A prática do autocuidado pelo profissional docente enfermeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bicudo de Souza, Mara Cristina
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Salomon, Angélica Souza Chaves, Lima, Beatriz Emiko Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/429
Resumo: Introdução: O autocuidado é um processo cognitivo, afetivo e comportamental  no qual o indivíduo assume a responsabilidade por sua própria vida, conquistando integridade nas relações consigo e com o mundo em que está inserido. O docente enfermeiro é quem prepara, especificamente, o profissional enfermeiro que, dentre outras atribuições, será o responsável pelo cuidado na área de saúde. No entanto é importante resguardar sua saúde, cuidar-se para então poder cuidar expressivamente do próximo.  Objetivo: identificar como os profissionais docentes de enfermagem cuidam de sua saúde. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa-descritiva que utilizou como técnica de pesquisa o grupo focal, foi realizada em um curso de graduação em enfermagem de uma instituição do Vale do Paraíba Paulista, com profissionais enfermeiros docentes que lecionam no ensino profissionalizante. A coleta de dados foi realizada no período de julho e agosto de 2011. Resultados: A aplicação da técnica do grupo focal proporcionou o desenvolvimento de um processo no qual a compreensão das experiências dos participantes, o próprio ponto de vista e sentimentos de cada um, o pensar coletivamente sobre uma temática do cotidiano do grupo facilitou a discussão e a observação das controvérsias. E, ainda, a elaboração de ideias centrais encontradas nas falas e na observação direta dos envolvidos. Considerações finais: Os relatos e as observações junto ao grupo levaram a perceber o envolvimento dos docentes enfermeiros com relação ao cuidado com seus familiares. Seu autocuidado corresponde aos aspectos físico e espiritual.
id UNB-27_5bcadc0509b0d3d809b264164f0a8bf2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/429
network_acronym_str UNB-27
network_name_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository_id_str
spelling A prática do autocuidado pelo profissional docente enfermeiroEnfermagemAutocuidadoSaúdeEducaçãoIntrodução: O autocuidado é um processo cognitivo, afetivo e comportamental  no qual o indivíduo assume a responsabilidade por sua própria vida, conquistando integridade nas relações consigo e com o mundo em que está inserido. O docente enfermeiro é quem prepara, especificamente, o profissional enfermeiro que, dentre outras atribuições, será o responsável pelo cuidado na área de saúde. No entanto é importante resguardar sua saúde, cuidar-se para então poder cuidar expressivamente do próximo.  Objetivo: identificar como os profissionais docentes de enfermagem cuidam de sua saúde. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa-descritiva que utilizou como técnica de pesquisa o grupo focal, foi realizada em um curso de graduação em enfermagem de uma instituição do Vale do Paraíba Paulista, com profissionais enfermeiros docentes que lecionam no ensino profissionalizante. A coleta de dados foi realizada no período de julho e agosto de 2011. Resultados: A aplicação da técnica do grupo focal proporcionou o desenvolvimento de um processo no qual a compreensão das experiências dos participantes, o próprio ponto de vista e sentimentos de cada um, o pensar coletivamente sobre uma temática do cotidiano do grupo facilitou a discussão e a observação das controvérsias. E, ainda, a elaboração de ideias centrais encontradas nas falas e na observação direta dos envolvidos. Considerações finais: Os relatos e as observações junto ao grupo levaram a perceber o envolvimento dos docentes enfermeiros com relação ao cuidado com seus familiares. Seu autocuidado corresponde aos aspectos físico e espiritual.Universidade de Brasilia2017-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/429ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 5 No. 2 (2014); pag. 290-302Revista Gestão & Saúde; v. 5 n. 2 (2014); pag. 290-3021982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/429/412Bicudo de Souza, Mara CristinaSalomon, Angélica Souza ChavesLima, Beatriz Emiko Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T19:43:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/429Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T19:43:39Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática do autocuidado pelo profissional docente enfermeiro
title A prática do autocuidado pelo profissional docente enfermeiro
spellingShingle A prática do autocuidado pelo profissional docente enfermeiro
Bicudo de Souza, Mara Cristina
Enfermagem
Autocuidado
Saúde
Educação
title_short A prática do autocuidado pelo profissional docente enfermeiro
title_full A prática do autocuidado pelo profissional docente enfermeiro
title_fullStr A prática do autocuidado pelo profissional docente enfermeiro
title_full_unstemmed A prática do autocuidado pelo profissional docente enfermeiro
title_sort A prática do autocuidado pelo profissional docente enfermeiro
author Bicudo de Souza, Mara Cristina
author_facet Bicudo de Souza, Mara Cristina
Salomon, Angélica Souza Chaves
Lima, Beatriz Emiko Rodrigues
author_role author
author2 Salomon, Angélica Souza Chaves
Lima, Beatriz Emiko Rodrigues
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bicudo de Souza, Mara Cristina
Salomon, Angélica Souza Chaves
Lima, Beatriz Emiko Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Autocuidado
Saúde
Educação
topic Enfermagem
Autocuidado
Saúde
Educação
description Introdução: O autocuidado é um processo cognitivo, afetivo e comportamental  no qual o indivíduo assume a responsabilidade por sua própria vida, conquistando integridade nas relações consigo e com o mundo em que está inserido. O docente enfermeiro é quem prepara, especificamente, o profissional enfermeiro que, dentre outras atribuições, será o responsável pelo cuidado na área de saúde. No entanto é importante resguardar sua saúde, cuidar-se para então poder cuidar expressivamente do próximo.  Objetivo: identificar como os profissionais docentes de enfermagem cuidam de sua saúde. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa-descritiva que utilizou como técnica de pesquisa o grupo focal, foi realizada em um curso de graduação em enfermagem de uma instituição do Vale do Paraíba Paulista, com profissionais enfermeiros docentes que lecionam no ensino profissionalizante. A coleta de dados foi realizada no período de julho e agosto de 2011. Resultados: A aplicação da técnica do grupo focal proporcionou o desenvolvimento de um processo no qual a compreensão das experiências dos participantes, o próprio ponto de vista e sentimentos de cada um, o pensar coletivamente sobre uma temática do cotidiano do grupo facilitou a discussão e a observação das controvérsias. E, ainda, a elaboração de ideias centrais encontradas nas falas e na observação direta dos envolvidos. Considerações finais: Os relatos e as observações junto ao grupo levaram a perceber o envolvimento dos docentes enfermeiros com relação ao cuidado com seus familiares. Seu autocuidado corresponde aos aspectos físico e espiritual.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/429
url https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/429/412
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
dc.source.none.fl_str_mv ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 5 No. 2 (2014); pag. 290-302
Revista Gestão & Saúde; v. 5 n. 2 (2014); pag. 290-302
1982-4785
reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
collection Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv gestaoesaude@unb.br||
_version_ 1797174679025221632