Análise do ensino de ciências biológicas para alunos com deficiência visual em escolas do Distrito Federal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/441 |
Resumo: | A deficiência visual é uma limitação que ocorre na parte sensorial da visão, podendo ser classificada como cegueira, baixa visão ou visão subnormal. Os portadores de deficiência visual possuem direitos garantidos de estudar em escolas regulares de ensino ou em escolas especiais. Por este motivo, é necessária uma didática diferenciada para que a aprendizagem do aluno deficiente visual aconteça de forma eficaz e garantir a inclusão educacional dentro da escola. O objetivo deste trabalho foi analisar qualitativamente o ensino de Ciências Biológicas para deficientes visuais em escolas do Distrito Federal, observando a instituição, os professores e os alunos deficientes visuais. O trabalho foi realizado com a utilização de entrevistas semiestruturadas analisadas epistemologicamente. Os resultados mostraram que as instituições não possuem estruturas físicas adequadas; os professores de Biologia não possuem qualificações necessárias; os professores das salas de recursos estão aptos para atender deficientes visuais, mesmo que os recursos não sejam suficientes, e os alunos não compreendem todos os benefícios que poderiam ter. Portanto, é necessário adaptar o modo de ensino e os materiais didáticos para que haja um melhor ensino para os alunos deficientes visuais e assim garantir aprendizagem adequada para todos os alunos dentro de uma mesma instituição educacional. |
id |
UNB-27_e859ca8e27f7e2848044609d1ad82e34 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/441 |
network_acronym_str |
UNB-27 |
network_name_str |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise do ensino de ciências biológicas para alunos com deficiência visual em escolas do Distrito FederalEducaçãoEnsino de CiênciasDeficiência visualA deficiência visual é uma limitação que ocorre na parte sensorial da visão, podendo ser classificada como cegueira, baixa visão ou visão subnormal. Os portadores de deficiência visual possuem direitos garantidos de estudar em escolas regulares de ensino ou em escolas especiais. Por este motivo, é necessária uma didática diferenciada para que a aprendizagem do aluno deficiente visual aconteça de forma eficaz e garantir a inclusão educacional dentro da escola. O objetivo deste trabalho foi analisar qualitativamente o ensino de Ciências Biológicas para deficientes visuais em escolas do Distrito Federal, observando a instituição, os professores e os alunos deficientes visuais. O trabalho foi realizado com a utilização de entrevistas semiestruturadas analisadas epistemologicamente. Os resultados mostraram que as instituições não possuem estruturas físicas adequadas; os professores de Biologia não possuem qualificações necessárias; os professores das salas de recursos estão aptos para atender deficientes visuais, mesmo que os recursos não sejam suficientes, e os alunos não compreendem todos os benefícios que poderiam ter. Portanto, é necessário adaptar o modo de ensino e os materiais didáticos para que haja um melhor ensino para os alunos deficientes visuais e assim garantir aprendizagem adequada para todos os alunos dentro de uma mesma instituição educacional.Universidade de Brasilia2017-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/441ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 5 No. 2 (2014); pag. 459-486Revista Gestão & Saúde; v. 5 n. 2 (2014); pag. 459-4861982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/441/423Souza, Júlia Carvalho Mota dePrado, Carolina Conceiçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T19:43:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/441Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T19:43:26Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do ensino de ciências biológicas para alunos com deficiência visual em escolas do Distrito Federal |
title |
Análise do ensino de ciências biológicas para alunos com deficiência visual em escolas do Distrito Federal |
spellingShingle |
Análise do ensino de ciências biológicas para alunos com deficiência visual em escolas do Distrito Federal Souza, Júlia Carvalho Mota de Educação Ensino de Ciências Deficiência visual |
title_short |
Análise do ensino de ciências biológicas para alunos com deficiência visual em escolas do Distrito Federal |
title_full |
Análise do ensino de ciências biológicas para alunos com deficiência visual em escolas do Distrito Federal |
title_fullStr |
Análise do ensino de ciências biológicas para alunos com deficiência visual em escolas do Distrito Federal |
title_full_unstemmed |
Análise do ensino de ciências biológicas para alunos com deficiência visual em escolas do Distrito Federal |
title_sort |
Análise do ensino de ciências biológicas para alunos com deficiência visual em escolas do Distrito Federal |
author |
Souza, Júlia Carvalho Mota de |
author_facet |
Souza, Júlia Carvalho Mota de Prado, Carolina Conceição |
author_role |
author |
author2 |
Prado, Carolina Conceição |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Júlia Carvalho Mota de Prado, Carolina Conceição |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ensino de Ciências Deficiência visual |
topic |
Educação Ensino de Ciências Deficiência visual |
description |
A deficiência visual é uma limitação que ocorre na parte sensorial da visão, podendo ser classificada como cegueira, baixa visão ou visão subnormal. Os portadores de deficiência visual possuem direitos garantidos de estudar em escolas regulares de ensino ou em escolas especiais. Por este motivo, é necessária uma didática diferenciada para que a aprendizagem do aluno deficiente visual aconteça de forma eficaz e garantir a inclusão educacional dentro da escola. O objetivo deste trabalho foi analisar qualitativamente o ensino de Ciências Biológicas para deficientes visuais em escolas do Distrito Federal, observando a instituição, os professores e os alunos deficientes visuais. O trabalho foi realizado com a utilização de entrevistas semiestruturadas analisadas epistemologicamente. Os resultados mostraram que as instituições não possuem estruturas físicas adequadas; os professores de Biologia não possuem qualificações necessárias; os professores das salas de recursos estão aptos para atender deficientes visuais, mesmo que os recursos não sejam suficientes, e os alunos não compreendem todos os benefícios que poderiam ter. Portanto, é necessário adaptar o modo de ensino e os materiais didáticos para que haja um melhor ensino para os alunos deficientes visuais e assim garantir aprendizagem adequada para todos os alunos dentro de uma mesma instituição educacional. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/441 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/441 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/441/423 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasilia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasilia |
dc.source.none.fl_str_mv |
ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 5 No. 2 (2014); pag. 459-486 Revista Gestão & Saúde; v. 5 n. 2 (2014); pag. 459-486 1982-4785 reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
collection |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
gestaoesaude@unb.br|| |
_version_ |
1797174679054581760 |