Pesquisa qualitativa como estratégia de ensino em humanização do cuidado de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/619 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo descrever uma estratégia de ensino que consistiu na utilização de pesquisas qualitativas para fomentar a discussão acerca de temas relevantes à humanização do cuidado em enfermagem. Trata-se do relato de experiência de uma estratégia de ensino-aprendizagem utilizada na disciplina “Humanização da Assistência” ministrada em 2011 em duas turmas do curso de graduação em Enfermagem em uma Instituição de Ensino Superior no Estado de São Paulo. Tal estratégia consistiu na leitura e análise de artigos originais de pesquisas qualitativas que utilizavam dados primários sobre temas que seriam discutidos na disciplina. A leitura e discussão dos artigos possibilitaram construir um elo entre a sala de aula e a experiência vivenciada nos serviços de saúde. Tal elo foi ampliado em escala e profundidade quando os alunos incluíram nos debates suas próprias experiências e de sua rede de apoio social, como usuários e/ou profissionais de serviços de saúde diversos. |
id |
UNB-27_523f93fd186ec15c36b3867cf5027232 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/619 |
network_acronym_str |
UNB-27 |
network_name_str |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pesquisa qualitativa como estratégia de ensino em humanização do cuidado de enfermagemEducaçãoEnfermagemHumanizaçãoEste estudo tem por objetivo descrever uma estratégia de ensino que consistiu na utilização de pesquisas qualitativas para fomentar a discussão acerca de temas relevantes à humanização do cuidado em enfermagem. Trata-se do relato de experiência de uma estratégia de ensino-aprendizagem utilizada na disciplina “Humanização da Assistência” ministrada em 2011 em duas turmas do curso de graduação em Enfermagem em uma Instituição de Ensino Superior no Estado de São Paulo. Tal estratégia consistiu na leitura e análise de artigos originais de pesquisas qualitativas que utilizavam dados primários sobre temas que seriam discutidos na disciplina. A leitura e discussão dos artigos possibilitaram construir um elo entre a sala de aula e a experiência vivenciada nos serviços de saúde. Tal elo foi ampliado em escala e profundidade quando os alunos incluíram nos debates suas próprias experiências e de sua rede de apoio social, como usuários e/ou profissionais de serviços de saúde diversos.Universidade de Brasilia2014-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/619ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 5 No. 3 (2014); pag. 1130-1138Revista Gestão & Saúde; v. 5 n. 3 (2014); pag. 1130-11381982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/619/523Melo, Lucas Pereira deJensen, RodrigoOliveira, Ana Luiza Oliveira eJaeger, MargretSalim, Natália RejaneMusselli, Ananda Raquelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T19:47:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/619Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T19:47:14Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisa qualitativa como estratégia de ensino em humanização do cuidado de enfermagem |
title |
Pesquisa qualitativa como estratégia de ensino em humanização do cuidado de enfermagem |
spellingShingle |
Pesquisa qualitativa como estratégia de ensino em humanização do cuidado de enfermagem Melo, Lucas Pereira de Educação Enfermagem Humanização |
title_short |
Pesquisa qualitativa como estratégia de ensino em humanização do cuidado de enfermagem |
title_full |
Pesquisa qualitativa como estratégia de ensino em humanização do cuidado de enfermagem |
title_fullStr |
Pesquisa qualitativa como estratégia de ensino em humanização do cuidado de enfermagem |
title_full_unstemmed |
Pesquisa qualitativa como estratégia de ensino em humanização do cuidado de enfermagem |
title_sort |
Pesquisa qualitativa como estratégia de ensino em humanização do cuidado de enfermagem |
author |
Melo, Lucas Pereira de |
author_facet |
Melo, Lucas Pereira de Jensen, Rodrigo Oliveira, Ana Luiza Oliveira e Jaeger, Margret Salim, Natália Rejane Musselli, Ananda Raquel |
author_role |
author |
author2 |
Jensen, Rodrigo Oliveira, Ana Luiza Oliveira e Jaeger, Margret Salim, Natália Rejane Musselli, Ananda Raquel |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Lucas Pereira de Jensen, Rodrigo Oliveira, Ana Luiza Oliveira e Jaeger, Margret Salim, Natália Rejane Musselli, Ananda Raquel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Enfermagem Humanização |
topic |
Educação Enfermagem Humanização |
description |
Este estudo tem por objetivo descrever uma estratégia de ensino que consistiu na utilização de pesquisas qualitativas para fomentar a discussão acerca de temas relevantes à humanização do cuidado em enfermagem. Trata-se do relato de experiência de uma estratégia de ensino-aprendizagem utilizada na disciplina “Humanização da Assistência” ministrada em 2011 em duas turmas do curso de graduação em Enfermagem em uma Instituição de Ensino Superior no Estado de São Paulo. Tal estratégia consistiu na leitura e análise de artigos originais de pesquisas qualitativas que utilizavam dados primários sobre temas que seriam discutidos na disciplina. A leitura e discussão dos artigos possibilitaram construir um elo entre a sala de aula e a experiência vivenciada nos serviços de saúde. Tal elo foi ampliado em escala e profundidade quando os alunos incluíram nos debates suas próprias experiências e de sua rede de apoio social, como usuários e/ou profissionais de serviços de saúde diversos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/619 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/619 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/619/523 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasilia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasilia |
dc.source.none.fl_str_mv |
ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 5 No. 3 (2014); pag. 1130-1138 Revista Gestão & Saúde; v. 5 n. 3 (2014); pag. 1130-1138 1982-4785 reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
collection |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
gestaoesaude@unb.br|| |
_version_ |
1797174679161536512 |