Pesquisa qualitativa como estratégia de ensino em humanização do cuidado de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Lucas Pereira de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Jensen, Rodrigo, Oliveira, Ana Luiza Oliveira e, Jaeger, Margret, Salim, Natália Rejane, Musselli, Ananda Raquel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/619
Resumo: Este estudo tem por objetivo descrever uma estratégia de ensino que consistiu na utilização de pesquisas qualitativas para fomentar a discussão acerca de temas relevantes à humanização do cuidado em enfermagem. Trata-se do relato de experiência de uma estratégia de ensino-aprendizagem utilizada na disciplina “Humanização da Assistência” ministrada em 2011 em duas turmas do curso de graduação em Enfermagem em uma Instituição de Ensino Superior no Estado de São Paulo. Tal estratégia consistiu na leitura e análise de artigos originais de pesquisas qualitativas que utilizavam dados primários sobre temas que seriam discutidos na disciplina. A leitura e discussão dos artigos possibilitaram construir um elo entre a sala de aula e a experiência vivenciada nos serviços de saúde. Tal elo foi ampliado em escala e profundidade quando os alunos incluíram nos debates suas próprias experiências e de sua rede de apoio social, como usuários e/ou profissionais de serviços de saúde diversos.
id UNB-27_523f93fd186ec15c36b3867cf5027232
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/619
network_acronym_str UNB-27
network_name_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository_id_str
spelling Pesquisa qualitativa como estratégia de ensino em humanização do cuidado de enfermagemEducaçãoEnfermagemHumanizaçãoEste estudo tem por objetivo descrever uma estratégia de ensino que consistiu na utilização de pesquisas qualitativas para fomentar a discussão acerca de temas relevantes à humanização do cuidado em enfermagem. Trata-se do relato de experiência de uma estratégia de ensino-aprendizagem utilizada na disciplina “Humanização da Assistência” ministrada em 2011 em duas turmas do curso de graduação em Enfermagem em uma Instituição de Ensino Superior no Estado de São Paulo. Tal estratégia consistiu na leitura e análise de artigos originais de pesquisas qualitativas que utilizavam dados primários sobre temas que seriam discutidos na disciplina. A leitura e discussão dos artigos possibilitaram construir um elo entre a sala de aula e a experiência vivenciada nos serviços de saúde. Tal elo foi ampliado em escala e profundidade quando os alunos incluíram nos debates suas próprias experiências e de sua rede de apoio social, como usuários e/ou profissionais de serviços de saúde diversos.Universidade de Brasilia2014-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/619ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 5 No. 3 (2014); pag. 1130-1138Revista Gestão & Saúde; v. 5 n. 3 (2014); pag. 1130-11381982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/619/523Melo, Lucas Pereira deJensen, RodrigoOliveira, Ana Luiza Oliveira eJaeger, MargretSalim, Natália RejaneMusselli, Ananda Raquelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T19:47:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/619Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T19:47:14Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa qualitativa como estratégia de ensino em humanização do cuidado de enfermagem
title Pesquisa qualitativa como estratégia de ensino em humanização do cuidado de enfermagem
spellingShingle Pesquisa qualitativa como estratégia de ensino em humanização do cuidado de enfermagem
Melo, Lucas Pereira de
Educação
Enfermagem
Humanização
title_short Pesquisa qualitativa como estratégia de ensino em humanização do cuidado de enfermagem
title_full Pesquisa qualitativa como estratégia de ensino em humanização do cuidado de enfermagem
title_fullStr Pesquisa qualitativa como estratégia de ensino em humanização do cuidado de enfermagem
title_full_unstemmed Pesquisa qualitativa como estratégia de ensino em humanização do cuidado de enfermagem
title_sort Pesquisa qualitativa como estratégia de ensino em humanização do cuidado de enfermagem
author Melo, Lucas Pereira de
author_facet Melo, Lucas Pereira de
Jensen, Rodrigo
Oliveira, Ana Luiza Oliveira e
Jaeger, Margret
Salim, Natália Rejane
Musselli, Ananda Raquel
author_role author
author2 Jensen, Rodrigo
Oliveira, Ana Luiza Oliveira e
Jaeger, Margret
Salim, Natália Rejane
Musselli, Ananda Raquel
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Lucas Pereira de
Jensen, Rodrigo
Oliveira, Ana Luiza Oliveira e
Jaeger, Margret
Salim, Natália Rejane
Musselli, Ananda Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Enfermagem
Humanização
topic Educação
Enfermagem
Humanização
description Este estudo tem por objetivo descrever uma estratégia de ensino que consistiu na utilização de pesquisas qualitativas para fomentar a discussão acerca de temas relevantes à humanização do cuidado em enfermagem. Trata-se do relato de experiência de uma estratégia de ensino-aprendizagem utilizada na disciplina “Humanização da Assistência” ministrada em 2011 em duas turmas do curso de graduação em Enfermagem em uma Instituição de Ensino Superior no Estado de São Paulo. Tal estratégia consistiu na leitura e análise de artigos originais de pesquisas qualitativas que utilizavam dados primários sobre temas que seriam discutidos na disciplina. A leitura e discussão dos artigos possibilitaram construir um elo entre a sala de aula e a experiência vivenciada nos serviços de saúde. Tal elo foi ampliado em escala e profundidade quando os alunos incluíram nos debates suas próprias experiências e de sua rede de apoio social, como usuários e/ou profissionais de serviços de saúde diversos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/619
url https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/619
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/619/523
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
dc.source.none.fl_str_mv ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 5 No. 3 (2014); pag. 1130-1138
Revista Gestão & Saúde; v. 5 n. 3 (2014); pag. 1130-1138
1982-4785
reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
collection Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv gestaoesaude@unb.br||
_version_ 1797174679161536512