PARANOÁ 8 Cadernos de Arquitetura e Urbanismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schvarsberg, Benny
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: P@ranoá
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/10611
Resumo: ApresentaçãoCom grande satisfação apresentamos o presente numero temático do periódico Paranoá: Cadernos de Arquitetura e Urbanismo do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília. Este número registra os trabalhos, mesas redondas e debates desenvolvidos no âmbito do Evento Nacional denominado “VI Seminário Nacional de Avaliação do Ensino, Pesquisa e Extensão em Planejamento Urbano e Regional ”, que abreviaremos como “VI SEPEPUR”.Tratou-se de um evento realizado nos dias 07, 08 e 09 de novembro de 2012 na Universidade de Brasília com público composto basicamente de professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação dos programas nas áreas de planejamento urbano e regional, arquitetura e urbanismo, geografia e congêneres, filiados e associados à ANPUR ”“ Associação Nacional de Pós- graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, promotora do Evento. O VI SEPEPUR contou com a participação organizativa e executiva do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB, do NEUR ”“ Núcleo de Estudos Urbanos e Regionais da UnB, do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UnB.Desde a sua primeira versão em 2002, os Seminários Nacionais de Avaliação do Ensino, Pesquisa e Extensão em Planejamento Urbano e Regional, vem sendo organizados regularmente pela ANPUR a cada biênio. Nos últimos anos, esse evento contou com a presença dos coordenadores e representantes de todos os Programas de Pó s-Graduaçã o e Centros de Pesquisa filiados e associados, de muitos de seus professores e estudantes. Esse dado revela a abrangência e o reconhecimento do acúmulo acadêmico e cientifico produzido nesta trajetória de Seminários de Avaliação.A proposta desta sexta edição do Seminário, cujos resultados são registrados nesta publicação, foi formulada com base num conjunto de desafios enfrentados pelas diversas instituições que compõem a pós-graduação na área reunida pela ANPUR envolvendo programas de Planejamento Urbano e Regional, Arquitetura e Urbanismo, Desenvolvimento Regional e Territorial, Geografia, Economia, Sociologia e de á reas afins ”“ frente à relaçã o entre ensino, pesquisa e extensã o no presente.Nesta perspectiva, o debate pretendeu também promover uma atualização e avaliação do estado da arte dos estudos, proposições e contribuições técnico-científicas em relação às políticas, programas e ações de ordenamento e planejamento territorial e urbano para as cidades, áreas metropolitanas, municípios e o Distrito Federal. E os desafios acadêmicos colocados para o ensino, pesquisa e extensão dos cursos de pós-graduação da área no sentido da produção de conhecimento para subsidiar a elaboração de políticas públicas que qualifiquem o nosso desenvolvimento urbano e territorial em bases técnico - científicas.Adicionalmente, os trabalhos aqui registrados propiciam a realização de um mapeamento institucional e acadêmico sobre os contornos e conteúdos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão das principais linhas do planejamento urbano e regional. Bem como permitem conhecer e debater outras experiências de ensino e pesquisa, inclusive internacionais, desenvolvidas nas á reas afins, e as perspectivas de ações polí ticas interassociativas. Desta forma, esta publicação constitui-se como um espaço de balanços temáticos, teóricos e metodológicos propiciando a análise do papel das Universidades (pesquisa, ensino e extensão) na formação do pensamento sobre as cidades e sobre o habitat, e a formulação de diretrizes para uma política da área urbana e regional.O modelo de estrutura organizativa do VI SEPEPUR combinou mesas redondas temáticas reunindo palestrantes convidados, debatedores e relatores, com a dinâmica de Grupos de Trabalho que formularam e sistematizaram diretrizes, a partir dos recortes temáticos, para a formulação da política acadêmica a partir da avaliação do ensino, pesquisa e extensão em planejamento urbano e regional.Em meu nome como organizador, em nome da ANPUR e da Comissão Organizadora, agradecemos especialmente a viabilização desta publicação ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB, bem como ao NEUR/UnB, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da UnB, ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e PlanejamentoTerritorial da PUC-Goiás, ao IPEA e a CAPES/MEC. Por fim, um agradecimento particular a todos os autores que aqui participam pela dedicada revisão de seus trabalhos que muito contribuiu para a qualidade desta publicação, e a Luana Miranda Esper Kallas pelo seu empenho para a viabilidade editorial deste número.
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O VI SEPEPUR contou com a participação organizativa e executiva do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB, do NEUR ”“ Núcleo de Estudos Urbanos e Regionais da UnB, do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UnB.Desde a sua primeira versão em 2002, os Seminários Nacionais de Avaliação do Ensino, Pesquisa e Extensão em Planejamento Urbano e Regional, vem sendo organizados regularmente pela ANPUR a cada biênio. Nos últimos anos, esse evento contou com a presença dos coordenadores e representantes de todos os Programas de Pó s-Graduaçã o e Centros de Pesquisa filiados e associados, de muitos de seus professores e estudantes. Esse dado revela a abrangência e o reconhecimento do acúmulo acadêmico e cientifico produzido nesta trajetória de Seminários de Avaliação.A proposta desta sexta edição do Seminário, cujos resultados são registrados nesta publicação, foi formulada com base num conjunto de desafios enfrentados pelas diversas instituições que compõem a pós-graduação na área reunida pela ANPUR envolvendo programas de Planejamento Urbano e Regional, Arquitetura e Urbanismo, Desenvolvimento Regional e Territorial, Geografia, Economia, Sociologia e de á reas afins ”“ frente à relaçã o entre ensino, pesquisa e extensã o no presente.Nesta perspectiva, o debate pretendeu também promover uma atualização e avaliação do estado da arte dos estudos, proposições e contribuições técnico-científicas em relação às políticas, programas e ações de ordenamento e planejamento territorial e urbano para as cidades, áreas metropolitanas, municípios e o Distrito Federal. E os desafios acadêmicos colocados para o ensino, pesquisa e extensão dos cursos de pós-graduação da área no sentido da produção de conhecimento para subsidiar a elaboração de políticas públicas que qualifiquem o nosso desenvolvimento urbano e territorial em bases técnico - científicas.Adicionalmente, os trabalhos aqui registrados propiciam a realização de um mapeamento institucional e acadêmico sobre os contornos e conteúdos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão das principais linhas do planejamento urbano e regional. Bem como permitem conhecer e debater outras experiências de ensino e pesquisa, inclusive internacionais, desenvolvidas nas á reas afins, e as perspectivas de ações polí ticas interassociativas. Desta forma, esta publicação constitui-se como um espaço de balanços temáticos, teóricos e metodológicos propiciando a análise do papel das Universidades (pesquisa, ensino e extensão) na formação do pensamento sobre as cidades e sobre o habitat, e a formulação de diretrizes para uma política da área urbana e regional.O modelo de estrutura organizativa do VI SEPEPUR combinou mesas redondas temáticas reunindo palestrantes convidados, debatedores e relatores, com a dinâmica de Grupos de Trabalho que formularam e sistematizaram diretrizes, a partir dos recortes temáticos, para a formulação da política acadêmica a partir da avaliação do ensino, pesquisa e extensão em planejamento urbano e regional.Em meu nome como organizador, em nome da ANPUR e da Comissão Organizadora, agradecemos especialmente a viabilização desta publicação ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB, bem como ao NEUR/UnB, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da UnB, ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e PlanejamentoTerritorial da PUC-Goiás, ao IPEA e a CAPES/MEC. 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