Efeitos da divulgação patrocinada em rede social : há diferença no valor da marca normal e de luxo?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Gabriela Melo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/25652
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019.
id UNB-2_016f64f9f31ec086070405d6c639d74c
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/25652
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Tavares, Gabriela MeloPorto, Rafael BarreirosTAVARES, Gabriela Melo. Efeitos da divulgação patrocinada em rede social: há diferença no valor da marca normal e de luxo? 2019. 82 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://bdm.unb.br/handle/10483/25652Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019.A divulgação através do Instagram tem se tornado cada vez mais comum com o grande crescimento dessa rede social, sobretudo no Brasil. Sabe-se que marcas normais e de luxo possuem consumidores com diferentes elasticidades-rendas e, portanto, cada estratégia de divulgação empregada pode exercer um efeito distinto no valor da marca percebido pelo consumidor. Há, além disso, a indicação de que quando um anúncio é patrocinado no Instagram, altera-se a efetividade sobre o valor da marca. Foi realizado um experimento entre sujeitos, tendo o tipo de marca – normal e de luxo – e o anúncio patrocinado ou não como variáveis independentes e as seis métricas de valor da marca como variáveis dependentes. Elaboraram-se anúncios com duas marcas existentes, uma normal e outra de luxo, e o valor da marca foi mensurado antes e depois da exposição ao anúncio. Os resultados demonstraram que existe relação entre o tipo de marca e 3 indicadores do valor da marca – qualidade, imagem e exclusividade –, entre o anúncio patrocinado e o indicador do valor da marca – disponibilidade a pagar preço premium – e o tipo de marca exerceu um papel moderador no indicador conhecimento do valor da marca. A pesquisa pode auxiliar no gerenciamento de marcas de normais e de luxo.Submitted by Kathryn Araujo (kathrynaraujo@bce.unb.br) on 2020-10-06T11:32:30Z No. of bitstreams: 1 2019_GabrielaMeloTavares_tcc.pdf: 7540870 bytes, checksum: b95675c91b59fb57bc9de026794c4d18 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2020-10-12T14:55:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2019_GabrielaMeloTavares_tcc.pdf: 7540870 bytes, checksum: b95675c91b59fb57bc9de026794c4d18 (MD5)Made available in DSpace on 2020-10-12T14:55:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019_GabrielaMeloTavares_tcc.pdf: 7540870 bytes, checksum: b95675c91b59fb57bc9de026794c4d18 (MD5)A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessRedes sociais on-lineMarketing na InternetAnúncios - influênciaMarca de produtosEfeitos da divulgação patrocinada em rede social : há diferença no valor da marca normal e de luxo?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-10-12T14:55:52Z2020-10-12T14:55:52Z2019-06-28porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/25652/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2019_GabrielaMeloTavares_tcc.pdf2019_GabrielaMeloTavares_tcc.pdfapplication/pdf7540870http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/25652/1/2019_GabrielaMeloTavares_tcc.pdfb95675c91b59fb57bc9de026794c4d18MD5110483/256522020-10-12 11:55:52.57oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-10-12T14:55:52Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Efeitos da divulgação patrocinada em rede social : há diferença no valor da marca normal e de luxo?
title Efeitos da divulgação patrocinada em rede social : há diferença no valor da marca normal e de luxo?
spellingShingle Efeitos da divulgação patrocinada em rede social : há diferença no valor da marca normal e de luxo?
Tavares, Gabriela Melo
Redes sociais on-line
Marketing na Internet
Anúncios - influência
Marca de produtos
title_short Efeitos da divulgação patrocinada em rede social : há diferença no valor da marca normal e de luxo?
title_full Efeitos da divulgação patrocinada em rede social : há diferença no valor da marca normal e de luxo?
title_fullStr Efeitos da divulgação patrocinada em rede social : há diferença no valor da marca normal e de luxo?
title_full_unstemmed Efeitos da divulgação patrocinada em rede social : há diferença no valor da marca normal e de luxo?
title_sort Efeitos da divulgação patrocinada em rede social : há diferença no valor da marca normal e de luxo?
author Tavares, Gabriela Melo
author_facet Tavares, Gabriela Melo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Gabriela Melo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Porto, Rafael Barreiros
contributor_str_mv Porto, Rafael Barreiros
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Redes sociais on-line
Marketing na Internet
Anúncios - influência
Marca de produtos
topic Redes sociais on-line
Marketing na Internet
Anúncios - influência
Marca de produtos
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019-06-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-12T14:55:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-12T14:55:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TAVARES, Gabriela Melo. Efeitos da divulgação patrocinada em rede social: há diferença no valor da marca normal e de luxo? 2019. 82 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/25652
identifier_str_mv TAVARES, Gabriela Melo. Efeitos da divulgação patrocinada em rede social: há diferença no valor da marca normal e de luxo? 2019. 82 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/25652
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/25652/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/25652/1/2019_GabrielaMeloTavares_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
b95675c91b59fb57bc9de026794c4d18
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493129859170304