Um estudo sobre o transporte urbano de passageiros do Distrito Federal : dinâmica da mobilidade em áreas centrais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/17885 |
Resumo: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2016. |
id |
UNB-2_05c7072a6c6f2322bf4060414c603a95 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/17885 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Holtermann, Renan SilveiraRocha, Carlos Henrique Marques daHOLTERMANN, Renan Silveira. Um estudo sobre o transporte urbano de passageiros do Distrito Federal: dinâmica da mobilidade em áreas centrais. 2016. viii, 55., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://bdm.unb.br/handle/10483/17885Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2016.O transporte urbano é um elemento intrínseco na dinâmica das cidades, interagindo de maneira complexa com a população. O acesso aos centros urbanos, oportunidades de empregos, estudos, lazer, saúde e outros pode ocorrer através de diversas maneiras que vão desde deslocamento a pé ou por bicicleta, para locais mais próximos, até o uso de carros privados, motos, ônibus público, metrô e outros, quando o deslocamento é mais longo. Os avanços tecnológicos trouxeram o aumento do ritmo de vida: a informação é transferida em questão de instantes, a comunicação é feita de maneira remota e os deslocamentos acontecem cada vez mais rápidos. Assim, conforme as cidades se tornaram mais complexas, os deslocamentos necessários também tiveram o acréscimo de complexidade. Atualmente, a disputa por espaço nas vias urbanas acontece de forma muito intensa e a quantidade de veículos tem excedido suas capacidades, fatores que intensificam o trânsito, aumentam a retenção de veículos nas vias e aumentam os tempos de deslocamento. Analisando essa dinâmica pela óptica do transporte público, percebe-se que o usuário é quem se prejudica, uma vez que o serviço prestado é de baixa qualidade, confiabilidade e segurança, além do elevado tempo despendido durante o trajeto. Baseado nisso, este estudo analisará o transporte urbano de passageiros do Distrito Federal a fim de identificar oportunidades de melhorias através da redução do tempo de viagem e da satisfação do usuário do transporte público, utilizando-se de recursos e elementos trabalhados na Teoria das Filas aplicados ao software Arena.Submitted by Keila Ingrid dos Santos Godinho (keilagodinho@bce.unb.br) on 2017-08-14T15:37:31Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_RenanSilveiraHoltermann.pdf: 1721360 bytes, checksum: e0337d032214ab69b02392b0b73acc10 (MD5)Rejected by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com), reason: Limpe as propriedades do PDF, por favor? Obrigada! on 2017-08-14T17:50:12Z (GMT)Submitted by Keila Ingrid dos Santos Godinho (keilagodinho@bce.unb.br) on 2017-08-14T18:28:22Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_RenanSilveiraHoltermann.pdf: 1725349 bytes, checksum: 3f9d2e3fc869676a30e8fa7dfc0abf1b (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2017-08-17T12:11:21Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_RenanSilveiraHoltermann.pdf: 1725349 bytes, checksum: 3f9d2e3fc869676a30e8fa7dfc0abf1b (MD5)Made available in DSpace on 2017-08-17T12:11:21Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_RenanSilveiraHoltermann.pdf: 1725349 bytes, checksum: 3f9d2e3fc869676a30e8fa7dfc0abf1b (MD5)Urban transportation is an intrinsic element in the dynamics of cities, interacting in a complex way with the population. Access an urban centres, job opportunities, studies, leisure, health and others can be ranged due many way, which includes walking or bicycling, for near places, and the use of private cars, public transportation, rail and others, when the displacement is more extensive. Technological advances have provided an increase in the path of life: information is transferred in a matter of moments, communication is done remotely, and the displacements happen faster and faster. Thus, as cities became more complex, displacements also become more complicated or complex. Currently, a dispute for space on urban roads occurs very intensively and it is exceeded the number of cars allowed in the road, factors that intensify traffic, increase vehicle retention on the roads and increase travel times. Analysing this dynamic from the perspective of public transport, the perception that the service provided has low quality, reliability and safety, beyond the fact that travel time are taking long times to be completed. Based on that, this study analyse the urban transportation of the Distrito Federal in order to identify opportunities for improvements to reduce the time and guarantee quality for users, using resources and elements worked on the Queueing Theory applied to the Arena software.Transporte públicoMobilidade urbanaDistrito Federal (DF) - transporte públicoUm estudo sobre o transporte urbano de passageiros do Distrito Federal : dinâmica da mobilidade em áreas centraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2017-08-17T12:11:21Z2017-08-17T12:11:21Z2016-11-20info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2016_RenanSilveiraHoltermann.pdf2016_RenanSilveiraHoltermann.pdfapplication/pdf1725349http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17885/6/2016_RenanSilveiraHoltermann.pdf3f9d2e3fc869676a30e8fa7dfc0abf1bMD56CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17885/7/license_url924993ce0b3ba389f79f32a1b2735415MD57license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17885/8/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD58license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17885/9/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD59LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17885/10/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD51010483/178852019-05-09 10:48:52.237oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712019-05-09T13:48:52Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um estudo sobre o transporte urbano de passageiros do Distrito Federal : dinâmica da mobilidade em áreas centrais |
title |
Um estudo sobre o transporte urbano de passageiros do Distrito Federal : dinâmica da mobilidade em áreas centrais |
spellingShingle |
Um estudo sobre o transporte urbano de passageiros do Distrito Federal : dinâmica da mobilidade em áreas centrais Holtermann, Renan Silveira Transporte público Mobilidade urbana Distrito Federal (DF) - transporte público |
title_short |
Um estudo sobre o transporte urbano de passageiros do Distrito Federal : dinâmica da mobilidade em áreas centrais |
title_full |
Um estudo sobre o transporte urbano de passageiros do Distrito Federal : dinâmica da mobilidade em áreas centrais |
title_fullStr |
Um estudo sobre o transporte urbano de passageiros do Distrito Federal : dinâmica da mobilidade em áreas centrais |
title_full_unstemmed |
Um estudo sobre o transporte urbano de passageiros do Distrito Federal : dinâmica da mobilidade em áreas centrais |
title_sort |
Um estudo sobre o transporte urbano de passageiros do Distrito Federal : dinâmica da mobilidade em áreas centrais |
author |
Holtermann, Renan Silveira |
author_facet |
Holtermann, Renan Silveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Holtermann, Renan Silveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rocha, Carlos Henrique Marques da |
contributor_str_mv |
Rocha, Carlos Henrique Marques da |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Transporte público Mobilidade urbana Distrito Federal (DF) - transporte público |
topic |
Transporte público Mobilidade urbana Distrito Federal (DF) - transporte público |
description |
Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2016. |
publishDate |
2016 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2016-11-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-08-17T12:11:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-08-17T12:11:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
HOLTERMANN, Renan Silveira. Um estudo sobre o transporte urbano de passageiros do Distrito Federal: dinâmica da mobilidade em áreas centrais. 2016. viii, 55., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/17885 |
identifier_str_mv |
HOLTERMANN, Renan Silveira. Um estudo sobre o transporte urbano de passageiros do Distrito Federal: dinâmica da mobilidade em áreas centrais. 2016. viii, 55., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/17885 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17885/6/2016_RenanSilveiraHoltermann.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17885/7/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17885/8/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17885/9/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17885/10/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3f9d2e3fc869676a30e8fa7dfc0abf1b 924993ce0b3ba389f79f32a1b2735415 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907932703621120 |