A Europa do conhecimento e da aprendizagem: principais comportamentos espaciais da "Europa dos 27"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gama, Rui Jorge
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Fernandes, Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: P@ranoá
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/10576
Resumo: No contexto da nova economia do conhecimento e da aprendizagem, a Europa tem procurado novos paradigmas de desenvolvimento como resposta a novas diferenciações espaciais entre países com lógicas contextuais diferentes. No sentido de se perceber as dinâmicas dos países da Europa a 27, é central analisar um conjunto de indicadores que permitam refletir sobre as trajetórias relacionadas com o conhecimento, a inovação e as tecnologias de informação e comunicação (TIC). Procura-se assim entender os diferentes padrões espaciais a partir de um conjunto de dimensões e indicadores, identificando comportamentos comuns com base num tratamento estatístico multivariado. Utiliza-se uma análise fatorial de componentes principais e uma análise classificatória, para se encontrar fatores que traduzam não só a tendência dos padrões espaciais com características semelhantes, procurando refletir sobre o papel das políticas de desenvolvimento regional.
id UNB-28_bf6c28d11961e585472b9fa43c669ea8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10576
network_acronym_str UNB-28
network_name_str P@ranoá
repository_id_str
spelling A Europa do conhecimento e da aprendizagem: principais comportamentos espaciais da "Europa dos 27"No contexto da nova economia do conhecimento e da aprendizagem, a Europa tem procurado novos paradigmas de desenvolvimento como resposta a novas diferenciações espaciais entre países com lógicas contextuais diferentes. No sentido de se perceber as dinâmicas dos países da Europa a 27, é central analisar um conjunto de indicadores que permitam refletir sobre as trajetórias relacionadas com o conhecimento, a inovação e as tecnologias de informação e comunicação (TIC). Procura-se assim entender os diferentes padrões espaciais a partir de um conjunto de dimensões e indicadores, identificando comportamentos comuns com base num tratamento estatístico multivariado. Utiliza-se uma análise fatorial de componentes principais e uma análise classificatória, para se encontrar fatores que traduzam não só a tendência dos padrões espaciais com características semelhantes, procurando refletir sobre o papel das políticas de desenvolvimento regional.Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo2012-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/1057610.18830/issn.1679-0944.n6.2012.12276Paranoá; Vol. 5 No. 6 (2012): Reabilitar o UrbanoParanoá; v. 5 n. 6 (2012): Reabilitar o Urbano1679-09441677-7395reponame:P@ranoáinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/10576/9293Gama, Rui JorgeFernandes, Ricardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-07T12:53:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10576Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/paranoaPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/oaiparanoa@unb.br1679-09441677-7395opendoar:2024-02-07T12:53:19P@ranoá - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A Europa do conhecimento e da aprendizagem: principais comportamentos espaciais da "Europa dos 27"
title A Europa do conhecimento e da aprendizagem: principais comportamentos espaciais da "Europa dos 27"
spellingShingle A Europa do conhecimento e da aprendizagem: principais comportamentos espaciais da "Europa dos 27"
Gama, Rui Jorge
title_short A Europa do conhecimento e da aprendizagem: principais comportamentos espaciais da "Europa dos 27"
title_full A Europa do conhecimento e da aprendizagem: principais comportamentos espaciais da "Europa dos 27"
title_fullStr A Europa do conhecimento e da aprendizagem: principais comportamentos espaciais da "Europa dos 27"
title_full_unstemmed A Europa do conhecimento e da aprendizagem: principais comportamentos espaciais da "Europa dos 27"
title_sort A Europa do conhecimento e da aprendizagem: principais comportamentos espaciais da "Europa dos 27"
author Gama, Rui Jorge
author_facet Gama, Rui Jorge
Fernandes, Ricardo
author_role author
author2 Fernandes, Ricardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gama, Rui Jorge
Fernandes, Ricardo
description No contexto da nova economia do conhecimento e da aprendizagem, a Europa tem procurado novos paradigmas de desenvolvimento como resposta a novas diferenciações espaciais entre países com lógicas contextuais diferentes. No sentido de se perceber as dinâmicas dos países da Europa a 27, é central analisar um conjunto de indicadores que permitam refletir sobre as trajetórias relacionadas com o conhecimento, a inovação e as tecnologias de informação e comunicação (TIC). Procura-se assim entender os diferentes padrões espaciais a partir de um conjunto de dimensões e indicadores, identificando comportamentos comuns com base num tratamento estatístico multivariado. Utiliza-se uma análise fatorial de componentes principais e uma análise classificatória, para se encontrar fatores que traduzam não só a tendência dos padrões espaciais com características semelhantes, procurando refletir sobre o papel das políticas de desenvolvimento regional.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/10576
10.18830/issn.1679-0944.n6.2012.12276
url https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/10576
identifier_str_mv 10.18830/issn.1679-0944.n6.2012.12276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/10576/9293
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
dc.source.none.fl_str_mv Paranoá; Vol. 5 No. 6 (2012): Reabilitar o Urbano
Paranoá; v. 5 n. 6 (2012): Reabilitar o Urbano
1679-0944
1677-7395
reponame:P@ranoá
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str P@ranoá
collection P@ranoá
repository.name.fl_str_mv P@ranoá - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv paranoa@unb.br
_version_ 1797066978525970432