A Europa do conhecimento e da aprendizagem: principais comportamentos espaciais da “Europa dos 27”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gama, Rui
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Fernandes, Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/21486
Resumo: No contexto da nova economia do conhecimento e da aprendizagem, a Europa tem procurado novos paradigmas de desenvolvimento como resposta a novas diferenciações espaciais entre países com lógicas contextuais diferentes. No sentido de se perceber as dinâmicas dos países da Europa a 27, é central analisar um conjunto de indicadores que permitam refletir sobre as trajetórias territoriais relacionadas com o conhecimento, a inovação e as tecnologias de informação e comunicação (TIC). Procura-se assim entender os diferentes padrões espaciais a partir de um conjunto de dimensões e indicadores, identificando comportamentos comuns com base num tratamento estatístico multivariado. Utiliza-se uma análise fatorial de componentes principais e uma análise classificatória, para se encontrar fatores que traduzam não só a tendência dos padrões espaciais das variáveis, como também unidades espaciais com caraterísticas semelhantes, procurando refletir sobre o papel das políticas de desenvolvimento regional.
id RCAP_d9647a9762d3dd313227612b0f6e75bd
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/21486
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Europa do conhecimento e da aprendizagem: principais comportamentos espaciais da “Europa dos 27”ConhecimentoAprendizagemInovaçãoEuropa dos 27AFCMNo contexto da nova economia do conhecimento e da aprendizagem, a Europa tem procurado novos paradigmas de desenvolvimento como resposta a novas diferenciações espaciais entre países com lógicas contextuais diferentes. No sentido de se perceber as dinâmicas dos países da Europa a 27, é central analisar um conjunto de indicadores que permitam refletir sobre as trajetórias territoriais relacionadas com o conhecimento, a inovação e as tecnologias de informação e comunicação (TIC). Procura-se assim entender os diferentes padrões espaciais a partir de um conjunto de dimensões e indicadores, identificando comportamentos comuns com base num tratamento estatístico multivariado. Utiliza-se uma análise fatorial de componentes principais e uma análise classificatória, para se encontrar fatores que traduzam não só a tendência dos padrões espaciais das variáveis, como também unidades espaciais com caraterísticas semelhantes, procurando refletir sobre o papel das políticas de desenvolvimento regional.Universidade de Brasília. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/21486http://hdl.handle.net/10316/21486porGAMA, Rui; FERNANDES, Ricardo - A Europa do conhecimento e da aprendizagem: principais comportamentos espaciais da “Europa dos 27”. "Paranoá: Cadernos de Arquitetura e Urbanismo". ISSN 1677-7395. Nº 6 (2012) p. 17-251677-7395Gama, RuiFernandes, Ricardoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-05-25T03:27:00Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/21486Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:41:30.551721Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Europa do conhecimento e da aprendizagem: principais comportamentos espaciais da “Europa dos 27”
title A Europa do conhecimento e da aprendizagem: principais comportamentos espaciais da “Europa dos 27”
spellingShingle A Europa do conhecimento e da aprendizagem: principais comportamentos espaciais da “Europa dos 27”
Gama, Rui
Conhecimento
Aprendizagem
Inovação
Europa dos 27
AFCM
title_short A Europa do conhecimento e da aprendizagem: principais comportamentos espaciais da “Europa dos 27”
title_full A Europa do conhecimento e da aprendizagem: principais comportamentos espaciais da “Europa dos 27”
title_fullStr A Europa do conhecimento e da aprendizagem: principais comportamentos espaciais da “Europa dos 27”
title_full_unstemmed A Europa do conhecimento e da aprendizagem: principais comportamentos espaciais da “Europa dos 27”
title_sort A Europa do conhecimento e da aprendizagem: principais comportamentos espaciais da “Europa dos 27”
author Gama, Rui
author_facet Gama, Rui
Fernandes, Ricardo
author_role author
author2 Fernandes, Ricardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gama, Rui
Fernandes, Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento
Aprendizagem
Inovação
Europa dos 27
AFCM
topic Conhecimento
Aprendizagem
Inovação
Europa dos 27
AFCM
description No contexto da nova economia do conhecimento e da aprendizagem, a Europa tem procurado novos paradigmas de desenvolvimento como resposta a novas diferenciações espaciais entre países com lógicas contextuais diferentes. No sentido de se perceber as dinâmicas dos países da Europa a 27, é central analisar um conjunto de indicadores que permitam refletir sobre as trajetórias territoriais relacionadas com o conhecimento, a inovação e as tecnologias de informação e comunicação (TIC). Procura-se assim entender os diferentes padrões espaciais a partir de um conjunto de dimensões e indicadores, identificando comportamentos comuns com base num tratamento estatístico multivariado. Utiliza-se uma análise fatorial de componentes principais e uma análise classificatória, para se encontrar fatores que traduzam não só a tendência dos padrões espaciais das variáveis, como também unidades espaciais com caraterísticas semelhantes, procurando refletir sobre o papel das políticas de desenvolvimento regional.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/21486
http://hdl.handle.net/10316/21486
url http://hdl.handle.net/10316/21486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv GAMA, Rui; FERNANDES, Ricardo - A Europa do conhecimento e da aprendizagem: principais comportamentos espaciais da “Europa dos 27”. "Paranoá: Cadernos de Arquitetura e Urbanismo". ISSN 1677-7395. Nº 6 (2012) p. 17-25
1677-7395
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133682178457600