Metacognição no processo de letramento informacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23426
Resumo: O artigo apresenta revisão de literatura sobre a metacognição no âmbito do letramento informacional. A metacognição diz respeito ao conhecimento do conhecimento e ao controle sobre esse processo. Por sua vez, o LI relaciona-se à aprendizagem sobre como buscar, usar e comunicar a informação. A análise dos artigos identifica poucos artigos sobre a temática, o que requer mais investimentos em pesquisas na área, reconhecendo o potencial da metacognição para potencializar a aprendizagem de LI. Sugerem-se estratégias metacognitivas para o ensino dos padrões de LI. As estratégias metacognitivas fundamentam-se em três funções - planejamento, monitoração e avaliação. Os aprendizes precisam desenvolver a capacidade para refletir sobre o próprio processo de busca e uso da informação – LI – conhecer e saber sobre o quê, quando, como e por que realizam as atividades de busca e uso da informação, bem como usar as estratégias de intervenção.
id UNB_1febd3836e9d8b9667f1b83bf886bea7
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/23426
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Metacognição no processo de letramento informacionalMetacognition in the process of informational literacyLetramento informacionalAprendizagemRecuperação da informaçãoUso da informaçãoO artigo apresenta revisão de literatura sobre a metacognição no âmbito do letramento informacional. A metacognição diz respeito ao conhecimento do conhecimento e ao controle sobre esse processo. Por sua vez, o LI relaciona-se à aprendizagem sobre como buscar, usar e comunicar a informação. A análise dos artigos identifica poucos artigos sobre a temática, o que requer mais investimentos em pesquisas na área, reconhecendo o potencial da metacognição para potencializar a aprendizagem de LI. Sugerem-se estratégias metacognitivas para o ensino dos padrões de LI. As estratégias metacognitivas fundamentam-se em três funções - planejamento, monitoração e avaliação. Os aprendizes precisam desenvolver a capacidade para refletir sobre o próprio processo de busca e uso da informação – LI – conhecer e saber sobre o quê, quando, como e por que realizam as atividades de busca e uso da informação, bem como usar as estratégias de intervenção.The article presents a review of literature about metacognition in the informational literacy. The metacognition is about the knowledge of the knowledge and the control over this process. Therefore, the LI relates the learning of how to search, use and communicate the information. The analysis of the articles identifies that there are very little known about the theme, in which requires more research investments in the area, recognizing the potential of metacognition to enhace the LI learning. It is suggested metacognitive strategies for the learning of the LI standards. These metacognitive strategies are based in three main functions - planing, monitoring and evaluation. The learners need to develop the capabilities to reflect over its own ability of search and use of information - LI - to know about the what, when, how and why they realize the search and use of information's activities, as well as using intervention strategies.Faculdade de Ciência da Informação (FCI)2017-05-02T15:08:03Z2017-05-02T15:08:03Z2017-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Metacognição no processo de letramento informacional. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, p. 177-195, jan/jun 2017. Disponível em: <https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/655/575>. Acesso em: 25 abr. 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/23426Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação - Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/655/575. Acesso em: 26 abr. 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessGasque, Kelley Cristine Gonçalves Diasporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-23T19:51:20Zoai:repositorio.unb.br:10482/23426Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-23T19:51:20Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Metacognição no processo de letramento informacional
Metacognition in the process of informational literacy
title Metacognição no processo de letramento informacional
spellingShingle Metacognição no processo de letramento informacional
Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Letramento informacional
Aprendizagem
Recuperação da informação
Uso da informação
title_short Metacognição no processo de letramento informacional
title_full Metacognição no processo de letramento informacional
title_fullStr Metacognição no processo de letramento informacional
title_full_unstemmed Metacognição no processo de letramento informacional
title_sort Metacognição no processo de letramento informacional
author Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
author_facet Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento informacional
Aprendizagem
Recuperação da informação
Uso da informação
topic Letramento informacional
Aprendizagem
Recuperação da informação
Uso da informação
description O artigo apresenta revisão de literatura sobre a metacognição no âmbito do letramento informacional. A metacognição diz respeito ao conhecimento do conhecimento e ao controle sobre esse processo. Por sua vez, o LI relaciona-se à aprendizagem sobre como buscar, usar e comunicar a informação. A análise dos artigos identifica poucos artigos sobre a temática, o que requer mais investimentos em pesquisas na área, reconhecendo o potencial da metacognição para potencializar a aprendizagem de LI. Sugerem-se estratégias metacognitivas para o ensino dos padrões de LI. As estratégias metacognitivas fundamentam-se em três funções - planejamento, monitoração e avaliação. Os aprendizes precisam desenvolver a capacidade para refletir sobre o próprio processo de busca e uso da informação – LI – conhecer e saber sobre o quê, quando, como e por que realizam as atividades de busca e uso da informação, bem como usar as estratégias de intervenção.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-02T15:08:03Z
2017-05-02T15:08:03Z
2017-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Metacognição no processo de letramento informacional. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, p. 177-195, jan/jun 2017. Disponível em: <https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/655/575>. Acesso em: 25 abr. 2017.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/23426
identifier_str_mv GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Metacognição no processo de letramento informacional. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, p. 177-195, jan/jun 2017. Disponível em: <https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/655/575>. Acesso em: 25 abr. 2017.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/23426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508324723359744