A cadeia de suprimentos do setor de serviço:: o caso de uma empresa de saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3347 |
Resumo: | A gestão da cadeia de suprimentos no setor de serviços médicos é uma área que possuí características singulares, que se diferenciam de acordo com o nível de customização, a intensidade de contato com o cliente, e a ênfase em pessoas ou equipamentos. O objetivo do trabalho foi analisar os desperdícios em uma empresa prestadora de serviços de saúde, situada no interior do Estado de São Paulo. O método de pesquisa foi um estudo de caso, com dados primários que incluem balanço patrimonial e demonstrativo de resultados, custos mensais, número de usuários, receita média, e produção mensal de serviços, fornecidos pela empresa focal, e através desse foi possível formular indicadores de desperdício da cadeia e a identificação dos principais pontos de desperdícios a serem monitorados. Quanto aos resultados, identificou no estudo que o acompanhamento dos desperdícios é fator determinante para que cada elo esteja apto a conseguir eficiência operacional, e consiga priorizar no aumento do valor agregado e satisfação do cliente. A pesquisa concluiu que a aplicação de indicadores para desperdício mostrou-se eficaz para o acompanhamento e controle da evolução da redução das perdas na cadeia. |
id |
UNB-27_670a622a51def71a44b2d1ab58099fe1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3347 |
network_acronym_str |
UNB-27 |
network_name_str |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
repository_id_str |
|
spelling |
A cadeia de suprimentos do setor de serviço:: o caso de uma empresa de saúdeGestãoEstratégiaOperaçõesEngenharia de ProduçãoA gestão da cadeia de suprimentos no setor de serviços médicos é uma área que possuí características singulares, que se diferenciam de acordo com o nível de customização, a intensidade de contato com o cliente, e a ênfase em pessoas ou equipamentos. O objetivo do trabalho foi analisar os desperdícios em uma empresa prestadora de serviços de saúde, situada no interior do Estado de São Paulo. O método de pesquisa foi um estudo de caso, com dados primários que incluem balanço patrimonial e demonstrativo de resultados, custos mensais, número de usuários, receita média, e produção mensal de serviços, fornecidos pela empresa focal, e através desse foi possível formular indicadores de desperdício da cadeia e a identificação dos principais pontos de desperdícios a serem monitorados. Quanto aos resultados, identificou no estudo que o acompanhamento dos desperdícios é fator determinante para que cada elo esteja apto a conseguir eficiência operacional, e consiga priorizar no aumento do valor agregado e satisfação do cliente. A pesquisa concluiu que a aplicação de indicadores para desperdício mostrou-se eficaz para o acompanhamento e controle da evolução da redução das perdas na cadeia.Universidade de Brasilia2016-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3347ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 7 No. 1 (2016); Pág. 03-24Revista Gestão & Saúde; v. 7 n. 1 (2016); Pág. 03-241982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3347/3033Teixeira, Isabela TatianaRomano, André LuizAlves Filho, Alceu Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T20:11:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3347Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T20:11:05Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A cadeia de suprimentos do setor de serviço:: o caso de uma empresa de saúde |
title |
A cadeia de suprimentos do setor de serviço:: o caso de uma empresa de saúde |
spellingShingle |
A cadeia de suprimentos do setor de serviço:: o caso de uma empresa de saúde Teixeira, Isabela Tatiana Gestão Estratégia Operações Engenharia de Produção |
title_short |
A cadeia de suprimentos do setor de serviço:: o caso de uma empresa de saúde |
title_full |
A cadeia de suprimentos do setor de serviço:: o caso de uma empresa de saúde |
title_fullStr |
A cadeia de suprimentos do setor de serviço:: o caso de uma empresa de saúde |
title_full_unstemmed |
A cadeia de suprimentos do setor de serviço:: o caso de uma empresa de saúde |
title_sort |
A cadeia de suprimentos do setor de serviço:: o caso de uma empresa de saúde |
author |
Teixeira, Isabela Tatiana |
author_facet |
Teixeira, Isabela Tatiana Romano, André Luiz Alves Filho, Alceu Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Romano, André Luiz Alves Filho, Alceu Gomes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Isabela Tatiana Romano, André Luiz Alves Filho, Alceu Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão Estratégia Operações Engenharia de Produção |
topic |
Gestão Estratégia Operações Engenharia de Produção |
description |
A gestão da cadeia de suprimentos no setor de serviços médicos é uma área que possuí características singulares, que se diferenciam de acordo com o nível de customização, a intensidade de contato com o cliente, e a ênfase em pessoas ou equipamentos. O objetivo do trabalho foi analisar os desperdícios em uma empresa prestadora de serviços de saúde, situada no interior do Estado de São Paulo. O método de pesquisa foi um estudo de caso, com dados primários que incluem balanço patrimonial e demonstrativo de resultados, custos mensais, número de usuários, receita média, e produção mensal de serviços, fornecidos pela empresa focal, e através desse foi possível formular indicadores de desperdício da cadeia e a identificação dos principais pontos de desperdícios a serem monitorados. Quanto aos resultados, identificou no estudo que o acompanhamento dos desperdícios é fator determinante para que cada elo esteja apto a conseguir eficiência operacional, e consiga priorizar no aumento do valor agregado e satisfação do cliente. A pesquisa concluiu que a aplicação de indicadores para desperdício mostrou-se eficaz para o acompanhamento e controle da evolução da redução das perdas na cadeia. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3347 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3347 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3347/3033 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasilia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasilia |
dc.source.none.fl_str_mv |
ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 7 No. 1 (2016); Pág. 03-24 Revista Gestão & Saúde; v. 7 n. 1 (2016); Pág. 03-24 1982-4785 reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
collection |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
gestaoesaude@unb.br|| |
_version_ |
1797174681014370304 |