Estratégias de ensino e recursos pedagógicos utilizados no ensino da modalidade badminton à pessoa com deficiência intelectual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141787 |
Resumo: | Ao se contrapor a formação dos docentes do ensino comum regular com a inclusão escolar vivenciada pelo sistema educacional brasileiro, a qual garante acesso, permanência e qualidade do ensino, destaca-se a importância do desenvolvimento na formação e cotidiano escolar da Tecnologia Assistiva (TA), entendida nesta pesquisa com estratégias de ensino e recursos pedagógicos. Nesta perspectiva, a pesquisa possui como objetivo a construção/ adaptação de estratégias de ensino e recursos pedagógicos que favoreçam o ensino-aprendizagem da modalidade do Badminton às pessoas com deficiência intelectual. A pesquisa foi desenvolvida com alunos diagnosticados com Deficiência Intelectual, matriculados na APAE de Presidente Prudente. Para o ensino da modalidade foram desenvolvidas 40 intervenções, dividindo os fundamentos do Badminton de acordo com as habilidades motoras básicas propostas por Gallahue (2003): estabilizantes, manipulativas e locomotoras. No desenvolvimento das atividades ao nos depararmos com obstáculos no desenvolvimento da modalidade, utilizou-se como parâmetro para sua superação as etapas do fluxograma de Manzini e Santos (2002). Utilizou-se na pesquisa a abordagem exploratória, analítico-descritiva, e a coleta de dados baseada na observação e registro por meio de uma ficha de registro. Concluiu-se que a utilização das TA foram essenciais e indispensáveis para o desenvolvimento e sucesso da aprendizagem da modalidade esportiva, destacando sua importância na formação do docente, bem como em seu cotidiano. |
id |
UNSP_5bf858a9d1f9e2b82367509ec04325a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141787 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Estratégias de ensino e recursos pedagógicos utilizados no ensino da modalidade badminton à pessoa com deficiência intelectualTecnologia assistivaRecursos pedagógicos e estratégias de ensinoAo se contrapor a formação dos docentes do ensino comum regular com a inclusão escolar vivenciada pelo sistema educacional brasileiro, a qual garante acesso, permanência e qualidade do ensino, destaca-se a importância do desenvolvimento na formação e cotidiano escolar da Tecnologia Assistiva (TA), entendida nesta pesquisa com estratégias de ensino e recursos pedagógicos. Nesta perspectiva, a pesquisa possui como objetivo a construção/ adaptação de estratégias de ensino e recursos pedagógicos que favoreçam o ensino-aprendizagem da modalidade do Badminton às pessoas com deficiência intelectual. A pesquisa foi desenvolvida com alunos diagnosticados com Deficiência Intelectual, matriculados na APAE de Presidente Prudente. Para o ensino da modalidade foram desenvolvidas 40 intervenções, dividindo os fundamentos do Badminton de acordo com as habilidades motoras básicas propostas por Gallahue (2003): estabilizantes, manipulativas e locomotoras. No desenvolvimento das atividades ao nos depararmos com obstáculos no desenvolvimento da modalidade, utilizou-se como parâmetro para sua superação as etapas do fluxograma de Manzini e Santos (2002). Utilizou-se na pesquisa a abordagem exploratória, analítico-descritiva, e a coleta de dados baseada na observação e registro por meio de uma ficha de registro. Concluiu-se que a utilização das TA foram essenciais e indispensáveis para o desenvolvimento e sucesso da aprendizagem da modalidade esportiva, destacando sua importância na formação do docente, bem como em seu cotidiano.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zengo, Lonise Caroline [UNESP]Zengo, Loiane Maria [UNESP]Seabra Junior, Manoel Osmar [UNESP]Oliveira, Amália Rebouças de Paiva e [UNESP]Faustino, Pedro Ferreira [UNESP]2016-07-19T13:00:28Z2016-07-19T13:00:28Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject9050-9060application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9050-90602357-7819http://hdl.handle.net/11449/141787ISSN2357-7819-2014-9050-9060.pdf8039118755158155porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T17:43:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141787Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:53:34.788622Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de ensino e recursos pedagógicos utilizados no ensino da modalidade badminton à pessoa com deficiência intelectual |
title |
Estratégias de ensino e recursos pedagógicos utilizados no ensino da modalidade badminton à pessoa com deficiência intelectual |
spellingShingle |
Estratégias de ensino e recursos pedagógicos utilizados no ensino da modalidade badminton à pessoa com deficiência intelectual Zengo, Lonise Caroline [UNESP] Tecnologia assistiva Recursos pedagógicos e estratégias de ensino |
title_short |
Estratégias de ensino e recursos pedagógicos utilizados no ensino da modalidade badminton à pessoa com deficiência intelectual |
title_full |
Estratégias de ensino e recursos pedagógicos utilizados no ensino da modalidade badminton à pessoa com deficiência intelectual |
title_fullStr |
Estratégias de ensino e recursos pedagógicos utilizados no ensino da modalidade badminton à pessoa com deficiência intelectual |
title_full_unstemmed |
Estratégias de ensino e recursos pedagógicos utilizados no ensino da modalidade badminton à pessoa com deficiência intelectual |
title_sort |
Estratégias de ensino e recursos pedagógicos utilizados no ensino da modalidade badminton à pessoa com deficiência intelectual |
author |
Zengo, Lonise Caroline [UNESP] |
author_facet |
Zengo, Lonise Caroline [UNESP] Zengo, Loiane Maria [UNESP] Seabra Junior, Manoel Osmar [UNESP] Oliveira, Amália Rebouças de Paiva e [UNESP] Faustino, Pedro Ferreira [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Zengo, Loiane Maria [UNESP] Seabra Junior, Manoel Osmar [UNESP] Oliveira, Amália Rebouças de Paiva e [UNESP] Faustino, Pedro Ferreira [UNESP] |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zengo, Lonise Caroline [UNESP] Zengo, Loiane Maria [UNESP] Seabra Junior, Manoel Osmar [UNESP] Oliveira, Amália Rebouças de Paiva e [UNESP] Faustino, Pedro Ferreira [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia assistiva Recursos pedagógicos e estratégias de ensino |
topic |
Tecnologia assistiva Recursos pedagógicos e estratégias de ensino |
description |
Ao se contrapor a formação dos docentes do ensino comum regular com a inclusão escolar vivenciada pelo sistema educacional brasileiro, a qual garante acesso, permanência e qualidade do ensino, destaca-se a importância do desenvolvimento na formação e cotidiano escolar da Tecnologia Assistiva (TA), entendida nesta pesquisa com estratégias de ensino e recursos pedagógicos. Nesta perspectiva, a pesquisa possui como objetivo a construção/ adaptação de estratégias de ensino e recursos pedagógicos que favoreçam o ensino-aprendizagem da modalidade do Badminton às pessoas com deficiência intelectual. A pesquisa foi desenvolvida com alunos diagnosticados com Deficiência Intelectual, matriculados na APAE de Presidente Prudente. Para o ensino da modalidade foram desenvolvidas 40 intervenções, dividindo os fundamentos do Badminton de acordo com as habilidades motoras básicas propostas por Gallahue (2003): estabilizantes, manipulativas e locomotoras. No desenvolvimento das atividades ao nos depararmos com obstáculos no desenvolvimento da modalidade, utilizou-se como parâmetro para sua superação as etapas do fluxograma de Manzini e Santos (2002). Utilizou-se na pesquisa a abordagem exploratória, analítico-descritiva, e a coleta de dados baseada na observação e registro por meio de uma ficha de registro. Concluiu-se que a utilização das TA foram essenciais e indispensáveis para o desenvolvimento e sucesso da aprendizagem da modalidade esportiva, destacando sua importância na formação do docente, bem como em seu cotidiano. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:28Z 2016-07-19T13:00:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9050-9060 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141787 ISSN2357-7819-2014-9050-9060.pdf 8039118755158155 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141787 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9050-9060 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-9050-9060.pdf 8039118755158155 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
9050-9060 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128716518195200 |