Do hippie ao chic : representações da contracultura na Vogue Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Fabiana Soares de Andrade
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/16471
Resumo: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2016.
id UNB-2_05622fb1df04f3649b54c0f003635ab2
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/16471
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Vieira, Fabiana Soares de AndradeSilva, Fernanda Casagrande Martinelli Lima Granja Xavier daVIEIRA, Fabiana Soares de Andrade. Do hippie ao chic: representações da contracultura na Vogue Brasil. 2016. 75 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://bdm.unb.br/handle/10483/16471Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2016.Esta pesquisa discute a representação da contracultura hippie na moda, analisando a relação entre cultura jovem, estilo de vida e consumo. Considerando que as vestimentas são artefatos culturais, uma vez que fazem parte da construção e da comunicação da identidade de grupos sociais, investigamos o uso atual de elementos da contracultura hippie em modas de vestuário e indumentária em matérias do site da Vogue Brasil. O objetivo é compreender de que forma os elementos do movimento hippie, que teve origem nos anos 1960, são ressignificados nos dias de hoje, e como o valor de transgressão, que esteve associado aos hippies no passado, se inscreve, nos editoriais de Vogue, em um universo de significados controlados. Esta pesquisa se complexifica ao refletir sobre a relação quase inseparável do movimento hippie com a música, investigando mais especificamente a influência dos festivais de música contemporâneos na construção de uma cultura de consumo em torno do estilo denominado hippie-chic, mencionado com recorrência nas matérias da Vogue Brasil.Submitted by Nayara Silva (nayarasilva@bce.unb.br) on 2017-03-28T18:07:47Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_FabianaSoaresVieira_tcc.pdf: 2700970 bytes, checksum: d4e0153d7bbce461c691e495e70da628 (MD5)Rejected by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com), reason: Altere o nome da orientadora por favor? Ela já está cadastrada na BDM. on 2017-03-29T18:44:03Z (GMT)Submitted by Nayara Silva (nayarasilva@bce.unb.br) on 2017-03-30T18:48:15Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_FabianaSoaresVieira_tcc.pdf: 2700970 bytes, checksum: d4e0153d7bbce461c691e495e70da628 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2017-04-03T18:47:48Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_FabianaSoaresVieira_tcc.pdf: 2700970 bytes, checksum: d4e0153d7bbce461c691e495e70da628 (MD5)Made available in DSpace on 2017-04-03T18:47:48Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_FabianaSoaresVieira_tcc.pdf: 2700970 bytes, checksum: d4e0153d7bbce461c691e495e70da628 (MD5)This study discusses the representation of the hippie counterculture in fashion, analyzing the relationship between youth culture, lifestyle and consumption. Considering that clothing is a cultural artefact, since it is part of the construction and communication of the identity of social groups, we investigate the current use of elements of the hippie counterculture in indumentary and clothing fashions in Vogue Brazil website. The goal is to understand how the elements of the hippie movement, which originated in the 1960s, are re-signified these days, and how the value of transgression, which was associated with hippies in the past, is inscribed, in Vogue editorials, in a universe of controlled meanings. This research complexify by reflecting the almost inseparable relationship of the hippie movement with music, investigating more specifically the influence of contemporary music festivals in the construction of a culture of consumption around the hippie-chic style, mentioned with recurrence in Vogue Brazil’s articles.ContraculturaMovimento hippieConsumo (Publicidade)Produção culturalModaDo hippie ao chic : representações da contracultura na Vogue Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2017-04-03T18:47:48Z2017-04-03T18:47:48Z2016info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2016_FabianaSoaresVieira_tcc.pdf2016_FabianaSoaresVieira_tcc.pdfapplication/pdf2700970http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16471/1/2016_FabianaSoaresVieira_tcc.pdfd4e0153d7bbce461c691e495e70da628MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16471/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16471/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16471/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1758http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16471/5/license.txt48fee5d355e169b5219b5efc5a9ad174MD5510483/164712017-04-03 15:47:48.916oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712017-04-03T18:47:48Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Do hippie ao chic : representações da contracultura na Vogue Brasil
title Do hippie ao chic : representações da contracultura na Vogue Brasil
spellingShingle Do hippie ao chic : representações da contracultura na Vogue Brasil
Vieira, Fabiana Soares de Andrade
Contracultura
Movimento hippie
Consumo (Publicidade)
Produção cultural
Moda
title_short Do hippie ao chic : representações da contracultura na Vogue Brasil
title_full Do hippie ao chic : representações da contracultura na Vogue Brasil
title_fullStr Do hippie ao chic : representações da contracultura na Vogue Brasil
title_full_unstemmed Do hippie ao chic : representações da contracultura na Vogue Brasil
title_sort Do hippie ao chic : representações da contracultura na Vogue Brasil
author Vieira, Fabiana Soares de Andrade
author_facet Vieira, Fabiana Soares de Andrade
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Fabiana Soares de Andrade
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Fernanda Casagrande Martinelli Lima Granja Xavier da
contributor_str_mv Silva, Fernanda Casagrande Martinelli Lima Granja Xavier da
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Contracultura
Movimento hippie
Consumo (Publicidade)
Produção cultural
Moda
topic Contracultura
Movimento hippie
Consumo (Publicidade)
Produção cultural
Moda
description Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2016.
publishDate 2016
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-04-03T18:47:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-04-03T18:47:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VIEIRA, Fabiana Soares de Andrade. Do hippie ao chic: representações da contracultura na Vogue Brasil. 2016. 75 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/16471
identifier_str_mv VIEIRA, Fabiana Soares de Andrade. Do hippie ao chic: representações da contracultura na Vogue Brasil. 2016. 75 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/16471
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16471/1/2016_FabianaSoaresVieira_tcc.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16471/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16471/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16471/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16471/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d4e0153d7bbce461c691e495e70da628
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
48fee5d355e169b5219b5efc5a9ad174
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493024882032640