Avaliação do aprendizado via educação a distância:: a visão dos docentes da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Humberto Gabriel
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Teixeira Campos, Ertz Ramom, Nalin, Marco Antônio, Cardoso, Ramon Félix, Santana Nalin, Aline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/139
Resumo: A educação a distância é uma modalidade de educação em franco crescimento, na qual o professor assume novos papéis que vão além de ministrar aulas expositivas, interagindo como tutor do conhecimento. Observando a importância do papel do professor nesse novo paradigma educacional, é necessário um profissional com um perfil diferenciado, pois nem sempre o professor do ensino presencial tem perfil para exercer as funções docentes em educação a distância. A partir desses dados, realizou-se essa pesquisa que tem como objetivos: evidenciar a posição dos docentes do ensino presencial da área da saúde sobre a metodologia de educação à distância; avaliar os pontos fortes e fracos da metodologia na opinião dos docentes da área da saúde; avaliar a percepção dos docentes em relação às vantagens e desvantagens da metodologia de educação a distância em relação ao ensino presencial. Foi realizada uma pesquisa com questionários semi-estruturados com um grupo de 30 professores da área da saúde de uma Instituição de Ensino Superior no município de Montes Claros, Minas Gerais. Com relação aos resultados obtidos, a maioria dos professores possuem receios em relação ao ensino a distância, no entanto mostraram interesse em estar inseridos no novo modelo de instrução.
id UNB-27_932eb114e77b45387b73e4f088ad026e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/139
network_acronym_str UNB-27
network_name_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository_id_str
spelling Avaliação do aprendizado via educação a distância:: a visão dos docentes da saúdeA distânciaAvaliação docenteMetodologia educacionalA educação a distância é uma modalidade de educação em franco crescimento, na qual o professor assume novos papéis que vão além de ministrar aulas expositivas, interagindo como tutor do conhecimento. Observando a importância do papel do professor nesse novo paradigma educacional, é necessário um profissional com um perfil diferenciado, pois nem sempre o professor do ensino presencial tem perfil para exercer as funções docentes em educação a distância. A partir desses dados, realizou-se essa pesquisa que tem como objetivos: evidenciar a posição dos docentes do ensino presencial da área da saúde sobre a metodologia de educação à distância; avaliar os pontos fortes e fracos da metodologia na opinião dos docentes da área da saúde; avaliar a percepção dos docentes em relação às vantagens e desvantagens da metodologia de educação a distância em relação ao ensino presencial. Foi realizada uma pesquisa com questionários semi-estruturados com um grupo de 30 professores da área da saúde de uma Instituição de Ensino Superior no município de Montes Claros, Minas Gerais. Com relação aos resultados obtidos, a maioria dos professores possuem receios em relação ao ensino a distância, no entanto mostraram interesse em estar inseridos no novo modelo de instrução.Universidade de Brasilia2017-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/139ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 3 No. 3 (2012); 783-797Revista Gestão & Saúde; v. 3 n. 3 (2012); 783-7971982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/139/133Rodrigues, Humberto GabrielTeixeira Campos, Ertz RamomNalin, Marco AntônioCardoso, Ramon FélixSantana Nalin, Alineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T18:47:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/139Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T18:47:32Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do aprendizado via educação a distância:: a visão dos docentes da saúde
title Avaliação do aprendizado via educação a distância:: a visão dos docentes da saúde
spellingShingle Avaliação do aprendizado via educação a distância:: a visão dos docentes da saúde
Rodrigues, Humberto Gabriel
A distância
Avaliação docente
Metodologia educacional
title_short Avaliação do aprendizado via educação a distância:: a visão dos docentes da saúde
title_full Avaliação do aprendizado via educação a distância:: a visão dos docentes da saúde
title_fullStr Avaliação do aprendizado via educação a distância:: a visão dos docentes da saúde
title_full_unstemmed Avaliação do aprendizado via educação a distância:: a visão dos docentes da saúde
title_sort Avaliação do aprendizado via educação a distância:: a visão dos docentes da saúde
author Rodrigues, Humberto Gabriel
author_facet Rodrigues, Humberto Gabriel
Teixeira Campos, Ertz Ramom
Nalin, Marco Antônio
Cardoso, Ramon Félix
Santana Nalin, Aline
author_role author
author2 Teixeira Campos, Ertz Ramom
Nalin, Marco Antônio
Cardoso, Ramon Félix
Santana Nalin, Aline
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Humberto Gabriel
Teixeira Campos, Ertz Ramom
Nalin, Marco Antônio
Cardoso, Ramon Félix
Santana Nalin, Aline
dc.subject.por.fl_str_mv A distância
Avaliação docente
Metodologia educacional
topic A distância
Avaliação docente
Metodologia educacional
description A educação a distância é uma modalidade de educação em franco crescimento, na qual o professor assume novos papéis que vão além de ministrar aulas expositivas, interagindo como tutor do conhecimento. Observando a importância do papel do professor nesse novo paradigma educacional, é necessário um profissional com um perfil diferenciado, pois nem sempre o professor do ensino presencial tem perfil para exercer as funções docentes em educação a distância. A partir desses dados, realizou-se essa pesquisa que tem como objetivos: evidenciar a posição dos docentes do ensino presencial da área da saúde sobre a metodologia de educação à distância; avaliar os pontos fortes e fracos da metodologia na opinião dos docentes da área da saúde; avaliar a percepção dos docentes em relação às vantagens e desvantagens da metodologia de educação a distância em relação ao ensino presencial. Foi realizada uma pesquisa com questionários semi-estruturados com um grupo de 30 professores da área da saúde de uma Instituição de Ensino Superior no município de Montes Claros, Minas Gerais. Com relação aos resultados obtidos, a maioria dos professores possuem receios em relação ao ensino a distância, no entanto mostraram interesse em estar inseridos no novo modelo de instrução.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/139
url https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/139/133
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
dc.source.none.fl_str_mv ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 3 No. 3 (2012); 783-797
Revista Gestão & Saúde; v. 3 n. 3 (2012); 783-797
1982-4785
reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
collection Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv gestaoesaude@unb.br||
_version_ 1797174678105620480