Entre Harpócrates e Calíope: desafios em torno do ensino de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Danglei de Castro; Universidade de Brasília (UnB)
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Portal de Livros da UnB
Texto Completo: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/121
Resumo: O livro, Entre Harpócrates e Calíope: desafios em torno do ensino de literatura, é uma publicação do Grupo de Pesquisa Historiografia literária, cânone e ensino (GPHCE), em pareceria com o Departamento de Teoria Literária e Literaturas (TEL), a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF) e a Editora da Universidade de Brasília, por meio do selo UnB/TEL. Agrupa diferentes ações de pesquisa e extensão, desenvolvidas continuamente desde 2005, relativas ao ensino de literaturas no contexto brasileiro ao pensar a importância de ações na área de Letras, conforme CNPq. É uma forma de empreender esforços para a discussão da importância da formação do leitor literário na Educação Básica focaliza, especificamente, reflexões surgidas dentro da proposta de pesquisa “Questões em torno do ensino de Literaturas e Língua Portuguesa no Distrito Federal”, submetida à Chamada Edital 04/2017 da Fundação de Apoio à pesquisa do Distrito Federal – FAP/DF; a quem agradecemos o financiamento da pesquisa. A metodologia utilizada no projeto e, posteriormente, no livro foi, em um primeiro momento, a leitura e análise de um corpus bibliográfico que envolveu Materiais de Apoio Pedagógico (MAP) e, também, de documentos oficiais que normatizam o ensino de Língua Portuguesa/Literatura no Brasil desde 1824 e no Distrito Federal nos dias de hoje. Posteriormente, realizamos uma pesquisa de campo em dez escolas do Distrito Federal em busca de traços norteadores da situação do ensino de literaturas em Língua portuguesa no DF. Para nós, investigar e refletir sobre mecanismos para melhorar a apresentação da LsELP na educação Básica é aspecto importante no campo do Ensino de Literatura, o que julgamos como fundamental no campo teórico de Letras, conforme delimitação de área no CNPq, subárea Literatura e ensino; a qual esta reflexão está vinculada.
id UNB-29_6b9608f9785ea8cce84fbc17d4e88ada
oai_identifier_str oai:oai.livros.unb.br:publicationFormat/336
network_acronym_str UNB-29
network_name_str Portal de Livros da UnB
repository_id_str
spelling Entre Harpócrates e Calíope: desafios em torno do ensino de literaturaLiteratura - Estudo e ensinoEducação Básica - BrasilLiteratura - Estudo e ensinoEducação Básica - BrasilO livro, Entre Harpócrates e Calíope: desafios em torno do ensino de literatura, é uma publicação do Grupo de Pesquisa Historiografia literária, cânone e ensino (GPHCE), em pareceria com o Departamento de Teoria Literária e Literaturas (TEL), a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF) e a Editora da Universidade de Brasília, por meio do selo UnB/TEL. Agrupa diferentes ações de pesquisa e extensão, desenvolvidas continuamente desde 2005, relativas ao ensino de literaturas no contexto brasileiro ao pensar a importância de ações na área de Letras, conforme CNPq. É uma forma de empreender esforços para a discussão da importância da formação do leitor literário na Educação Básica focaliza, especificamente, reflexões surgidas dentro da proposta de pesquisa “Questões em torno do ensino de Literaturas e Língua Portuguesa no Distrito Federal”, submetida à Chamada Edital 04/2017 da Fundação de Apoio à pesquisa do Distrito Federal – FAP/DF; a quem agradecemos o financiamento da pesquisa. A metodologia utilizada no projeto e, posteriormente, no livro foi, em um primeiro momento, a leitura e análise de um corpus bibliográfico que envolveu Materiais de Apoio Pedagógico (MAP) e, também, de documentos oficiais que normatizam o ensino de Língua Portuguesa/Literatura no Brasil desde 1824 e no Distrito Federal nos dias de hoje. Posteriormente, realizamos uma pesquisa de campo em dez escolas do Distrito Federal em busca de traços norteadores da situação do ensino de literaturas em Língua portuguesa no DF. Para nós, investigar e refletir sobre mecanismos para melhorar a apresentação da LsELP na educação Básica é aspecto importante no campo do Ensino de Literatura, o que julgamos como fundamental no campo teórico de Letras, conforme delimitação de área no CNPq, subárea Literatura e ensino; a qual esta reflexão está vinculada.Portal de Livros da UnB2021-08-18Textoinfo:eu-repo/semantics/bookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDigital (DA) https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/121Portal de Livros da UnB; reponame:Portal de Livros da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/view/121/336/1041Pereira, Danglei de Castro; Universidade de Brasília (UnB)info:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-31T21:00:12ZPortal de Livros
dc.title.none.fl_str_mv Entre Harpócrates e Calíope: desafios em torno do ensino de literatura
title Entre Harpócrates e Calíope: desafios em torno do ensino de literatura
spellingShingle Entre Harpócrates e Calíope: desafios em torno do ensino de literatura
Pereira, Danglei de Castro; Universidade de Brasília (UnB)
Literatura - Estudo e ensino
Educação Básica - Brasil
Literatura - Estudo e ensino
Educação Básica - Brasil
title_short Entre Harpócrates e Calíope: desafios em torno do ensino de literatura
title_full Entre Harpócrates e Calíope: desafios em torno do ensino de literatura
title_fullStr Entre Harpócrates e Calíope: desafios em torno do ensino de literatura
title_full_unstemmed Entre Harpócrates e Calíope: desafios em torno do ensino de literatura
title_sort Entre Harpócrates e Calíope: desafios em torno do ensino de literatura
author Pereira, Danglei de Castro; Universidade de Brasília (UnB)
author_facet Pereira, Danglei de Castro; Universidade de Brasília (UnB)
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Danglei de Castro; Universidade de Brasília (UnB)
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura - Estudo e ensino
Educação Básica - Brasil
Literatura - Estudo e ensino
Educação Básica - Brasil
topic Literatura - Estudo e ensino
Educação Básica - Brasil
Literatura - Estudo e ensino
Educação Básica - Brasil
dc.description.none.fl_txt_mv

O livro, Entre Harpócrates e Calíope: desafios em torno do ensino de literatura, é uma publicação do Grupo de Pesquisa Historiografia literária, cânone e ensino (GPHCE), em pareceria com o Departamento de Teoria Literária e Literaturas (TEL), a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF) e a Editora da Universidade de Brasília, por meio do selo UnB/TEL. Agrupa diferentes ações de pesquisa e extensão, desenvolvidas continuamente desde 2005, relativas ao ensino de literaturas no contexto brasileiro ao pensar a importância de ações na área de Letras, conforme CNPq. É uma forma de empreender esforços para a discussão da importância da formação do leitor literário na Educação Básica focaliza, especificamente, reflexões surgidas dentro da proposta de pesquisa “Questões em torno do ensino de Literaturas e Língua Portuguesa no Distrito Federal”, submetida à Chamada Edital 04/2017 da Fundação de Apoio à pesquisa do Distrito Federal – FAP/DF; a quem agradecemos o financiamento da pesquisa. A metodologia utilizada no projeto e, posteriormente, no livro foi, em um primeiro momento, a leitura e análise de um corpus bibliográfico que envolveu Materiais de Apoio Pedagógico (MAP) e, também, de documentos oficiais que normatizam o ensino de Língua Portuguesa/Literatura no Brasil desde 1824 e no Distrito Federal nos dias de hoje. Posteriormente, realizamos uma pesquisa de campo em dez escolas do Distrito Federal em busca de traços norteadores da situação do ensino de literaturas em Língua portuguesa no DF. Para nós, investigar e refletir sobre mecanismos para melhorar a apresentação da LsELP na educação Básica é aspecto importante no campo do Ensino de Literatura, o que julgamos como fundamental no campo teórico de Letras, conforme delimitação de área no CNPq, subárea Literatura e ensino; a qual esta reflexão está vinculada.
description O livro, Entre Harpócrates e Calíope: desafios em torno do ensino de literatura, é uma publicação do Grupo de Pesquisa Historiografia literária, cânone e ensino (GPHCE), em pareceria com o Departamento de Teoria Literária e Literaturas (TEL), a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF) e a Editora da Universidade de Brasília, por meio do selo UnB/TEL. Agrupa diferentes ações de pesquisa e extensão, desenvolvidas continuamente desde 2005, relativas ao ensino de literaturas no contexto brasileiro ao pensar a importância de ações na área de Letras, conforme CNPq. É uma forma de empreender esforços para a discussão da importância da formação do leitor literário na Educação Básica focaliza, especificamente, reflexões surgidas dentro da proposta de pesquisa “Questões em torno do ensino de Literaturas e Língua Portuguesa no Distrito Federal”, submetida à Chamada Edital 04/2017 da Fundação de Apoio à pesquisa do Distrito Federal – FAP/DF; a quem agradecemos o financiamento da pesquisa. A metodologia utilizada no projeto e, posteriormente, no livro foi, em um primeiro momento, a leitura e análise de um corpus bibliográfico que envolveu Materiais de Apoio Pedagógico (MAP) e, também, de documentos oficiais que normatizam o ensino de Língua Portuguesa/Literatura no Brasil desde 1824 e no Distrito Federal nos dias de hoje. Posteriormente, realizamos uma pesquisa de campo em dez escolas do Distrito Federal em busca de traços norteadores da situação do ensino de literaturas em Língua portuguesa no DF. Para nós, investigar e refletir sobre mecanismos para melhorar a apresentação da LsELP na educação Básica é aspecto importante no campo do Ensino de Literatura, o que julgamos como fundamental no campo teórico de Letras, conforme delimitação de área no CNPq, subárea Literatura e ensino; a qual esta reflexão está vinculada.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-18
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv Texto
info:eu-repo/semantics/book
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/121
url https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/121
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/view/121/336/1041
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Digital (DA)
dc.publisher.none.fl_str_mv Portal de Livros da UnB
publisher.none.fl_str_mv Portal de Livros da UnB
dc.source.none.fl_str_mv Portal de Livros da UnB;
reponame:Portal de Livros da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Portal de Livros da UnB
collection Portal de Livros da UnB
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1729203455116967936