Gestão por competências:: a liderança como ação estratégica na organização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves, Lenir Aparecida
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Soares, Renata Ferreira, Muniz, Reynaldo Maia, Brito, Maria José Menezes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/484
Resumo: A área da saúde demanda mão de obra capaz de adaptar o saber tecnológico a um contexto singular, ampliando a relevância da dimensão gerencial para a configuração de um modelo de gestão flexível e participativo. Objetivo: Analisar a liderança na relação organização/pessoas, em um hospital público universitário com modelo de  gestão colegiada.  Metodologia: Realizou-se pesquisa com abordagem quantitativa, utilizando dados primários obtidos por meio da aplicação de questionário com amostragem probabilística aleatória simples, e dados secundários, mediante a análise documental do Modelo de Gestão Descentralizada e Plano Diretor 2006-2010. A análise dos dados se deu por meio de estatística descritiva básica. Resultados: 50% dos profissionais entrevistados não têm conhecimento do intento estratégico e 47,5% que não participam da implementação das estratégias estabelecidas no Plano Diretor 2006-2010, se consideram responsáveis pelo seu desenvolvimento. Conclusão: A política de gestão institucional não se efetivou junto ao corpo de profissionais. Assim, é essencial considerar a forma como as pessoas são organizadas e conduzidas nos processos de trabalho. O Sistema de Gestão de Pessoas precisa ser definido como uma política institucional que propicie o desenvolvimento de habilidades e novas relações de trabalho. Descritores: Administração de Recursos Humanos em Hospitais, Gestão do Conhecimento, Liderança, Gerência.
id UNB-27_ad68875e2c6d27dd0967e41282681b43
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/484
network_acronym_str UNB-27
network_name_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository_id_str
spelling Gestão por competências:: a liderança como ação estratégica na organizaçãoAdministração de Recursos Humanos em HospitaisGestão do ConhecimentoLiderançaGerênciaA área da saúde demanda mão de obra capaz de adaptar o saber tecnológico a um contexto singular, ampliando a relevância da dimensão gerencial para a configuração de um modelo de gestão flexível e participativo. Objetivo: Analisar a liderança na relação organização/pessoas, em um hospital público universitário com modelo de  gestão colegiada.  Metodologia: Realizou-se pesquisa com abordagem quantitativa, utilizando dados primários obtidos por meio da aplicação de questionário com amostragem probabilística aleatória simples, e dados secundários, mediante a análise documental do Modelo de Gestão Descentralizada e Plano Diretor 2006-2010. A análise dos dados se deu por meio de estatística descritiva básica. Resultados: 50% dos profissionais entrevistados não têm conhecimento do intento estratégico e 47,5% que não participam da implementação das estratégias estabelecidas no Plano Diretor 2006-2010, se consideram responsáveis pelo seu desenvolvimento. Conclusão: A política de gestão institucional não se efetivou junto ao corpo de profissionais. Assim, é essencial considerar a forma como as pessoas são organizadas e conduzidas nos processos de trabalho. O Sistema de Gestão de Pessoas precisa ser definido como uma política institucional que propicie o desenvolvimento de habilidades e novas relações de trabalho. Descritores: Administração de Recursos Humanos em Hospitais, Gestão do Conhecimento, Liderança, Gerência.Universidade de Brasilia2017-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/484ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 5 No. 3 (2014); pag. 1006-1028Revista Gestão & Saúde; v. 5 n. 3 (2014); pag. 1006-10281982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/484/461Chaves, Lenir AparecidaSoares, Renata FerreiraMuniz, Reynaldo MaiaBrito, Maria José Menezesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T19:45:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/484Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T19:45:45Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão por competências:: a liderança como ação estratégica na organização
title Gestão por competências:: a liderança como ação estratégica na organização
spellingShingle Gestão por competências:: a liderança como ação estratégica na organização
Chaves, Lenir Aparecida
Administração de Recursos Humanos em Hospitais
Gestão do Conhecimento
Liderança
Gerência
title_short Gestão por competências:: a liderança como ação estratégica na organização
title_full Gestão por competências:: a liderança como ação estratégica na organização
title_fullStr Gestão por competências:: a liderança como ação estratégica na organização
title_full_unstemmed Gestão por competências:: a liderança como ação estratégica na organização
title_sort Gestão por competências:: a liderança como ação estratégica na organização
author Chaves, Lenir Aparecida
author_facet Chaves, Lenir Aparecida
Soares, Renata Ferreira
Muniz, Reynaldo Maia
Brito, Maria José Menezes
author_role author
author2 Soares, Renata Ferreira
Muniz, Reynaldo Maia
Brito, Maria José Menezes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaves, Lenir Aparecida
Soares, Renata Ferreira
Muniz, Reynaldo Maia
Brito, Maria José Menezes
dc.subject.por.fl_str_mv Administração de Recursos Humanos em Hospitais
Gestão do Conhecimento
Liderança
Gerência
topic Administração de Recursos Humanos em Hospitais
Gestão do Conhecimento
Liderança
Gerência
description A área da saúde demanda mão de obra capaz de adaptar o saber tecnológico a um contexto singular, ampliando a relevância da dimensão gerencial para a configuração de um modelo de gestão flexível e participativo. Objetivo: Analisar a liderança na relação organização/pessoas, em um hospital público universitário com modelo de  gestão colegiada.  Metodologia: Realizou-se pesquisa com abordagem quantitativa, utilizando dados primários obtidos por meio da aplicação de questionário com amostragem probabilística aleatória simples, e dados secundários, mediante a análise documental do Modelo de Gestão Descentralizada e Plano Diretor 2006-2010. A análise dos dados se deu por meio de estatística descritiva básica. Resultados: 50% dos profissionais entrevistados não têm conhecimento do intento estratégico e 47,5% que não participam da implementação das estratégias estabelecidas no Plano Diretor 2006-2010, se consideram responsáveis pelo seu desenvolvimento. Conclusão: A política de gestão institucional não se efetivou junto ao corpo de profissionais. Assim, é essencial considerar a forma como as pessoas são organizadas e conduzidas nos processos de trabalho. O Sistema de Gestão de Pessoas precisa ser definido como uma política institucional que propicie o desenvolvimento de habilidades e novas relações de trabalho. Descritores: Administração de Recursos Humanos em Hospitais, Gestão do Conhecimento, Liderança, Gerência.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/484
url https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/484
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/484/461
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
dc.source.none.fl_str_mv ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 5 No. 3 (2014); pag. 1006-1028
Revista Gestão & Saúde; v. 5 n. 3 (2014); pag. 1006-1028
1982-4785
reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
collection Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv gestaoesaude@unb.br||
_version_ 1797174679145807872