GESTÃO DO TRANSPORTE ELETIVO NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE E A REFERÊNCIA INTERMUNICIPAL NA PERSPECTIVA DO USUÁRIO EM SITUAÇÃO DE MOBILIDADE
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Data de Publicação: | 2018 |
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Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/10411 |
Resumo: | As Redes de Atenção à Saúde são serviços articulados que disponibilizam atenção integral e tem como uma de suas estratégias o transporte eletivo em saúde que favorece o acesso, intervindo em barreiras geográficas e financeiras. Buscou-se caracterizar perfil de usuários em mobilidade, aspectos do deslocamento e do acesso aos serviços em município de referência. Entrevistaram-se 384 usuários sobre perfil, deslocamento e acesso. Analisaram-se distribuição de frequências, medianas, diferenças interquartílicas e coeficiente de Spearman (p<0,05). Observaram-se a importância do transporte da gestão municipal e estadual para deslocamento (88%); média de 3,5 h de viagem; predomínio do encaminhamento pela gestão/profissionais e mediana de espera pelo atendimento, 83 dias. Os obstáculos distância geográfica, longo tempo de espera para o atendimento e o pequeno poder aquisitivo por parte expressiva dos usuários em situação mobilidade foram minimizados pela acessibilidade proporcionada pelo transporte eletivo em saúde e a disponibilidade dos recursos da rede do município de referência em proporcionar longos tratamentos. |
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GESTÃO DO TRANSPORTE ELETIVO NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE E A REFERÊNCIA INTERMUNICIPAL NA PERSPECTIVA DO USUÁRIO EM SITUAÇÃO DE MOBILIDADEArtigos de PesquisaAs Redes de Atenção à Saúde são serviços articulados que disponibilizam atenção integral e tem como uma de suas estratégias o transporte eletivo em saúde que favorece o acesso, intervindo em barreiras geográficas e financeiras. Buscou-se caracterizar perfil de usuários em mobilidade, aspectos do deslocamento e do acesso aos serviços em município de referência. Entrevistaram-se 384 usuários sobre perfil, deslocamento e acesso. Analisaram-se distribuição de frequências, medianas, diferenças interquartílicas e coeficiente de Spearman (p<0,05). Observaram-se a importância do transporte da gestão municipal e estadual para deslocamento (88%); média de 3,5 h de viagem; predomínio do encaminhamento pela gestão/profissionais e mediana de espera pelo atendimento, 83 dias. Os obstáculos distância geográfica, longo tempo de espera para o atendimento e o pequeno poder aquisitivo por parte expressiva dos usuários em situação mobilidade foram minimizados pela acessibilidade proporcionada pelo transporte eletivo em saúde e a disponibilidade dos recursos da rede do município de referência em proporcionar longos tratamentos.Universidade de Brasilia2018-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/1041110.18673/gs.v9i1.24647ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 9 No. 1 (2018): Janeiro - Abril; 04-18Revista Gestão & Saúde; v. 9 n. 1 (2018): Janeiro - Abril; 04-181982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/10411/9178Nunes de Assis, LucíliaBarros de Melo, MarileneBrant, Luiz Carlos Brantda Silva, DavidsonFerreira Jardim Miranda, Cristianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T20:21:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10411Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T20:21Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false |
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