Conforto térmico em corredores urbanos: estudo de caso em Bauru-SP
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | P@ranoá |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/10586 |
Resumo: | O intenso uso de veículos motorizados nos corredores urbanos, por onde tambémcirculam veículos não motorizados e pedestres, tem contribuído para produção deruídos, poluição do ar e calor, que degradam o ambiente e, consequentemente, a qualidade de vida dos pedestres. Esse aspecto é agravante em áreas comerciais e de prestação de serviços, como a av. Rodrigues Alves localizada em Bauru-SP, objeto de estudo deste trabalho, que é focado no ambiente térmico do pedestre. O trabalho envolve aspectos subjetivos (questionários) e objetivos (monitoramento microclimático) na avaliação das condições de conforto térmico de pedestres. Os resultados revelam uma faixa de conforto térmico para o índice PET de 16,4 a 28°C, evidenciando menor tolerância à s altas temperaturas e maior à s baixas, em comparação com resultados desenvolvidos em estudo similar realizado em um espaço público de permanência arborizado em Bauru. |
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Conforto térmico em corredores urbanos: estudo de caso em Bauru-SPO intenso uso de veículos motorizados nos corredores urbanos, por onde tambémcirculam veículos não motorizados e pedestres, tem contribuído para produção deruídos, poluição do ar e calor, que degradam o ambiente e, consequentemente, a qualidade de vida dos pedestres. Esse aspecto é agravante em áreas comerciais e de prestação de serviços, como a av. Rodrigues Alves localizada em Bauru-SP, objeto de estudo deste trabalho, que é focado no ambiente térmico do pedestre. O trabalho envolve aspectos subjetivos (questionários) e objetivos (monitoramento microclimático) na avaliação das condições de conforto térmico de pedestres. Os resultados revelam uma faixa de conforto térmico para o índice PET de 16,4 a 28°C, evidenciando menor tolerância à s altas temperaturas e maior à s baixas, em comparação com resultados desenvolvidos em estudo similar realizado em um espaço público de permanência arborizado em Bauru.Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo2012-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/1058610.18830/issn.1679-0944.n6.2012.12283Paranoá; Vol. 5 No. 6 (2012): Reabilitar o UrbanoParanoá; v. 5 n. 6 (2012): Reabilitar o Urbano1679-09441677-7395reponame:P@ranoáinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/10586/9301Amaral, Carla CristinaFontes, Maria Solange Gurgel de Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-07T12:53:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10586Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/paranoaPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/oaiparanoa@unb.br1679-09441677-7395opendoar:2024-02-07T12:53:19P@ranoá - Universidade de Brasília (UnB)false |
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