Conforto térmico em corredores urbanos: estudo de caso em Bauru-SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Carla Cristina
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Fontes, Maria Solange Gurgel de Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: P@ranoá
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/10586
Resumo: O intenso uso de veículos motorizados nos corredores urbanos, por onde tambémcirculam veículos não motorizados e pedestres, tem contribuído para produção deruídos, poluição do ar e calor, que degradam o ambiente e, consequentemente, a qualidade de vida dos pedestres. Esse aspecto é agravante em áreas comerciais e de prestação de serviços, como a av. Rodrigues Alves localizada em Bauru-SP, objeto de estudo deste trabalho, que é focado no ambiente térmico do pedestre. O trabalho envolve aspectos subjetivos (questionários) e objetivos (monitoramento microclimático) na avaliação das condições de conforto térmico de pedestres. Os resultados revelam uma faixa de conforto térmico para o índice PET de 16,4 a 28°C, evidenciando menor tolerância às altas temperaturas e maior às baixas, em comparação com resultados desenvolvidos em estudo similar realizado em um espaço público de permanência arborizado em Bauru.
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