c) 2017 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economiainfo:eu-repo/semantics/openAccessHemerly, Leandro de Athayded’Angelo, Marcia Juliana2019-09-07T20:25:06Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/13083Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/racehttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/oairace@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br2179-49361678-6483opendoar:2019-09-07T20:25:06RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre o comportamento ecologicamente correto do consumidor capixaba
title Reflexões sobre o comportamento ecologicamente correto do consumidor capixaba
spellingShingle Reflexões sobre o comportamento ecologicamente correto do consumidor capixaba
Hemerly, Leandro de Athayde
title_short Reflexões sobre o comportamento ecologicamente correto do consumidor capixaba
title_full Reflexões sobre o comportamento ecologicamente correto do consumidor capixaba
title_fullStr Reflexões sobre o comportamento ecologicamente correto do consumidor capixaba
title_full_unstemmed Reflexões sobre o comportamento ecologicamente correto do consumidor capixaba
title_sort Reflexões sobre o comportamento ecologicamente correto do consumidor capixaba
author Hemerly, Leandro de Athayde
author_facet Hemerly, Leandro de Athayde
d’Angelo, Marcia Juliana
author_role author
author2 d’Angelo, Marcia Juliana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hemerly, Leandro de Athayde
d’Angelo, Marcia Juliana
description Os problemas ambientais têm gerado novas oportunidade de negócios para as organizações, como a preocupação com a consciência ecológica e com o comportamento dos consumidores, que estão mais atentos às questões ambientais e sociais e às suas consequências. Assim, neste estudo quantitativo, a partir de um questionário adaptado da escala de Comportamento do Consumidor Ecologicamente Consciente (Ecologically Conscious Consumer Behavior) (ECCB)), de Straughan e Roberts (1999) e Lages e Vargas Neto (2002), teve-se como objetivo discutir os fatores que podem influenciar a consciência ecológica dos consumidores capixabas no momento em que estão realizando suas compras. Os principais resultados mostram que o novo modelo mental dos consumidores capixabas tem implicado a adoção de um comportamento verde somente para alguns hábitos. E quanto maior a escolaridade e a idade, maior a consciência ecológica dos consumidores. Já a renda não impacta tal comportamento, o que é bom para o Estado do Espírito Santo, que tem disparidades sociais e econômicas.Palavras-chave: Consumo ecologicamente correto. Marketing verde. Legislação. Abstract Environmental problems have generated new business opportunities for organizations, such as concern for ecological awareness and consumer behaviour, which are more conscious to environmental and social issues, and its consequences. Thus, this quantitative study, from the  questionnaire of Ecologically Conscious Consumer Behavior of Straughan and Roberts (1999) and Lages and Vargas Neto (2002), aims to discuss the factors that may influence the ecological consciousness of consumers in the State of Espírito Santo when they are shopping. Findings show that consumers’ new mental model of this region has implied in adopting a green behavior only for some habits. In addition, the greater the education degree and age, the greater the ecological awareness of consumers. Income does not affect such behavior, which is good for the State of Espírito Santo, which has social and economic disparities.Keywords: Ecologically conscious consumer. Green marketing. Legislation.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/13083
10.18593/race.v16i2.13083
url https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/13083
identifier_str_mv 10.18593/race.v16i2.13083
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/13083/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 16 No. 2 (2017): RACE maio/ago. 2017; 655-680
RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 16 n. 2 (2017): RACE maio/ago. 2017; 655-680
2179-4936
1678-6483
10.18593/race.v16i2
reponame:RACE (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str RACE (Joaçaba. Online)
collection RACE (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv race@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br
_version_ 1800220427433279488