Imagens da violência juvenil na mídia impressa valadarense:: um caso de saúde pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rita Cristina de Souza
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Souza, Daine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/182
Resumo: Trata-se de um estudo que teve por objetivo mapear, na mídia impressa ”“ Jornal Diário do Rio Doce (DRD), as imagens dos adolescentes envolvidos em eventos violentos, como vítima e/ou autor, no perímetro urbano de Governador Valadares ”“ MG durante o período de janeiro a dezembro de 2010. O método utilizado foi o descritivo e exploratório; inclui-se a combinação de descrições quantitativas com qualitativas, oriundas da análise das categorias previamente estabelecidas e da análise da literatura pertinente ao tema. Os tipos de violência foram classificados segundo os Registros de Eventos de Defesa Social e seus locais de ocorrência distribuídos nas respectivas Áreas Integradas de Segurança Pública. As imagens encontradas refletem incidência maior de adolescentes do sexo masculino na faixa etária de 16 anos, com 36% na categoria vítima e 27% na categoria autor, envolvidos em eventos de caráter urbano e letal: tráfico de drogas na categoria autor (47%); e homicídios na categoria vítima (34%). Ações de redução e prevenção de danos nessa faixa etária se constituem em tarefa desafiante para os profissionais de Saúde da Família - dentre estes o enfermeiro -, uma vez que estão em maior contato com a realidade vivenciada pelas famílias, favorecendo a identificação e abordagem dos grupos mais vulneráveis.
id UNB-27_dc29d72d1cba831b0d7b569b30f8b1e9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/182
network_acronym_str UNB-27
network_name_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository_id_str
spelling Imagens da violência juvenil na mídia impressa valadarense:: um caso de saúde públicaSaúde públicaPolíticas de saúdePolíticas sociaisTrata-se de um estudo que teve por objetivo mapear, na mídia impressa ”“ Jornal Diário do Rio Doce (DRD), as imagens dos adolescentes envolvidos em eventos violentos, como vítima e/ou autor, no perímetro urbano de Governador Valadares ”“ MG durante o período de janeiro a dezembro de 2010. O método utilizado foi o descritivo e exploratório; inclui-se a combinação de descrições quantitativas com qualitativas, oriundas da análise das categorias previamente estabelecidas e da análise da literatura pertinente ao tema. Os tipos de violência foram classificados segundo os Registros de Eventos de Defesa Social e seus locais de ocorrência distribuídos nas respectivas Áreas Integradas de Segurança Pública. As imagens encontradas refletem incidência maior de adolescentes do sexo masculino na faixa etária de 16 anos, com 36% na categoria vítima e 27% na categoria autor, envolvidos em eventos de caráter urbano e letal: tráfico de drogas na categoria autor (47%); e homicídios na categoria vítima (34%). Ações de redução e prevenção de danos nessa faixa etária se constituem em tarefa desafiante para os profissionais de Saúde da Família - dentre estes o enfermeiro -, uma vez que estão em maior contato com a realidade vivenciada pelas famílias, favorecendo a identificação e abordagem dos grupos mais vulneráveis.Universidade de Brasilia2017-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/182ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 4 No. 1 (2013); 1295-1307Revista Gestão & Saúde; v. 4 n. 1 (2013); 1295-13071982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/182/172Santos, Rita Cristina de SouzaSouza, Daineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T18:58:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/182Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T18:58:28Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Imagens da violência juvenil na mídia impressa valadarense:: um caso de saúde pública
title Imagens da violência juvenil na mídia impressa valadarense:: um caso de saúde pública
spellingShingle Imagens da violência juvenil na mídia impressa valadarense:: um caso de saúde pública
Santos, Rita Cristina de Souza
Saúde pública
Políticas de saúde
Políticas sociais
title_short Imagens da violência juvenil na mídia impressa valadarense:: um caso de saúde pública
title_full Imagens da violência juvenil na mídia impressa valadarense:: um caso de saúde pública
title_fullStr Imagens da violência juvenil na mídia impressa valadarense:: um caso de saúde pública
title_full_unstemmed Imagens da violência juvenil na mídia impressa valadarense:: um caso de saúde pública
title_sort Imagens da violência juvenil na mídia impressa valadarense:: um caso de saúde pública
author Santos, Rita Cristina de Souza
author_facet Santos, Rita Cristina de Souza
Souza, Daine
author_role author
author2 Souza, Daine
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Rita Cristina de Souza
Souza, Daine
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde pública
Políticas de saúde
Políticas sociais
topic Saúde pública
Políticas de saúde
Políticas sociais
description Trata-se de um estudo que teve por objetivo mapear, na mídia impressa ”“ Jornal Diário do Rio Doce (DRD), as imagens dos adolescentes envolvidos em eventos violentos, como vítima e/ou autor, no perímetro urbano de Governador Valadares ”“ MG durante o período de janeiro a dezembro de 2010. O método utilizado foi o descritivo e exploratório; inclui-se a combinação de descrições quantitativas com qualitativas, oriundas da análise das categorias previamente estabelecidas e da análise da literatura pertinente ao tema. Os tipos de violência foram classificados segundo os Registros de Eventos de Defesa Social e seus locais de ocorrência distribuídos nas respectivas Áreas Integradas de Segurança Pública. As imagens encontradas refletem incidência maior de adolescentes do sexo masculino na faixa etária de 16 anos, com 36% na categoria vítima e 27% na categoria autor, envolvidos em eventos de caráter urbano e letal: tráfico de drogas na categoria autor (47%); e homicídios na categoria vítima (34%). Ações de redução e prevenção de danos nessa faixa etária se constituem em tarefa desafiante para os profissionais de Saúde da Família - dentre estes o enfermeiro -, uma vez que estão em maior contato com a realidade vivenciada pelas famílias, favorecendo a identificação e abordagem dos grupos mais vulneráveis.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/182
url https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/182/172
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
dc.source.none.fl_str_mv ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 4 No. 1 (2013); 1295-1307
Revista Gestão & Saúde; v. 4 n. 1 (2013); 1295-1307
1982-4785
reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
collection Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv gestaoesaude@unb.br||
_version_ 1797174678165389312