ESTUDO DOS RESÍDUOS NO MUNICÍPIO DE ITABUNA-BA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Josessira Galy Farias
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Mello, Mello Souza, Leão, Marcelo Franco, Salete, Mello Santos de Alencar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/349
Resumo: No Brasil a expansão das cidades colocou em risco a qualidade de vida da população e do meio ambiente, por ter sido sem adequado planejamento urbano, o que levou ao aumento da geração de resíduos de construção civil. Este estudo consiste em uma pesquisa de campo, de natureza exploratória e descritiva, visando à identificação das áreas de deposição irregulares e os materiais descartados pela indústria da construção civil, além de pontuar alternativas para a minimização dos impactos resultantes das deposições irregulares. Pretendeu-se contribuir para a análise dos impactos causados ao meio ambiente e à qualidade de vida da população que os resíduos da construção civil causam na cidade de Itabuna.  Verificou-se que embora a reciclagem desses resíduos e demolição seja uma solução favorável para mitigar os impactos ambientais, devido a deposições irregulares na cidade, há a necessidade de se destacar a importância da educação, no sentido de esclarecer e ensinar à população como lidar com os RCD’s quanto à geração, deposição, transporte e destinação final, fazendo de forma estruturada e eficiente no âmbito das ações do poder público, para que haja mudança de hábito e cultura no município com relação a esses tipos de resíduos e suas implicações.
id UNB-27_89369df7b5664bcc1a689848f7056706
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/349
network_acronym_str UNB-27
network_name_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository_id_str
spelling ESTUDO DOS RESÍDUOS NO MUNICÍPIO DE ITABUNA-BANo Brasil a expansão das cidades colocou em risco a qualidade de vida da população e do meio ambiente, por ter sido sem adequado planejamento urbano, o que levou ao aumento da geração de resíduos de construção civil. Este estudo consiste em uma pesquisa de campo, de natureza exploratória e descritiva, visando à identificação das áreas de deposição irregulares e os materiais descartados pela indústria da construção civil, além de pontuar alternativas para a minimização dos impactos resultantes das deposições irregulares. Pretendeu-se contribuir para a análise dos impactos causados ao meio ambiente e à qualidade de vida da população que os resíduos da construção civil causam na cidade de Itabuna.  Verificou-se que embora a reciclagem desses resíduos e demolição seja uma solução favorável para mitigar os impactos ambientais, devido a deposições irregulares na cidade, há a necessidade de se destacar a importância da educação, no sentido de esclarecer e ensinar à população como lidar com os RCD’s quanto à geração, deposição, transporte e destinação final, fazendo de forma estruturada e eficiente no âmbito das ações do poder público, para que haja mudança de hábito e cultura no município com relação a esses tipos de resíduos e suas implicações.Universidade de Brasilia2017-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/349ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 4 No. 3 (2013); pag. 1197-1219Revista Gestão & Saúde; v. 4 n. 3 (2013); pag. 1197-12191982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/349/335Barreto, Josessira Galy FariasMello, Mello SouzaLeão, Marcelo FrancoSalete, Mello Santos de Alencarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T19:21:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/349Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T19:21:01Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDO DOS RESÍDUOS NO MUNICÍPIO DE ITABUNA-BA
title ESTUDO DOS RESÍDUOS NO MUNICÍPIO DE ITABUNA-BA
spellingShingle ESTUDO DOS RESÍDUOS NO MUNICÍPIO DE ITABUNA-BA
Barreto, Josessira Galy Farias
title_short ESTUDO DOS RESÍDUOS NO MUNICÍPIO DE ITABUNA-BA
title_full ESTUDO DOS RESÍDUOS NO MUNICÍPIO DE ITABUNA-BA
title_fullStr ESTUDO DOS RESÍDUOS NO MUNICÍPIO DE ITABUNA-BA
title_full_unstemmed ESTUDO DOS RESÍDUOS NO MUNICÍPIO DE ITABUNA-BA
title_sort ESTUDO DOS RESÍDUOS NO MUNICÍPIO DE ITABUNA-BA
author Barreto, Josessira Galy Farias
author_facet Barreto, Josessira Galy Farias
Mello, Mello Souza
Leão, Marcelo Franco
Salete, Mello Santos de Alencar
author_role author
author2 Mello, Mello Souza
Leão, Marcelo Franco
Salete, Mello Santos de Alencar
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto, Josessira Galy Farias
Mello, Mello Souza
Leão, Marcelo Franco
Salete, Mello Santos de Alencar
description No Brasil a expansão das cidades colocou em risco a qualidade de vida da população e do meio ambiente, por ter sido sem adequado planejamento urbano, o que levou ao aumento da geração de resíduos de construção civil. Este estudo consiste em uma pesquisa de campo, de natureza exploratória e descritiva, visando à identificação das áreas de deposição irregulares e os materiais descartados pela indústria da construção civil, além de pontuar alternativas para a minimização dos impactos resultantes das deposições irregulares. Pretendeu-se contribuir para a análise dos impactos causados ao meio ambiente e à qualidade de vida da população que os resíduos da construção civil causam na cidade de Itabuna.  Verificou-se que embora a reciclagem desses resíduos e demolição seja uma solução favorável para mitigar os impactos ambientais, devido a deposições irregulares na cidade, há a necessidade de se destacar a importância da educação, no sentido de esclarecer e ensinar à população como lidar com os RCD’s quanto à geração, deposição, transporte e destinação final, fazendo de forma estruturada e eficiente no âmbito das ações do poder público, para que haja mudança de hábito e cultura no município com relação a esses tipos de resíduos e suas implicações.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/349
url https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/349
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/349/335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
dc.source.none.fl_str_mv ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 4 No. 3 (2013); pag. 1197-1219
Revista Gestão & Saúde; v. 4 n. 3 (2013); pag. 1197-1219
1982-4785
reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
collection Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv gestaoesaude@unb.br||
_version_ 1797174678680240128