ADAPTAÇÕES DE ESTRATÉGIAS E RECURSOS COMO AUXILIO À PRÁTICA DO BADMINTON ÀS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Paiva e Oliveira, Amália Rebouças
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Faustino, Pedro Ferreira, Seabra Junior, Manoel Osmar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/953
Resumo: Crianças com deficiência intelectual, muitas vezes, são privadas das mesmas oportunidades que aquelas que não possuem deficiência alguma costumam usufruir.  No que tange ao esporte, tais oportunidades ainda são, na maior parte das vezes, escassas. Para que a criança possa aprender um esporte e, efetivamente ser detentora de todos os benefícios que o mesmo proporciona, é necessário que o professor utilize estratégias de ensino e recursos pedagógicos que auxiliem o processo ensino ”“ aprendizagem da criança com deficiência intelectual.  A partir desses pressupostos, o projeto buscou construir/ adaptar estratégias de ensino e recursos pedagógicos para ensinar o badminton ¬Ã s crianças envolvidas no projeto. Foram ministradas aulas na APAE de Presidente Prudente uma vez por semana, com a duração de 50 minutos, a sete crianças com o diagnóstico de Deficiência Intelectual. O Badminton foi trabalhado através da divisão de seus fundamentos específicos; referente à empunhadura, observou-se que 71,4% dos alunos necessitaram de uma adaptação no tocante ao recurso pedagógico. Quanto à recepção e rebatida, constatou-se que 100% dos alunos precisaram de adaptações.  Conclui-se que, para trabalhar a modalidade do badminton com crianças com deficiência intelectual, estratégias de ensino e recursos pedagógicos são imprescindíveis para aprimorar o processo de ensino ”“ aprendizagem.
id UNB-27_c80cebbe4df5592147caec349adca35d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/953
network_acronym_str UNB-27
network_name_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository_id_str
spelling ADAPTAÇÕES DE ESTRATÉGIAS E RECURSOS COMO AUXILIO À PRÁTICA DO BADMINTON ÀS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUALCrianças com deficiência intelectual, muitas vezes, são privadas das mesmas oportunidades que aquelas que não possuem deficiência alguma costumam usufruir.  No que tange ao esporte, tais oportunidades ainda são, na maior parte das vezes, escassas. Para que a criança possa aprender um esporte e, efetivamente ser detentora de todos os benefícios que o mesmo proporciona, é necessário que o professor utilize estratégias de ensino e recursos pedagógicos que auxiliem o processo ensino ”“ aprendizagem da criança com deficiência intelectual.  A partir desses pressupostos, o projeto buscou construir/ adaptar estratégias de ensino e recursos pedagógicos para ensinar o badminton ¬Ã s crianças envolvidas no projeto. Foram ministradas aulas na APAE de Presidente Prudente uma vez por semana, com a duração de 50 minutos, a sete crianças com o diagnóstico de Deficiência Intelectual. O Badminton foi trabalhado através da divisão de seus fundamentos específicos; referente à empunhadura, observou-se que 71,4% dos alunos necessitaram de uma adaptação no tocante ao recurso pedagógico. Quanto à recepção e rebatida, constatou-se que 100% dos alunos precisaram de adaptações.  Conclui-se que, para trabalhar a modalidade do badminton com crianças com deficiência intelectual, estratégias de ensino e recursos pedagógicos são imprescindíveis para aprimorar o processo de ensino ”“ aprendizagem.Universidade de Brasilia2014-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/953ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 5 No. 4 (2014); pag. 2237-2246Revista Gestão & Saúde; v. 5 n. 4 (2014); pag. 2237-22461982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/953/822de Paiva e Oliveira, Amália RebouçasFaustino, Pedro FerreiraSeabra Junior, Manoel Osmarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T19:49:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/953Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T19:49:49Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv ADAPTAÇÕES DE ESTRATÉGIAS E RECURSOS COMO AUXILIO À PRÁTICA DO BADMINTON ÀS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
title ADAPTAÇÕES DE ESTRATÉGIAS E RECURSOS COMO AUXILIO À PRÁTICA DO BADMINTON ÀS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
spellingShingle ADAPTAÇÕES DE ESTRATÉGIAS E RECURSOS COMO AUXILIO À PRÁTICA DO BADMINTON ÀS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
de Paiva e Oliveira, Amália Rebouças
title_short ADAPTAÇÕES DE ESTRATÉGIAS E RECURSOS COMO AUXILIO À PRÁTICA DO BADMINTON ÀS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
title_full ADAPTAÇÕES DE ESTRATÉGIAS E RECURSOS COMO AUXILIO À PRÁTICA DO BADMINTON ÀS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
title_fullStr ADAPTAÇÕES DE ESTRATÉGIAS E RECURSOS COMO AUXILIO À PRÁTICA DO BADMINTON ÀS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
title_full_unstemmed ADAPTAÇÕES DE ESTRATÉGIAS E RECURSOS COMO AUXILIO À PRÁTICA DO BADMINTON ÀS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
title_sort ADAPTAÇÕES DE ESTRATÉGIAS E RECURSOS COMO AUXILIO À PRÁTICA DO BADMINTON ÀS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
author de Paiva e Oliveira, Amália Rebouças
author_facet de Paiva e Oliveira, Amália Rebouças
Faustino, Pedro Ferreira
Seabra Junior, Manoel Osmar
author_role author
author2 Faustino, Pedro Ferreira
Seabra Junior, Manoel Osmar
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Paiva e Oliveira, Amália Rebouças
Faustino, Pedro Ferreira
Seabra Junior, Manoel Osmar
description Crianças com deficiência intelectual, muitas vezes, são privadas das mesmas oportunidades que aquelas que não possuem deficiência alguma costumam usufruir.  No que tange ao esporte, tais oportunidades ainda são, na maior parte das vezes, escassas. Para que a criança possa aprender um esporte e, efetivamente ser detentora de todos os benefícios que o mesmo proporciona, é necessário que o professor utilize estratégias de ensino e recursos pedagógicos que auxiliem o processo ensino ”“ aprendizagem da criança com deficiência intelectual.  A partir desses pressupostos, o projeto buscou construir/ adaptar estratégias de ensino e recursos pedagógicos para ensinar o badminton ¬Ã s crianças envolvidas no projeto. Foram ministradas aulas na APAE de Presidente Prudente uma vez por semana, com a duração de 50 minutos, a sete crianças com o diagnóstico de Deficiência Intelectual. O Badminton foi trabalhado através da divisão de seus fundamentos específicos; referente à empunhadura, observou-se que 71,4% dos alunos necessitaram de uma adaptação no tocante ao recurso pedagógico. Quanto à recepção e rebatida, constatou-se que 100% dos alunos precisaram de adaptações.  Conclui-se que, para trabalhar a modalidade do badminton com crianças com deficiência intelectual, estratégias de ensino e recursos pedagógicos são imprescindíveis para aprimorar o processo de ensino ”“ aprendizagem.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/953
url https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/953
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/953/822
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
dc.source.none.fl_str_mv ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 5 No. 4 (2014); pag. 2237-2246
Revista Gestão & Saúde; v. 5 n. 4 (2014); pag. 2237-2246
1982-4785
reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
collection Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv gestaoesaude@unb.br||
_version_ 1797174679492886528