Avaliação clínica estruturada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Arabela Maria Barbosa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Nunes Pricinote, Silvia Cristina Marques, Pereira, Edna Regina Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/438
Resumo: O mundo vive profundas modificações na área do conhecimento, da tecnologia, do sócio político e não poderia permanecer estático, na área da saúde. Requer-se um novo perfil de profissional, cuja prática seja pautada na ética, no rigor científico, na integralidade, na cidadania e na promoção de saúde e que desenvolva competências além de atenção em saúde como tomada de decisão, comunicação, liderança, administração e gerenciamento e educação permanente. Não existe um único método de avaliação capaz de atingir todos estes elementos (conhecimentos, habilidades e atitudes), entende-se que apenas a combinação de métodos é capaz de produzir os resultados esperados da avaliação. Como alternativa, as avaliações clínicas estruturadas, baseadas na observação “do fazer ou do demonstrar como se faz”, objetivando a avaliação. Na perspectiva de promover uma visão dos métodos avaliativos que vem sendo utilizado na educação em saúde, pretende-se neste artigo, de revisão de literatura, oferecer ao leitor uma descrição geral e diversificada, de métodos de avaliação clinica estruturada, enfatizando o Exame Clínico Objetivo Estruturado, o mais difundido no Brasil, almejando oportunizar, que mais profissionais da área de saúde possam conhecer e fazer uso desta ferramenta avaliativa. Descritores: Avaliação Educacional, Avaliação em Saúde, Educação Baseada em Competência, Educação Superior.
id UNB-27_f025c10432e03679cfe70a810f0d9680
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/438
network_acronym_str UNB-27
network_name_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository_id_str
spelling Avaliação clínica estruturadaO mundo vive profundas modificações na área do conhecimento, da tecnologia, do sócio político e não poderia permanecer estático, na área da saúde. Requer-se um novo perfil de profissional, cuja prática seja pautada na ética, no rigor científico, na integralidade, na cidadania e na promoção de saúde e que desenvolva competências além de atenção em saúde como tomada de decisão, comunicação, liderança, administração e gerenciamento e educação permanente. Não existe um único método de avaliação capaz de atingir todos estes elementos (conhecimentos, habilidades e atitudes), entende-se que apenas a combinação de métodos é capaz de produzir os resultados esperados da avaliação. Como alternativa, as avaliações clínicas estruturadas, baseadas na observação “do fazer ou do demonstrar como se faz”, objetivando a avaliação. Na perspectiva de promover uma visão dos métodos avaliativos que vem sendo utilizado na educação em saúde, pretende-se neste artigo, de revisão de literatura, oferecer ao leitor uma descrição geral e diversificada, de métodos de avaliação clinica estruturada, enfatizando o Exame Clínico Objetivo Estruturado, o mais difundido no Brasil, almejando oportunizar, que mais profissionais da área de saúde possam conhecer e fazer uso desta ferramenta avaliativa. Descritores: Avaliação Educacional, Avaliação em Saúde, Educação Baseada em Competência, Educação Superior.Universidade de Brasilia2017-08-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/438ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 5 No. 2 (2014); pag. 410-417Revista Gestão & Saúde; v. 5 n. 2 (2014); pag. 410-4171982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/438/420Sampaio, Arabela Maria BarbosaNunes Pricinote, Silvia Cristina MarquesPereira, Edna Regina Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T19:43:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/438Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T19:43:43Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação clínica estruturada
title Avaliação clínica estruturada
spellingShingle Avaliação clínica estruturada
Sampaio, Arabela Maria Barbosa
title_short Avaliação clínica estruturada
title_full Avaliação clínica estruturada
title_fullStr Avaliação clínica estruturada
title_full_unstemmed Avaliação clínica estruturada
title_sort Avaliação clínica estruturada
author Sampaio, Arabela Maria Barbosa
author_facet Sampaio, Arabela Maria Barbosa
Nunes Pricinote, Silvia Cristina Marques
Pereira, Edna Regina Silva
author_role author
author2 Nunes Pricinote, Silvia Cristina Marques
Pereira, Edna Regina Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Arabela Maria Barbosa
Nunes Pricinote, Silvia Cristina Marques
Pereira, Edna Regina Silva
description O mundo vive profundas modificações na área do conhecimento, da tecnologia, do sócio político e não poderia permanecer estático, na área da saúde. Requer-se um novo perfil de profissional, cuja prática seja pautada na ética, no rigor científico, na integralidade, na cidadania e na promoção de saúde e que desenvolva competências além de atenção em saúde como tomada de decisão, comunicação, liderança, administração e gerenciamento e educação permanente. Não existe um único método de avaliação capaz de atingir todos estes elementos (conhecimentos, habilidades e atitudes), entende-se que apenas a combinação de métodos é capaz de produzir os resultados esperados da avaliação. Como alternativa, as avaliações clínicas estruturadas, baseadas na observação “do fazer ou do demonstrar como se faz”, objetivando a avaliação. Na perspectiva de promover uma visão dos métodos avaliativos que vem sendo utilizado na educação em saúde, pretende-se neste artigo, de revisão de literatura, oferecer ao leitor uma descrição geral e diversificada, de métodos de avaliação clinica estruturada, enfatizando o Exame Clínico Objetivo Estruturado, o mais difundido no Brasil, almejando oportunizar, que mais profissionais da área de saúde possam conhecer e fazer uso desta ferramenta avaliativa. Descritores: Avaliação Educacional, Avaliação em Saúde, Educação Baseada em Competência, Educação Superior.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/438
url https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/438
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/438/420
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
dc.source.none.fl_str_mv ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 5 No. 2 (2014); pag. 410-417
Revista Gestão & Saúde; v. 5 n. 2 (2014); pag. 410-417
1982-4785
reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
collection Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv gestaoesaude@unb.br||
_version_ 1797174679046193152