PROCESSO DE ACREDITAÇÃO HOSPITALAR: CRITÉRIOS PARA IMPLANTAÇÃO BASEADO NAS NORMATIVAS DA ORGANIZAÇÃO NACIONAL DE ACREDITAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1713 |
Resumo: | A qualidade da assistência do serviço de saúde é fundamental para o benefício do cliente, tendo por objetivo propiciar resultados favoráveis e desejáveis (FURQUIM, COSTA, 2009). A implantação de processos para alcançar a qualidade desejada está diretamente relacionada a Acreditação Hospitalar, coordenada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), uma organização não governamental que implementou um método redundante que avalia os recursos institucionais, voluntários e periódicos, de forma a garantir a qualidade da assistência segundo padrões mínimos ou mais elaborados e exigentes. Ela verifica a qualidade dos serviços hospitalares como: profissionais, mudanças comportamentais, melhoria continua e permanente do atendimento e redução de desperdícios, tornando o gerenciamento hospitalar e os serviços realizados mais eficientes, garantindo a segurança e satisfação do paciente (PERTENCE, MELLEIRO, 2010). Tais processos/métodos citados, são classificados em três níveis: Nível 1, nível 2 e nível 3, conforme os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação. Para a certificação de cada nível a ONA propõe um roteiro que avalia todas as seções do Hospital dentro de cada nível, verificando documentos, processos, ferramentas de trabalho, profissionais de saúde e estrutura para a implantação dos requisitos de “Acreditação”. (BRASIL, 2002). Diversas instituições/organizações iniciaram restrições de mercado para os hospitais que não apresentam “acreditação”. |
id |
UNICESU -1_6f219a6e338c4d1b5aa654457dad8cf0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1713 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
PROCESSO DE ACREDITAÇÃO HOSPITALAR: CRITÉRIOS PARA IMPLANTAÇÃO BASEADO NAS NORMATIVAS DA ORGANIZAÇÃO NACIONAL DE ACREDITAÇÃOAcreditaçãoONASegurançaQualidadeNíveis de acreditaçãoA qualidade da assistência do serviço de saúde é fundamental para o benefício do cliente, tendo por objetivo propiciar resultados favoráveis e desejáveis (FURQUIM, COSTA, 2009). A implantação de processos para alcançar a qualidade desejada está diretamente relacionada a Acreditação Hospitalar, coordenada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), uma organização não governamental que implementou um método redundante que avalia os recursos institucionais, voluntários e periódicos, de forma a garantir a qualidade da assistência segundo padrões mínimos ou mais elaborados e exigentes. Ela verifica a qualidade dos serviços hospitalares como: profissionais, mudanças comportamentais, melhoria continua e permanente do atendimento e redução de desperdícios, tornando o gerenciamento hospitalar e os serviços realizados mais eficientes, garantindo a segurança e satisfação do paciente (PERTENCE, MELLEIRO, 2010). Tais processos/métodos citados, são classificados em três níveis: Nível 1, nível 2 e nível 3, conforme os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação. Para a certificação de cada nível a ONA propõe um roteiro que avalia todas as seções do Hospital dentro de cada nível, verificando documentos, processos, ferramentas de trabalho, profissionais de saúde e estrutura para a implantação dos requisitos de “Acreditação”. (BRASIL, 2002). Diversas instituições/organizações iniciaram restrições de mercado para os hospitais que não apresentam “acreditação”.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-16T14:14:29Z2019-08-16T14:14:29Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1713porNEVES, Larine Canevarolli FuriniPADIAL, Rafael Bayouthinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:28:56ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROCESSO DE ACREDITAÇÃO HOSPITALAR: CRITÉRIOS PARA IMPLANTAÇÃO BASEADO NAS NORMATIVAS DA ORGANIZAÇÃO NACIONAL DE ACREDITAÇÃO |
title |
PROCESSO DE ACREDITAÇÃO HOSPITALAR: CRITÉRIOS PARA IMPLANTAÇÃO BASEADO NAS NORMATIVAS DA ORGANIZAÇÃO NACIONAL DE ACREDITAÇÃO |
spellingShingle |
PROCESSO DE ACREDITAÇÃO HOSPITALAR: CRITÉRIOS PARA IMPLANTAÇÃO BASEADO NAS NORMATIVAS DA ORGANIZAÇÃO NACIONAL DE ACREDITAÇÃO NEVES, Larine Canevarolli Furini Acreditação ONA Segurança Qualidade Níveis de acreditação |
title_short |
PROCESSO DE ACREDITAÇÃO HOSPITALAR: CRITÉRIOS PARA IMPLANTAÇÃO BASEADO NAS NORMATIVAS DA ORGANIZAÇÃO NACIONAL DE ACREDITAÇÃO |
title_full |
PROCESSO DE ACREDITAÇÃO HOSPITALAR: CRITÉRIOS PARA IMPLANTAÇÃO BASEADO NAS NORMATIVAS DA ORGANIZAÇÃO NACIONAL DE ACREDITAÇÃO |
title_fullStr |
PROCESSO DE ACREDITAÇÃO HOSPITALAR: CRITÉRIOS PARA IMPLANTAÇÃO BASEADO NAS NORMATIVAS DA ORGANIZAÇÃO NACIONAL DE ACREDITAÇÃO |
title_full_unstemmed |
PROCESSO DE ACREDITAÇÃO HOSPITALAR: CRITÉRIOS PARA IMPLANTAÇÃO BASEADO NAS NORMATIVAS DA ORGANIZAÇÃO NACIONAL DE ACREDITAÇÃO |
title_sort |
PROCESSO DE ACREDITAÇÃO HOSPITALAR: CRITÉRIOS PARA IMPLANTAÇÃO BASEADO NAS NORMATIVAS DA ORGANIZAÇÃO NACIONAL DE ACREDITAÇÃO |
author |
NEVES, Larine Canevarolli Furini |
author_facet |
NEVES, Larine Canevarolli Furini PADIAL, Rafael Bayouth |
author_role |
author |
author2 |
PADIAL, Rafael Bayouth |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NEVES, Larine Canevarolli Furini PADIAL, Rafael Bayouth |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acreditação ONA Segurança Qualidade Níveis de acreditação |
topic |
Acreditação ONA Segurança Qualidade Níveis de acreditação |
description |
A qualidade da assistência do serviço de saúde é fundamental para o benefício do cliente, tendo por objetivo propiciar resultados favoráveis e desejáveis (FURQUIM, COSTA, 2009). A implantação de processos para alcançar a qualidade desejada está diretamente relacionada a Acreditação Hospitalar, coordenada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), uma organização não governamental que implementou um método redundante que avalia os recursos institucionais, voluntários e periódicos, de forma a garantir a qualidade da assistência segundo padrões mínimos ou mais elaborados e exigentes. Ela verifica a qualidade dos serviços hospitalares como: profissionais, mudanças comportamentais, melhoria continua e permanente do atendimento e redução de desperdícios, tornando o gerenciamento hospitalar e os serviços realizados mais eficientes, garantindo a segurança e satisfação do paciente (PERTENCE, MELLEIRO, 2010). Tais processos/métodos citados, são classificados em três níveis: Nível 1, nível 2 e nível 3, conforme os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação. Para a certificação de cada nível a ONA propõe um roteiro que avalia todas as seções do Hospital dentro de cada nível, verificando documentos, processos, ferramentas de trabalho, profissionais de saúde e estrutura para a implantação dos requisitos de “Acreditação”. (BRASIL, 2002). Diversas instituições/organizações iniciaram restrições de mercado para os hospitais que não apresentam “acreditação”. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-24 2019-08-16T14:14:29Z 2019-08-16T14:14:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1713 |
identifier_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1713 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771957513814016 |