Avaliação do aprendizado via educação a distância:: a visão dos docentes da saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/139 |
Resumo: | A educação a distância é uma modalidade de educação em franco crescimento, na qual o professor assume novos papéis que vão além de ministrar aulas expositivas, interagindo como tutor do conhecimento. Observando a importância do papel do professor nesse novo paradigma educacional, é necessário um profissional com um perfil diferenciado, pois nem sempre o professor do ensino presencial tem perfil para exercer as funções docentes em educação a distância. A partir desses dados, realizou-se essa pesquisa que tem como objetivos: evidenciar a posição dos docentes do ensino presencial da área da saúde sobre a metodologia de educação à distância; avaliar os pontos fortes e fracos da metodologia na opinião dos docentes da área da saúde; avaliar a percepção dos docentes em relação à s vantagens e desvantagens da metodologia de educação a distância em relação ao ensino presencial. Foi realizada uma pesquisa com questionários semi-estruturados com um grupo de 30 professores da área da saúde de uma Instituição de Ensino Superior no município de Montes Claros, Minas Gerais. Com relação aos resultados obtidos, a maioria dos professores possuem receios em relação ao ensino a distância, no entanto mostraram interesse em estar inseridos no novo modelo de instrução. |
id |
UNB-27_932eb114e77b45387b73e4f088ad026e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/139 |
network_acronym_str |
UNB-27 |
network_name_str |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação do aprendizado via educação a distância:: a visão dos docentes da saúdeA distânciaAvaliação docenteMetodologia educacionalA educação a distância é uma modalidade de educação em franco crescimento, na qual o professor assume novos papéis que vão além de ministrar aulas expositivas, interagindo como tutor do conhecimento. Observando a importância do papel do professor nesse novo paradigma educacional, é necessário um profissional com um perfil diferenciado, pois nem sempre o professor do ensino presencial tem perfil para exercer as funções docentes em educação a distância. A partir desses dados, realizou-se essa pesquisa que tem como objetivos: evidenciar a posição dos docentes do ensino presencial da área da saúde sobre a metodologia de educação à distância; avaliar os pontos fortes e fracos da metodologia na opinião dos docentes da área da saúde; avaliar a percepção dos docentes em relação à s vantagens e desvantagens da metodologia de educação a distância em relação ao ensino presencial. Foi realizada uma pesquisa com questionários semi-estruturados com um grupo de 30 professores da área da saúde de uma Instituição de Ensino Superior no município de Montes Claros, Minas Gerais. Com relação aos resultados obtidos, a maioria dos professores possuem receios em relação ao ensino a distância, no entanto mostraram interesse em estar inseridos no novo modelo de instrução.Universidade de Brasilia2017-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/139ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 3 No. 3 (2012); 783-797Revista Gestão & Saúde; v. 3 n. 3 (2012); 783-7971982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/139/133Rodrigues, Humberto GabrielTeixeira Campos, Ertz RamomNalin, Marco AntônioCardoso, Ramon FélixSantana Nalin, Alineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T18:47:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/139Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T18:47:32Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do aprendizado via educação a distância:: a visão dos docentes da saúde |
title |
Avaliação do aprendizado via educação a distância:: a visão dos docentes da saúde |
spellingShingle |
Avaliação do aprendizado via educação a distância:: a visão dos docentes da saúde Rodrigues, Humberto Gabriel A distância Avaliação docente Metodologia educacional |
title_short |
Avaliação do aprendizado via educação a distância:: a visão dos docentes da saúde |
title_full |
Avaliação do aprendizado via educação a distância:: a visão dos docentes da saúde |
title_fullStr |
Avaliação do aprendizado via educação a distância:: a visão dos docentes da saúde |
title_full_unstemmed |
Avaliação do aprendizado via educação a distância:: a visão dos docentes da saúde |
title_sort |
Avaliação do aprendizado via educação a distância:: a visão dos docentes da saúde |
author |
Rodrigues, Humberto Gabriel |
author_facet |
Rodrigues, Humberto Gabriel Teixeira Campos, Ertz Ramom Nalin, Marco Antônio Cardoso, Ramon Félix Santana Nalin, Aline |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira Campos, Ertz Ramom Nalin, Marco Antônio Cardoso, Ramon Félix Santana Nalin, Aline |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Humberto Gabriel Teixeira Campos, Ertz Ramom Nalin, Marco Antônio Cardoso, Ramon Félix Santana Nalin, Aline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
A distância Avaliação docente Metodologia educacional |
topic |
A distância Avaliação docente Metodologia educacional |
description |
A educação a distância é uma modalidade de educação em franco crescimento, na qual o professor assume novos papéis que vão além de ministrar aulas expositivas, interagindo como tutor do conhecimento. Observando a importância do papel do professor nesse novo paradigma educacional, é necessário um profissional com um perfil diferenciado, pois nem sempre o professor do ensino presencial tem perfil para exercer as funções docentes em educação a distância. A partir desses dados, realizou-se essa pesquisa que tem como objetivos: evidenciar a posição dos docentes do ensino presencial da área da saúde sobre a metodologia de educação à distância; avaliar os pontos fortes e fracos da metodologia na opinião dos docentes da área da saúde; avaliar a percepção dos docentes em relação à s vantagens e desvantagens da metodologia de educação a distância em relação ao ensino presencial. Foi realizada uma pesquisa com questionários semi-estruturados com um grupo de 30 professores da área da saúde de uma Instituição de Ensino Superior no município de Montes Claros, Minas Gerais. Com relação aos resultados obtidos, a maioria dos professores possuem receios em relação ao ensino a distância, no entanto mostraram interesse em estar inseridos no novo modelo de instrução. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/139 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/139 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/139/133 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasilia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasilia |
dc.source.none.fl_str_mv |
ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 3 No. 3 (2012); 783-797 Revista Gestão & Saúde; v. 3 n. 3 (2012); 783-797 1982-4785 reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
collection |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
gestaoesaude@unb.br|| |
_version_ |
1797174678105620480 |