Acreditação dos serviços privados de assistência odontológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/240 |
Resumo: | A escassez de informações sobre a acreditação na área da Odontologia motivou esse estudo, que teve por objetivo elaborar e testar um questionário estruturado para simular a avaliação para acreditação nessa área. Trata-se de um estudo piloto, descritivo e com abordagem quantitativa. Empregou-se a metodologia da Organização Nacional de Acreditação, em nível I, acrescida de um questionário estruturado com anotações específicas constituído de seis seções: gestão e liderança, atendimento ao paciente, diagnóstico, apoio técnico, abastecimento e apoio logístico e infraestrutura. O Conselho Regional de Odontologia do Espírito Santo selecionou, aleatoriamente, 50 profissionais inscritos para o desenvolvimento do estudo.A amostra constitui-se de 12 unidades prestadoras de serviços de assistência odontológica, do tipo pessoa física.Os resultados mostram que 100% das instituições odontológicas visitadas não seriam acreditadas em nível I, de acordo com o Manual brasileiro de acreditação das instituições prestadoras de serviços de saúde, publicado pela Organização Nacional de Acreditação em 2010, e as adequações propostas pelos autores. Concluiu-se que o instrumento foi adequado para simular o processo de avaliação para acreditação em nível I dos serviços de assistência odontológica, embora ajustes sejam necessários para sua validação. |
id |
UNB-27_86372ac15b5a25489a9649967c98f58d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/240 |
network_acronym_str |
UNB-27 |
network_name_str |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
repository_id_str |
|
spelling |
Acreditação dos serviços privados de assistência odontológicaAcreditaçãoQualidadeInstituições de saúdeGestão em SaúdeOdontologiaA escassez de informações sobre a acreditação na área da Odontologia motivou esse estudo, que teve por objetivo elaborar e testar um questionário estruturado para simular a avaliação para acreditação nessa área. Trata-se de um estudo piloto, descritivo e com abordagem quantitativa. Empregou-se a metodologia da Organização Nacional de Acreditação, em nível I, acrescida de um questionário estruturado com anotações específicas constituído de seis seções: gestão e liderança, atendimento ao paciente, diagnóstico, apoio técnico, abastecimento e apoio logístico e infraestrutura. O Conselho Regional de Odontologia do Espírito Santo selecionou, aleatoriamente, 50 profissionais inscritos para o desenvolvimento do estudo.A amostra constitui-se de 12 unidades prestadoras de serviços de assistência odontológica, do tipo pessoa física.Os resultados mostram que 100% das instituições odontológicas visitadas não seriam acreditadas em nível I, de acordo com o Manual brasileiro de acreditação das instituições prestadoras de serviços de saúde, publicado pela Organização Nacional de Acreditação em 2010, e as adequações propostas pelos autores. Concluiu-se que o instrumento foi adequado para simular o processo de avaliação para acreditação em nível I dos serviços de assistência odontológica, embora ajustes sejam necessários para sua validação.Universidade de Brasilia2017-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/240ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 4 No. 2 (2013); 2026-2044Revista Gestão & Saúde; v. 4 n. 2 (2013); 2026-20441982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/240/229Gavi, Rosangela SimonelliGomes, Maria Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T19:13:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/240Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T19:13:57Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Acreditação dos serviços privados de assistência odontológica |
title |
Acreditação dos serviços privados de assistência odontológica |
spellingShingle |
Acreditação dos serviços privados de assistência odontológica Gavi, Rosangela Simonelli Acreditação Qualidade Instituições de saúde Gestão em Saúde Odontologia |
title_short |
Acreditação dos serviços privados de assistência odontológica |
title_full |
Acreditação dos serviços privados de assistência odontológica |
title_fullStr |
Acreditação dos serviços privados de assistência odontológica |
title_full_unstemmed |
Acreditação dos serviços privados de assistência odontológica |
title_sort |
Acreditação dos serviços privados de assistência odontológica |
author |
Gavi, Rosangela Simonelli |
author_facet |
Gavi, Rosangela Simonelli Gomes, Maria José |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Maria José |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gavi, Rosangela Simonelli Gomes, Maria José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acreditação Qualidade Instituições de saúde Gestão em Saúde Odontologia |
topic |
Acreditação Qualidade Instituições de saúde Gestão em Saúde Odontologia |
description |
A escassez de informações sobre a acreditação na área da Odontologia motivou esse estudo, que teve por objetivo elaborar e testar um questionário estruturado para simular a avaliação para acreditação nessa área. Trata-se de um estudo piloto, descritivo e com abordagem quantitativa. Empregou-se a metodologia da Organização Nacional de Acreditação, em nível I, acrescida de um questionário estruturado com anotações específicas constituído de seis seções: gestão e liderança, atendimento ao paciente, diagnóstico, apoio técnico, abastecimento e apoio logístico e infraestrutura. O Conselho Regional de Odontologia do Espírito Santo selecionou, aleatoriamente, 50 profissionais inscritos para o desenvolvimento do estudo.A amostra constitui-se de 12 unidades prestadoras de serviços de assistência odontológica, do tipo pessoa física.Os resultados mostram que 100% das instituições odontológicas visitadas não seriam acreditadas em nível I, de acordo com o Manual brasileiro de acreditação das instituições prestadoras de serviços de saúde, publicado pela Organização Nacional de Acreditação em 2010, e as adequações propostas pelos autores. Concluiu-se que o instrumento foi adequado para simular o processo de avaliação para acreditação em nível I dos serviços de assistência odontológica, embora ajustes sejam necessários para sua validação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/240 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/240 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/240/229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasilia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasilia |
dc.source.none.fl_str_mv |
ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 4 No. 2 (2013); 2026-2044 Revista Gestão & Saúde; v. 4 n. 2 (2013); 2026-2044 1982-4785 reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
collection |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
gestaoesaude@unb.br|| |
_version_ |
1797174678557556736 |