A prática do autocuidado pelo profissional docente enfermeiro
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/429 |
Resumo: | Introdução: O autocuidado é um processo cognitivo, afetivo e comportamental no qual o indivíduo assume a responsabilidade por sua própria vida, conquistando integridade nas relações consigo e com o mundo em que está inserido. O docente enfermeiro é quem prepara, especificamente, o profissional enfermeiro que, dentre outras atribuições, será o responsável pelo cuidado na área de saúde. No entanto é importante resguardar sua saúde, cuidar-se para então poder cuidar expressivamente do próximo. Objetivo: identificar como os profissionais docentes de enfermagem cuidam de sua saúde. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa-descritiva que utilizou como técnica de pesquisa o grupo focal, foi realizada em um curso de graduação em enfermagem de uma instituição do Vale do Paraíba Paulista, com profissionais enfermeiros docentes que lecionam no ensino profissionalizante. A coleta de dados foi realizada no período de julho e agosto de 2011. Resultados: A aplicação da técnica do grupo focal proporcionou o desenvolvimento de um processo no qual a compreensão das experiências dos participantes, o próprio ponto de vista e sentimentos de cada um, o pensar coletivamente sobre uma temática do cotidiano do grupo facilitou a discussão e a observação das controvérsias. E, ainda, a elaboração de ideias centrais encontradas nas falas e na observação direta dos envolvidos. Considerações finais: Os relatos e as observações junto ao grupo levaram a perceber o envolvimento dos docentes enfermeiros com relação ao cuidado com seus familiares. Seu autocuidado corresponde aos aspectos físico e espiritual. |
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