Entre Harpócrates e Calíope: desafios em torno do ensino de literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Portal de Livros da UnB |
Texto Completo: | https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/121 |
Resumo: | O livro, Entre Harpócrates e Calíope: desafios em torno do ensino de literatura, é uma publicação do Grupo de Pesquisa Historiografia literária, cânone e ensino (GPHCE), em pareceria com o Departamento de Teoria Literária e Literaturas (TEL), a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF) e a Editora da Universidade de Brasília, por meio do selo UnB/TEL. Agrupa diferentes ações de pesquisa e extensão, desenvolvidas continuamente desde 2005, relativas ao ensino de literaturas no contexto brasileiro ao pensar a importância de ações na área de Letras, conforme CNPq. É uma forma de empreender esforços para a discussão da importância da formação do leitor literário na Educação Básica focaliza, especificamente, reflexões surgidas dentro da proposta de pesquisa “Questões em torno do ensino de Literaturas e Língua Portuguesa no Distrito Federal”, submetida à Chamada Edital 04/2017 da Fundação de Apoio à pesquisa do Distrito Federal – FAP/DF; a quem agradecemos o financiamento da pesquisa. A metodologia utilizada no projeto e, posteriormente, no livro foi, em um primeiro momento, a leitura e análise de um corpus bibliográfico que envolveu Materiais de Apoio Pedagógico (MAP) e, também, de documentos oficiais que normatizam o ensino de Língua Portuguesa/Literatura no Brasil desde 1824 e no Distrito Federal nos dias de hoje. Posteriormente, realizamos uma pesquisa de campo em dez escolas do Distrito Federal em busca de traços norteadores da situação do ensino de literaturas em Língua portuguesa no DF. Para nós, investigar e refletir sobre mecanismos para melhorar a apresentação da LsELP na educação Básica é aspecto importante no campo do Ensino de Literatura, o que julgamos como fundamental no campo teórico de Letras, conforme delimitação de área no CNPq, subárea Literatura e ensino; a qual esta reflexão está vinculada. |
id |
UNB-29_6b9608f9785ea8cce84fbc17d4e88ada |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.livros.unb.br:publicationFormat/336 |
network_acronym_str |
UNB-29 |
network_name_str |
Portal de Livros da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Entre Harpócrates e Calíope: desafios em torno do ensino de literaturaLiteratura - Estudo e ensinoEducação Básica - BrasilLiteratura - Estudo e ensinoEducação Básica - BrasilO livro, Entre Harpócrates e Calíope: desafios em torno do ensino de literatura, é uma publicação do Grupo de Pesquisa Historiografia literária, cânone e ensino (GPHCE), em pareceria com o Departamento de Teoria Literária e Literaturas (TEL), a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF) e a Editora da Universidade de Brasília, por meio do selo UnB/TEL. Agrupa diferentes ações de pesquisa e extensão, desenvolvidas continuamente desde 2005, relativas ao ensino de literaturas no contexto brasileiro ao pensar a importância de ações na área de Letras, conforme CNPq. É uma forma de empreender esforços para a discussão da importância da formação do leitor literário na Educação Básica focaliza, especificamente, reflexões surgidas dentro da proposta de pesquisa “Questões em torno do ensino de Literaturas e Língua Portuguesa no Distrito Federal”, submetida à Chamada Edital 04/2017 da Fundação de Apoio à pesquisa do Distrito Federal – FAP/DF; a quem agradecemos o financiamento da pesquisa. A metodologia utilizada no projeto e, posteriormente, no livro foi, em um primeiro momento, a leitura e análise de um corpus bibliográfico que envolveu Materiais de Apoio Pedagógico (MAP) e, também, de documentos oficiais que normatizam o ensino de Língua Portuguesa/Literatura no Brasil desde 1824 e no Distrito Federal nos dias de hoje. Posteriormente, realizamos uma pesquisa de campo em dez escolas do Distrito Federal em busca de traços norteadores da situação do ensino de literaturas em Língua portuguesa no DF. Para nós, investigar e refletir sobre mecanismos para melhorar a apresentação da LsELP na educação Básica é aspecto importante no campo do Ensino de Literatura, o que julgamos como fundamental no campo teórico de Letras, conforme delimitação de área no CNPq, subárea Literatura e ensino; a qual esta reflexão está vinculada.Portal de Livros da UnB2021-08-18Textoinfo:eu-repo/semantics/bookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDigital (DA) https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/121Portal de Livros da UnB; reponame:Portal de Livros da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/view/121/336/1041Pereira, Danglei de Castro; Universidade de Brasília (UnB)info:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-31T21:00:12ZPortal de Livros |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre Harpócrates e Calíope: desafios em torno do ensino de literatura |
title |
Entre Harpócrates e Calíope: desafios em torno do ensino de literatura |
spellingShingle |
Entre Harpócrates e Calíope: desafios em torno do ensino de literatura Pereira, Danglei de Castro; Universidade de Brasília (UnB) Literatura - Estudo e ensino Educação Básica - Brasil Literatura - Estudo e ensino Educação Básica - Brasil |
title_short |
Entre Harpócrates e Calíope: desafios em torno do ensino de literatura |
title_full |
Entre Harpócrates e Calíope: desafios em torno do ensino de literatura |
title_fullStr |
Entre Harpócrates e Calíope: desafios em torno do ensino de literatura |
title_full_unstemmed |
Entre Harpócrates e Calíope: desafios em torno do ensino de literatura |
title_sort |
Entre Harpócrates e Calíope: desafios em torno do ensino de literatura |
author |
Pereira, Danglei de Castro; Universidade de Brasília (UnB) |
author_facet |
Pereira, Danglei de Castro; Universidade de Brasília (UnB) |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Danglei de Castro; Universidade de Brasília (UnB) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura - Estudo e ensino Educação Básica - Brasil Literatura - Estudo e ensino Educação Básica - Brasil |
topic |
Literatura - Estudo e ensino Educação Básica - Brasil Literatura - Estudo e ensino Educação Básica - Brasil |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O livro, Entre Harpócrates e Calíope: desafios em torno do ensino de literatura, é uma publicação do Grupo de Pesquisa Historiografia literária, cânone e ensino (GPHCE), em pareceria com o Departamento de Teoria Literária e Literaturas (TEL), a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF) e a Editora da Universidade de Brasília, por meio do selo UnB/TEL. Agrupa diferentes ações de pesquisa e extensão, desenvolvidas continuamente desde 2005, relativas ao ensino de literaturas no contexto brasileiro ao pensar a importância de ações na área de Letras, conforme CNPq. É uma forma de empreender esforços para a discussão da importância da formação do leitor literário na Educação Básica focaliza, especificamente, reflexões surgidas dentro da proposta de pesquisa “Questões em torno do ensino de Literaturas e Língua Portuguesa no Distrito Federal”, submetida à Chamada Edital 04/2017 da Fundação de Apoio à pesquisa do Distrito Federal – FAP/DF; a quem agradecemos o financiamento da pesquisa. A metodologia utilizada no projeto e, posteriormente, no livro foi, em um primeiro momento, a leitura e análise de um corpus bibliográfico que envolveu Materiais de Apoio Pedagógico (MAP) e, também, de documentos oficiais que normatizam o ensino de Língua Portuguesa/Literatura no Brasil desde 1824 e no Distrito Federal nos dias de hoje. Posteriormente, realizamos uma pesquisa de campo em dez escolas do Distrito Federal em busca de traços norteadores da situação do ensino de literaturas em Língua portuguesa no DF. Para nós, investigar e refletir sobre mecanismos para melhorar a apresentação da LsELP na educação Básica é aspecto importante no campo do Ensino de Literatura, o que julgamos como fundamental no campo teórico de Letras, conforme delimitação de área no CNPq, subárea Literatura e ensino; a qual esta reflexão está vinculada. |
description |
O livro, Entre Harpócrates e Calíope: desafios em torno do ensino de literatura, é uma publicação do Grupo de Pesquisa Historiografia literária, cânone e ensino (GPHCE), em pareceria com o Departamento de Teoria Literária e Literaturas (TEL), a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF) e a Editora da Universidade de Brasília, por meio do selo UnB/TEL. Agrupa diferentes ações de pesquisa e extensão, desenvolvidas continuamente desde 2005, relativas ao ensino de literaturas no contexto brasileiro ao pensar a importância de ações na área de Letras, conforme CNPq. É uma forma de empreender esforços para a discussão da importância da formação do leitor literário na Educação Básica focaliza, especificamente, reflexões surgidas dentro da proposta de pesquisa “Questões em torno do ensino de Literaturas e Língua Portuguesa no Distrito Federal”, submetida à Chamada Edital 04/2017 da Fundação de Apoio à pesquisa do Distrito Federal – FAP/DF; a quem agradecemos o financiamento da pesquisa. A metodologia utilizada no projeto e, posteriormente, no livro foi, em um primeiro momento, a leitura e análise de um corpus bibliográfico que envolveu Materiais de Apoio Pedagógico (MAP) e, também, de documentos oficiais que normatizam o ensino de Língua Portuguesa/Literatura no Brasil desde 1824 e no Distrito Federal nos dias de hoje. Posteriormente, realizamos uma pesquisa de campo em dez escolas do Distrito Federal em busca de traços norteadores da situação do ensino de literaturas em Língua portuguesa no DF. Para nós, investigar e refletir sobre mecanismos para melhorar a apresentação da LsELP na educação Básica é aspecto importante no campo do Ensino de Literatura, o que julgamos como fundamental no campo teórico de Letras, conforme delimitação de área no CNPq, subárea Literatura e ensino; a qual esta reflexão está vinculada. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
Texto info:eu-repo/semantics/book |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/121 |
url |
https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/121 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/view/121/336/1041 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Digital (DA) |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Livros da UnB |
publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Livros da UnB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Portal de Livros da UnB; reponame:Portal de Livros da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Portal de Livros da UnB |
collection |
Portal de Livros da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1729203455116967936 |