A Europa do conhecimento e da aprendizagem: principais comportamentos espaciais da "Europa dos 27"
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | P@ranoá |
DOI: | 10.18830/issn.1679-0944.n6.2012.12276 |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/10576 |
Resumo: | No contexto da nova economia do conhecimento e da aprendizagem, a Europa tem procurado novos paradigmas de desenvolvimento como resposta a novas diferenciações espaciais entre países com lógicas contextuais diferentes. No sentido de se perceber as dinâmicas dos países da Europa a 27, é central analisar um conjunto de indicadores que permitam refletir sobre as trajetórias relacionadas com o conhecimento, a inovação e as tecnologias de informação e comunicação (TIC). Procura-se assim entender os diferentes padrões espaciais a partir de um conjunto de dimensões e indicadores, identificando comportamentos comuns com base num tratamento estatístico multivariado. Utiliza-se uma análise fatorial de componentes principais e uma análise classificatória, para se encontrar fatores que traduzam não só a tendência dos padrões espaciais com características semelhantes, procurando refletir sobre o papel das políticas de desenvolvimento regional. |
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A Europa do conhecimento e da aprendizagem: principais comportamentos espaciais da "Europa dos 27"No contexto da nova economia do conhecimento e da aprendizagem, a Europa tem procurado novos paradigmas de desenvolvimento como resposta a novas diferenciações espaciais entre países com lógicas contextuais diferentes. No sentido de se perceber as dinâmicas dos países da Europa a 27, é central analisar um conjunto de indicadores que permitam refletir sobre as trajetórias relacionadas com o conhecimento, a inovação e as tecnologias de informação e comunicação (TIC). Procura-se assim entender os diferentes padrões espaciais a partir de um conjunto de dimensões e indicadores, identificando comportamentos comuns com base num tratamento estatístico multivariado. Utiliza-se uma análise fatorial de componentes principais e uma análise classificatória, para se encontrar fatores que traduzam não só a tendência dos padrões espaciais com características semelhantes, procurando refletir sobre o papel das políticas de desenvolvimento regional.Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo2012-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/1057610.18830/issn.1679-0944.n6.2012.12276Paranoá; Vol. 5 No. 6 (2012): Reabilitar o UrbanoParanoá; v. 5 n. 6 (2012): Reabilitar o Urbano1679-09441677-7395reponame:P@ranoáinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/10576/9293Gama, Rui JorgeFernandes, Ricardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-07T12:53:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10576Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/paranoaPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/oaiparanoa@unb.br1679-09441677-7395opendoar:2024-02-07T12:53:19P@ranoá - Universidade de Brasília (UnB)false |
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