Operações de pensamento e estratégias de ensino:: relações e complexidade como uma alternativa para tomada de decisão na dinâmica dos processos de ensino-aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3062 |
Resumo: | Objetivo: Descrever as relações das Operações de Pensamento (OP) entre-si e com Estratégias de Ensino (EE). Método: Estudo exploratório-descritivo, com abordagem quantitativa. Foi realizada uma análise das relações entre 13 OP de Louis Raths e 20 EE. A classificação do nível de complexidade das estratégias foi baseada no número de OP mobilizadas. Resultados: Entre as OP exigidas previamente na mobilização de operações diferentes, a observação e a crítica foram as mais frequentes, estando presentes em 100% e 91,7% das operações analisadas, respectivamente. Planejamento de projetos ou pesquisas (25%) e resumo (16,7%) foram as OP menos frequentes na mobilização de operações diferentes. Interpretação (85%) e obtenção e organização de dados (80%) foram à s OP mais frequentes nas 20 EE analisadas, enquanto classificação e planejamento de projetos ou pesquisas estavam presentes em apenas 20% das EE. As EE classificadas com alto de nível de complexidade foram: ensinar com pesquisa e estudo do meio que contemplaram 100% e 69% das operações analisadas, respectivamente. Tempestade cerebral e estudo dirigido mobilizaram aproximadamente 23% das OP e foram classificadas como estratégias com baixo nível de complexidade. Das estratégias analisadas, 90% foram classificadas com nível de complexidade intermediário ou baixo. |
id |
UNB-27_ef3fdda84013e8eeb13210e207c0584f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3062 |
network_acronym_str |
UNB-27 |
network_name_str |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
repository_id_str |
|
spelling |
Operações de pensamento e estratégias de ensino:: relações e complexidade como uma alternativa para tomada de decisão na dinâmica dos processos de ensino-aprendizagemEnsinoMateriais de ensinoEducaçãoAprendizagemPensamento Objetivo: Descrever as relações das Operações de Pensamento (OP) entre-si e com Estratégias de Ensino (EE). Método: Estudo exploratório-descritivo, com abordagem quantitativa. Foi realizada uma análise das relações entre 13 OP de Louis Raths e 20 EE. A classificação do nível de complexidade das estratégias foi baseada no número de OP mobilizadas. Resultados: Entre as OP exigidas previamente na mobilização de operações diferentes, a observação e a crítica foram as mais frequentes, estando presentes em 100% e 91,7% das operações analisadas, respectivamente. Planejamento de projetos ou pesquisas (25%) e resumo (16,7%) foram as OP menos frequentes na mobilização de operações diferentes. Interpretação (85%) e obtenção e organização de dados (80%) foram à s OP mais frequentes nas 20 EE analisadas, enquanto classificação e planejamento de projetos ou pesquisas estavam presentes em apenas 20% das EE. As EE classificadas com alto de nível de complexidade foram: ensinar com pesquisa e estudo do meio que contemplaram 100% e 69% das operações analisadas, respectivamente. Tempestade cerebral e estudo dirigido mobilizaram aproximadamente 23% das OP e foram classificadas como estratégias com baixo nível de complexidade. Das estratégias analisadas, 90% foram classificadas com nível de complexidade intermediário ou baixo. Universidade de Brasilia2015-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3062ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; V.6, Supl. 3 (2015); Pag. 2025-2038Revista Gestão & Saúde; V.6, Supl. 3 (2015); Pag. 2025-20381982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3062/2755Santos, Juliano dosMeira, Karina Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T20:05:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3062Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T20:05:34Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Operações de pensamento e estratégias de ensino:: relações e complexidade como uma alternativa para tomada de decisão na dinâmica dos processos de ensino-aprendizagem |
title |
Operações de pensamento e estratégias de ensino:: relações e complexidade como uma alternativa para tomada de decisão na dinâmica dos processos de ensino-aprendizagem |
spellingShingle |
Operações de pensamento e estratégias de ensino:: relações e complexidade como uma alternativa para tomada de decisão na dinâmica dos processos de ensino-aprendizagem Santos, Juliano dos Ensino Materiais de ensino Educação Aprendizagem Pensamento |
title_short |
Operações de pensamento e estratégias de ensino:: relações e complexidade como uma alternativa para tomada de decisão na dinâmica dos processos de ensino-aprendizagem |
title_full |
Operações de pensamento e estratégias de ensino:: relações e complexidade como uma alternativa para tomada de decisão na dinâmica dos processos de ensino-aprendizagem |
title_fullStr |
Operações de pensamento e estratégias de ensino:: relações e complexidade como uma alternativa para tomada de decisão na dinâmica dos processos de ensino-aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Operações de pensamento e estratégias de ensino:: relações e complexidade como uma alternativa para tomada de decisão na dinâmica dos processos de ensino-aprendizagem |
title_sort |
Operações de pensamento e estratégias de ensino:: relações e complexidade como uma alternativa para tomada de decisão na dinâmica dos processos de ensino-aprendizagem |
author |
Santos, Juliano dos |
author_facet |
Santos, Juliano dos Meira, Karina Cardoso |
author_role |
author |
author2 |
Meira, Karina Cardoso |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Juliano dos Meira, Karina Cardoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Materiais de ensino Educação Aprendizagem Pensamento |
topic |
Ensino Materiais de ensino Educação Aprendizagem Pensamento |
description |
Objetivo: Descrever as relações das Operações de Pensamento (OP) entre-si e com Estratégias de Ensino (EE). Método: Estudo exploratório-descritivo, com abordagem quantitativa. Foi realizada uma análise das relações entre 13 OP de Louis Raths e 20 EE. A classificação do nível de complexidade das estratégias foi baseada no número de OP mobilizadas. Resultados: Entre as OP exigidas previamente na mobilização de operações diferentes, a observação e a crítica foram as mais frequentes, estando presentes em 100% e 91,7% das operações analisadas, respectivamente. Planejamento de projetos ou pesquisas (25%) e resumo (16,7%) foram as OP menos frequentes na mobilização de operações diferentes. Interpretação (85%) e obtenção e organização de dados (80%) foram à s OP mais frequentes nas 20 EE analisadas, enquanto classificação e planejamento de projetos ou pesquisas estavam presentes em apenas 20% das EE. As EE classificadas com alto de nível de complexidade foram: ensinar com pesquisa e estudo do meio que contemplaram 100% e 69% das operações analisadas, respectivamente. Tempestade cerebral e estudo dirigido mobilizaram aproximadamente 23% das OP e foram classificadas como estratégias com baixo nível de complexidade. Das estratégias analisadas, 90% foram classificadas com nível de complexidade intermediário ou baixo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3062 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3062 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3062/2755 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasilia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasilia |
dc.source.none.fl_str_mv |
ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; V.6, Supl. 3 (2015); Pag. 2025-2038 Revista Gestão & Saúde; V.6, Supl. 3 (2015); Pag. 2025-2038 1982-4785 reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
collection |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
gestaoesaude@unb.br|| |
_version_ |
1797174680437653504 |