ENSINO DA MATEMÁTICA COM FERRAMENTAS MEDIADORAS: MOODLE COM GEOGEBRA E WEBQUEST A FAVOR DO APRENDIZADO DE SABERES MATEMÁTICOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/287 |
Resumo: | Muito se tem pensado em como tornar o ensino e o aprendizado dos conteúdos e conhecimentos científicos mais significativos, de modo a colaborar com a educação. Nesse sentido, cabe ao professor conhecer aspectos inerentes ao comportamento humano, intermediar e facilitar a interpretação das informações que chegam aos alunos, fazendo com que essas informações se transformem em conhecimento. Portanto, o profissional da educação tem visto seu papel de transmissor de informações passarem para o facilitador da transformação dessas informações em conhecimento, processo que depende tanto do professor quanto do aluno. Destarte, este trabalho apresenta alguns aspectos inerentes ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática, destacando o uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) como ferramentas mediadoras e auxiliadoras desse aprendizado. Apresenta também, um ambiente virtual de aprendizagem, o Moodle que engloba o software Geogebra apresentado em uma WebQuest para que juntos possam servir futuramente para o ensino e aprendizado da Matemática na Faculdade de Tecnologia de Ourinhos-Fatec, São Paulo - Brasil. Espera-se, por meio deste trabalho, poder contribuir com discussões e reflexões de algumas questões emblemáticas dessa nova prática e modalidade, bem como difundir e fomentar o uso do aplicativo Geogebra. |
id |
UNB-27_aaefe3b0e8aa3ec43fc20b43422a2b7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/287 |
network_acronym_str |
UNB-27 |
network_name_str |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO DA MATEMÁTICA COM FERRAMENTAS MEDIADORAS: MOODLE COM GEOGEBRA E WEBQUEST A FAVOR DO APRENDIZADO DE SABERES MATEMÁTICOSMuito se tem pensado em como tornar o ensino e o aprendizado dos conteúdos e conhecimentos científicos mais significativos, de modo a colaborar com a educação. Nesse sentido, cabe ao professor conhecer aspectos inerentes ao comportamento humano, intermediar e facilitar a interpretação das informações que chegam aos alunos, fazendo com que essas informações se transformem em conhecimento. Portanto, o profissional da educação tem visto seu papel de transmissor de informações passarem para o facilitador da transformação dessas informações em conhecimento, processo que depende tanto do professor quanto do aluno. Destarte, este trabalho apresenta alguns aspectos inerentes ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática, destacando o uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) como ferramentas mediadoras e auxiliadoras desse aprendizado. Apresenta também, um ambiente virtual de aprendizagem, o Moodle que engloba o software Geogebra apresentado em uma WebQuest para que juntos possam servir futuramente para o ensino e aprendizado da Matemática na Faculdade de Tecnologia de Ourinhos-Fatec, São Paulo - Brasil. Espera-se, por meio deste trabalho, poder contribuir com discussões e reflexões de algumas questões emblemáticas dessa nova prática e modalidade, bem como difundir e fomentar o uso do aplicativo Geogebra.Universidade de Brasilia2017-08-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/287ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Edição Especial 3; pag. 549-560Revista Gestão & Saúde; Edição Especial 3; pag. 549-5601982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/287/274Reali, Graciela AluizioPrado Maximiano, Rosemeiry de CastroDelfino de Oliveira, Murilo CretuchiBertóli, Nilson Césarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T19:18:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/287Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T19:18:07Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO DA MATEMÁTICA COM FERRAMENTAS MEDIADORAS: MOODLE COM GEOGEBRA E WEBQUEST A FAVOR DO APRENDIZADO DE SABERES MATEMÁTICOS |
title |
ENSINO DA MATEMÁTICA COM FERRAMENTAS MEDIADORAS: MOODLE COM GEOGEBRA E WEBQUEST A FAVOR DO APRENDIZADO DE SABERES MATEMÁTICOS |
spellingShingle |
ENSINO DA MATEMÁTICA COM FERRAMENTAS MEDIADORAS: MOODLE COM GEOGEBRA E WEBQUEST A FAVOR DO APRENDIZADO DE SABERES MATEMÁTICOS Reali, Graciela Aluizio |
title_short |
ENSINO DA MATEMÁTICA COM FERRAMENTAS MEDIADORAS: MOODLE COM GEOGEBRA E WEBQUEST A FAVOR DO APRENDIZADO DE SABERES MATEMÁTICOS |
title_full |
ENSINO DA MATEMÁTICA COM FERRAMENTAS MEDIADORAS: MOODLE COM GEOGEBRA E WEBQUEST A FAVOR DO APRENDIZADO DE SABERES MATEMÁTICOS |
title_fullStr |
ENSINO DA MATEMÁTICA COM FERRAMENTAS MEDIADORAS: MOODLE COM GEOGEBRA E WEBQUEST A FAVOR DO APRENDIZADO DE SABERES MATEMÁTICOS |
title_full_unstemmed |
ENSINO DA MATEMÁTICA COM FERRAMENTAS MEDIADORAS: MOODLE COM GEOGEBRA E WEBQUEST A FAVOR DO APRENDIZADO DE SABERES MATEMÁTICOS |
title_sort |
ENSINO DA MATEMÁTICA COM FERRAMENTAS MEDIADORAS: MOODLE COM GEOGEBRA E WEBQUEST A FAVOR DO APRENDIZADO DE SABERES MATEMÁTICOS |
author |
Reali, Graciela Aluizio |
author_facet |
Reali, Graciela Aluizio Prado Maximiano, Rosemeiry de Castro Delfino de Oliveira, Murilo Cretuchi Bertóli, Nilson César |
author_role |
author |
author2 |
Prado Maximiano, Rosemeiry de Castro Delfino de Oliveira, Murilo Cretuchi Bertóli, Nilson César |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reali, Graciela Aluizio Prado Maximiano, Rosemeiry de Castro Delfino de Oliveira, Murilo Cretuchi Bertóli, Nilson César |
description |
Muito se tem pensado em como tornar o ensino e o aprendizado dos conteúdos e conhecimentos científicos mais significativos, de modo a colaborar com a educação. Nesse sentido, cabe ao professor conhecer aspectos inerentes ao comportamento humano, intermediar e facilitar a interpretação das informações que chegam aos alunos, fazendo com que essas informações se transformem em conhecimento. Portanto, o profissional da educação tem visto seu papel de transmissor de informações passarem para o facilitador da transformação dessas informações em conhecimento, processo que depende tanto do professor quanto do aluno. Destarte, este trabalho apresenta alguns aspectos inerentes ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática, destacando o uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) como ferramentas mediadoras e auxiliadoras desse aprendizado. Apresenta também, um ambiente virtual de aprendizagem, o Moodle que engloba o software Geogebra apresentado em uma WebQuest para que juntos possam servir futuramente para o ensino e aprendizado da Matemática na Faculdade de Tecnologia de Ourinhos-Fatec, São Paulo - Brasil. Espera-se, por meio deste trabalho, poder contribuir com discussões e reflexões de algumas questões emblemáticas dessa nova prática e modalidade, bem como difundir e fomentar o uso do aplicativo Geogebra. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/287 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/287 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/287/274 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasilia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasilia |
dc.source.none.fl_str_mv |
ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Edição Especial 3; pag. 549-560 Revista Gestão & Saúde; Edição Especial 3; pag. 549-560 1982-4785 reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
collection |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
gestaoesaude@unb.br|| |
_version_ |
1797174678600548352 |