Qualidade de vida no trabalho : diagnóstico em uma agência do Banco do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Johny Pereira da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/5218
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.
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spelling Silva, Johny Pereira daFerreira, Rodrigo RezendeSILVA, Johny Pereira da. Qualidade de vida no trabalho: diagnóstico em uma agência do Banco do Brasil. 2013. 78 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://bdm.unb.br/handle/10483/5218Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.Esta pesquisa teve como objetivo geral realizar um diagnóstico de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) em uma agência do Banco do Brasil em Brasília (DF). A abordagem de QVT adotada é a preventiva, que ela foca os fatores de bem-estar e mal-estar presentes no contexto de trabalho, se diferindo do enfoque assistencialista, que entende o trabalhador como variável de ajuste. A pesquisa teve caráter exploratório e descritivo. A amostra foi de 42 colaboradores, sendo composta por funcionários do quadro permanente, estagiários e prestadores de serviço. O instrumento de pesquisa utilizado foi o Inventário de Avaliação de Qualidade de Vida no Trabalho (IA_QVT), já validado psicometricamente no Brasil. O instrumento avaliou cinco dimensões que compõem a QVT, segundo o enfoque preventivo: Condições no Trabalho, Organização do Trabalho, Relações Sócio-Profissionais, Reconhecimento e Crescimento Pessoal e Elo Trabalho-Vida Social. O questionário contém 59 itens associados a uma escala do tipo Likert de concordância com 11 pontos, onde 0 = discordo e 10 = concordo; 4 perguntas abertas também compõem o questionário. Após o tratamento dos dados obtidos, pôde-se estabelecer um diagnóstico detalhado sobre a percepção de QVT na Agência. Os resultados encontrados não apresentaram relação com a abordagem assistencialista de QVT. O diagnóstico levantado na Agência mostrou que a nível global, a Agência possui uma avaliação positiva de QVT com média de 6,10 e desvio-padrão de 0,91. Este estudo contribui para o aumento de pesquisas de QVT de viés preventivo, haja visto que são incipientes os estudos nas áreas de Administração com este enfoque. Os resultados encontrados visam à consolidação de fatores positivos relacionados à QVT e também o enfrentamento de possíveis variáveis que podem caracterizar negativamente a qualidade de vida no contexto de trabalho estudado. Neste sentido, com as ações propostas nesta pesquisa e após o diagnóstico levantado, é preciso que o banco com a mobilização de todos os funcionários e áreas da organização trabalhem minuciosamente na criação e implantação de um programa de QVT que seja adaptável à realidade da agência pesquisada. Espera-se que a agência melhore os resultados apresentados avaliados negativamente como foi o caso do fator Organização do Trabalho com média de 3,45 e desvio padrão de 1,33. Mas, também, a satisfação, o bem-estar e a condição de vida dos trabalhadores em seu contexto laboral.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2013-05-25T00:49:32Z No. of bitstreams: 1 2013_JohnyPereiradaSilva.pdf: 1215078 bytes, checksum: f674ee5c4208b984218b653b619a387f (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2013-05-29T10:44:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_JohnyPereiradaSilva.pdf: 1215078 bytes, checksum: f674ee5c4208b984218b653b619a387f (MD5)Made available in DSpace on 2013-05-29T10:44:23Z (GMT). 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