Acreditação dos serviços privados de assistência odontológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gavi, Rosangela Simonelli
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Gomes, Maria José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/240
Resumo: A escassez de informações sobre a acreditação na área da Odontologia motivou esse estudo, que teve por objetivo elaborar e testar um questionário estruturado para simular a avaliação para acreditação nessa área. Trata-se de um estudo piloto, descritivo e com abordagem quantitativa. Empregou-se a metodologia da Organização Nacional de Acreditação, em nível I, acrescida de um questionário estruturado com anotações específicas constituído de seis seções: gestão e liderança, atendimento ao paciente, diagnóstico, apoio técnico, abastecimento e apoio logístico e infraestrutura. O Conselho Regional de Odontologia do Espírito Santo selecionou, aleatoriamente, 50 profissionais inscritos para o desenvolvimento do estudo.A amostra constitui-se de 12 unidades prestadoras de serviços de assistência odontológica, do tipo pessoa física.Os resultados mostram que 100% das instituições odontológicas visitadas não seriam acreditadas em nível I, de acordo com o Manual brasileiro de acreditação das instituições prestadoras de serviços de saúde, publicado pela Organização Nacional de Acreditação em 2010, e as adequações propostas pelos autores. Concluiu-se que o instrumento foi adequado para simular o processo de avaliação para acreditação em nível I dos serviços de assistência odontológica, embora ajustes sejam necessários para sua validação.
id UNB-27_86372ac15b5a25489a9649967c98f58d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/240
network_acronym_str UNB-27
network_name_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository_id_str
spelling Acreditação dos serviços privados de assistência odontológicaAcreditaçãoQualidadeInstituições de saúdeGestão em SaúdeOdontologiaA escassez de informações sobre a acreditação na área da Odontologia motivou esse estudo, que teve por objetivo elaborar e testar um questionário estruturado para simular a avaliação para acreditação nessa área. Trata-se de um estudo piloto, descritivo e com abordagem quantitativa. Empregou-se a metodologia da Organização Nacional de Acreditação, em nível I, acrescida de um questionário estruturado com anotações específicas constituído de seis seções: gestão e liderança, atendimento ao paciente, diagnóstico, apoio técnico, abastecimento e apoio logístico e infraestrutura. O Conselho Regional de Odontologia do Espírito Santo selecionou, aleatoriamente, 50 profissionais inscritos para o desenvolvimento do estudo.A amostra constitui-se de 12 unidades prestadoras de serviços de assistência odontológica, do tipo pessoa física.Os resultados mostram que 100% das instituições odontológicas visitadas não seriam acreditadas em nível I, de acordo com o Manual brasileiro de acreditação das instituições prestadoras de serviços de saúde, publicado pela Organização Nacional de Acreditação em 2010, e as adequações propostas pelos autores. Concluiu-se que o instrumento foi adequado para simular o processo de avaliação para acreditação em nível I dos serviços de assistência odontológica, embora ajustes sejam necessários para sua validação.Universidade de Brasilia2017-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/240ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 4 No. 2 (2013); 2026-2044Revista Gestão & Saúde; v. 4 n. 2 (2013); 2026-20441982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/240/229Gavi, Rosangela SimonelliGomes, Maria Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T19:13:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/240Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T19:13:57Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Acreditação dos serviços privados de assistência odontológica
title Acreditação dos serviços privados de assistência odontológica
spellingShingle Acreditação dos serviços privados de assistência odontológica
Gavi, Rosangela Simonelli
Acreditação
Qualidade
Instituições de saúde
Gestão em Saúde
Odontologia
title_short Acreditação dos serviços privados de assistência odontológica
title_full Acreditação dos serviços privados de assistência odontológica
title_fullStr Acreditação dos serviços privados de assistência odontológica
title_full_unstemmed Acreditação dos serviços privados de assistência odontológica
title_sort Acreditação dos serviços privados de assistência odontológica
author Gavi, Rosangela Simonelli
author_facet Gavi, Rosangela Simonelli
Gomes, Maria José
author_role author
author2 Gomes, Maria José
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gavi, Rosangela Simonelli
Gomes, Maria José
dc.subject.por.fl_str_mv Acreditação
Qualidade
Instituições de saúde
Gestão em Saúde
Odontologia
topic Acreditação
Qualidade
Instituições de saúde
Gestão em Saúde
Odontologia
description A escassez de informações sobre a acreditação na área da Odontologia motivou esse estudo, que teve por objetivo elaborar e testar um questionário estruturado para simular a avaliação para acreditação nessa área. Trata-se de um estudo piloto, descritivo e com abordagem quantitativa. Empregou-se a metodologia da Organização Nacional de Acreditação, em nível I, acrescida de um questionário estruturado com anotações específicas constituído de seis seções: gestão e liderança, atendimento ao paciente, diagnóstico, apoio técnico, abastecimento e apoio logístico e infraestrutura. O Conselho Regional de Odontologia do Espírito Santo selecionou, aleatoriamente, 50 profissionais inscritos para o desenvolvimento do estudo.A amostra constitui-se de 12 unidades prestadoras de serviços de assistência odontológica, do tipo pessoa física.Os resultados mostram que 100% das instituições odontológicas visitadas não seriam acreditadas em nível I, de acordo com o Manual brasileiro de acreditação das instituições prestadoras de serviços de saúde, publicado pela Organização Nacional de Acreditação em 2010, e as adequações propostas pelos autores. Concluiu-se que o instrumento foi adequado para simular o processo de avaliação para acreditação em nível I dos serviços de assistência odontológica, embora ajustes sejam necessários para sua validação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/240
url https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/240/229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
dc.source.none.fl_str_mv ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 4 No. 2 (2013); 2026-2044
Revista Gestão & Saúde; v. 4 n. 2 (2013); 2026-2044
1982-4785
reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
collection Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv gestaoesaude@unb.br||
_version_ 1797174678557556736